Edição extraordinária – comunicado ao mercado

Por em 18 de janeiro de 2016

Algo me diz que este ano de 2016 é um ano de encerramento de ciclos. Olhe ao seu redor, e você perceberá que isto está no ar. Neste sentido e inspirado pelo pensador Mario Sergio Cortella, anuncio uma novidade na minha vida profissional que tem tudo a ver esta pergunta inquietante: “Qual é a tua obra”? Faça esta pergunta a você mesmo e “escute o silêncio agudo” que ela induz.

Iniciei o ano de 2015 com este desconforto e sobretudo com o objetivo de encontrar uma resposta definitiva para esta interrogação. Na condução deste processo, em set/2015, comuniquei neste mesmo espaço que minha vida profissional ficaria, a partir daquele momento, no estilo “tricross”, ou seja, focada na: atuação como conselheiro e consultor da Fazenda Buritis&Marca quanto a comercialização de animais para abate; atuação como palestrante e analista de mercado do boi gordo (seguindo com o blog “Notícias do Front”); atuação na empresa Elanco, na área de aditivos alimentares, função que se seria a principal das três listadas acima.

E depois de cerca de quatro meses, nova alteração se faz necessária, pois finalmente, encontrei “a minha obra”. Desta forma, comunico oficialmente que em 15/jan/16, deixei, por iniciativa própria, a posição no projeto Elanco no formato de colaborador contratado. Em tempo: está sendo formatado, por ambas as partes, um novo modelo de relacionamento com a Elanco, afinal de contas, encontrei naquela empresa tudo o que havia imaginado reencontrar, ou seja, pessoas, valores, um projeto diferenciado e excelentes produtos, pautados por ciência. Mas uma coisa não encontrei: “a minha obra”.

Agradeço enormemente a oportunidade que a empresa me deu, mas inadvertidamente um chamado de origem exclusivamente interior, empreendedor, me convocou, ao que não pude rejeitar.

Como há sinergia entre este “chamado” e os objetivos/princípios da Elanco, haverá ligação entre nós, pois serei consultor da empresa. E, definitivamente, os assuntos gestão produtiva, gestão financeira, gestão da comercialização e gestão de risco, serão os pilares da minha atuação profissional daqui para frente.

Seguirei adiante mantendo o “sistema tricross” profissional, mas agora, ele terá a seguinte configuração: analista/palestrante do mercado pecuário; continuarei a desempenhar nas propriedades de pecuária de corte da família as funções que venho realizando e por fim, a maior novidade: sinergicamente aos dois pilares anteriores, a parceria de trabalho (ou de diversão?) a qual eu tenho com o “irmão” de profissão Ricardo Heise será oficial e agora formalmente estabelecida, o que ampliará este trabalho feito “a quatro mãos”. Além de produzirmos juntos o NF2R (Blog semanal “Notícias do Front”), passaremos a atuar em projetos de empresas de todos os elos da cadeia pecuária no tocante aos temas: gestão produtiva, financeira, de comercialização de gado e gestão de risco.

Eu e o Ricardo viveremos, na plenitude, a frase “put your money where your mouth is” que significa, traduzida para o sertanejo: “colocamos nosso dinheiro onde a nossa boca está”. Continuaremos a ser, eu e o Ricardo, os primeiros consumidores de nossas análises/consultorias, pois praticamos nas Fazendas Buritis&Marca (José Adriano Martins) e na Fazenda Panorâmica do Turvo (Alaor Ávila Filho), todos os conhecimentos sobre os temas acima listados, gerindo nosso patrimônio com a mesma indicação que nossas análises sugerem a terceiros.

Em resumo, minha veia empreendedora me convocou e lancei-me neste novo desafio, que nada mais é que um mergulho no desconhecido. Peter Druker, nos ensinou que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Decidi eu mesmo criar o meu por conta própria e por conta da parceria com o Ricardo Heise. Ser empreendedor no nosso País é uma decisão arriscada, como qualquer outra, afinal de contas “ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido”, mas, acima de tudo, optei pela “minha obra”.

Que venha então o novo! Em breve, teremos mais novidades.

8 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.