Olhando os balanços dos frigoríficos no 3T11.

Por em 16 de novembro de 2011

Sem delongas, vamos aos números finais dos balanços do 3T11 (os números estão arrendondados, são públicos e estão disponíveis na internet):

JBS – Prejuízo de 67 milhões de reais.
Minerva – Lucro de 15 milhões de reais.
Marfrig – Prejuízo de 540 milhões de reais.

Assustam, não? Mesmo o Minerva, que apresentou lucro, se saiu bem pior que no mesmo período do ano passado, quando registrou resultado positivo de 24 milhões de reais. Mas, sem críticas as empresas ok. Compreendo os problemas relacionados ao câmbio, exportações e sazonalidade no mercado de carne. O que realmente me chama a atenção nos números apresentados é o porque dos dois principais grupos, Marfrig e JBS, capitaneados pelo BNDES, ou seja, com recursos públicos subsidiados, terem escolhido estratégias de expansão e crescimento tão duvidosas? As notas explicativas dos balanços nos dão conta de que as empresas internacionais que foram adquiridas pelos brasileiros nestes últimos anos, especialmente as americanas, contribuíram, e muito, para os resultados negativos apresentados.

Bom, os números falam por eles mesmos e o resultado é que de fato, importamos prejuízos. Era sabido que os grupos comprados pelos brasileiros já operavam os negócios com margens muito baixas devido a saturação dos seus mercados domésticos, isso foi precificado e consequentemente resultou em verdadeiras pechinchas para empresas brasileiras. 

E o que elas ganharam com isso? Notadamente tamanho, visibilidade internacional e infelizmente balanços inchados e marcados de vermelho por muitos anos. As pechinchas, uma hora ou outra, cobram seu preço.

Mas então, o que podemos esperar daqui para frente? Desculpem-me, mas não sei responder a esta questão. É bem mais fácil olhar para trás, concordam? Enquanto isso, aja fôlego e caneta para explicar os pífios resultados operacionais que se acumulam, um verdadeiro exercício de criatividade.

Grande abraço e boa semana à todos.

0 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.