Saindo do Forno

Por em 13 de fevereiro de 2013

PENSAMENTO: “Como sempre dizia o meu avô: leite é o alimento dos mais pobres, nenhum governo deixa o preço subir”. Bruno Bressan, empresário em Santo Antônio de Pádua (RJ).

BB/Agronegócio A criação de agências especiais do BB para o agronegócio foi sugerida pelo presidente da SGPA, Ricardo Yano, ao superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, em sua rápida passagem por Goiânia. A idéia mereceu acolhida. Código Florestal A Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos formulam convite aos produtores para participar da palestra a ser proferida por Marcelo Lessa, superintendente de Gestão e Proteção Ambiental. Tema: adequação do novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural. Data: 19, às 17 horas, na sede da SGPA. Vaca louca (1) O Brasil conseguiu manter seu status de país com “risco insignificante” para a doença da “vaca louca” – encefalopatia espongiforme bovina (EEB) -, o que poderá facilitar a derrubada dos embargos adotados por alguns países contra a carne brasileira depois da confirmação de um caso atípico do mal no Paraná, no fim do ano passado.   Vaca louca (2) O comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) anunciou na segunda-feira que manteve o status do Brasil, mas recomendou “forte monitoramento” sobre a doença. O comitê sabatinou uma delegação do Brasil que esteve na semana passada em Paris sobre o caso paranaense. PO/ABCZ (1) O superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Luiz Antônio Josahkian, informa que está em tramitação no Ministério da Agricultura o projeto da entidade que permitirá o uso da genética de touros avaliados sobre a base Puro de Origem. PO/ABCZ (2) ? Hoje, na ABCZ, pode-se registrar vacas de cara limpa, mas nelas é obrigatório usar touro PO, caso queira ascender para PO. E assim acontece nos últimos 40 anos. É uma revolução permitindo que a genética comercial migre para a base PO de forma direta, via touro, explica Josahkian.   Expoinel/Minas A Expoinel Minas 2013 que acontecerá de 14 a 24 fevereiro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG) traz no calendário de leilões grandes oportunidades para o público participante e todos os apreciadores e criadores da raça Nelore. Nos quatro leilões oficiais que ocorrerão durante o evento os promotores irão ofertar bezerras especiais, embriões, prenhezes de renomadas doadoras, matrizes e reprodutores de genética apurada. Conselho/Embrapa (1) “Não existe razão para o uso de adubos nitrogenados minerais em nenhum estágio do cultivo da soja em solos do Cerrado”. É o que afirma a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ieda Mendes, especialista em microbiologia do solo. Segundo ela, a necessidade ou não da utilização desse insumo para elevar a produtividade das lavouras é assunto recorrente no dia a dia de quem planta e inocula soja. Conselho/Embrapa (2) “Os produtores devem ficar atentos. De acordo com nossos estudos, ao se considerar os custos do adubo nitrogenado (sulfato de amônio) e o preço da saca de soja, essa prática não se mostra economicamente viável”, conclui a pesquisadora. Castração de cães

A Associação pela Redução Populacional e contra o Abandono de Animais fará parte de uma campanha internacional da The Humane Society of the United States e Humane Society International para a divulgação dos benefícios da castração no Dia da Castração, um mutirão de castração de mais de cem cães e gatos que no dia 24 de fevereiro em Goiânia.

Wandell Seixas é jornalista e assessor de Imprensa da SGPA.    

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *