Dia Mundial do Meio Ambiente
Ronaldo Luiz e Luiz Silveira
O agro brasileiro produz cada vez mais em menos área. Este salto de produtividade verificado nos últimos 35 anos foi puxado, especialmente, por pesquisa, tecnologia, empreendedorismo e por práticas agrícolas conservacionistas. O resultado veio sob a forma de comida mais barata na mesa do consumidor e de geração de excedentes exportáveis, que se traduzem em mais recursos para o País, emprego e renda para a população.
Ao fazer mais com menos, o setor poupou áreas verdes, reduziu o uso de recursos naturais (água, por exemplo) e passou também a contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Isso sem contar os bons resultados ambientais e econômicos proporcionados pela agroenergia (etanol, biodiesel e bioeletricidade), bem como o elevado número de projetos do agro enquadrados no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) da ONU, que geram créditos de carbono.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sou Agro preparou um infográfico que mostra a relação do agro com a natureza. Confira: