Visão, coragem e competência

Por em 5 de dezembro de 2014

Boa tarde, como vai?

Estou participando do meu último evento do ano, aqui em São Paulo, esse sobre marketing e assisti uma palestra excelente sobre negócios, liderança e também motivação. Me fez refletir bastante sobre meu negócio, sobre o propósito do que fazemos e também sobre o AgroTalento.

Na palestra, o Flavio Augusto, da Geração de Valor, disse que todo negócio, toda iniciativa precisa de 3 ingredientes essenciais:

1- visão
2- coragem
3- competência

Usei essa apresentação para refletir sobre o que estamos fazemos por aqui.

Nossa visão é que a pecuária pode muito mais. A pecuária, feita por cada um de nós, tem um potencial muito maior do que estamos realizando hoje. Pode produzir mais, pode produzir melhor, pode gerar mais renda, mais lucro. Pode gerar uma vida melhor para muito mais gente.

E ainda pode gerar um ótimo churrasco… Minha visão para o BeefPoint e para o AgroTalento é ser essa Rede do Bem de gente que quer fazer a diferença, que quer melhorar, que ver as coisas realmente melhorarem.

E pela quantidade de gente já inscrita no AgroTalento, esse sonho é um sonho compartilhado, que vai virar realidade muito mais rapidamente… :-)

Mas para fazer acontecer, mesmo, é preciso colocar a visão em ação. É preciso coragem para agir. Lembrando que a origem da palavra coragem é “agir com o coração”.

Ele deu uma sacada genial sobre coragem. Disse que as pessoas que zombam de você, enquanto você não é referência ou tem sucesso, são as mesmas pessoas que vão te paparicar quando você tiver sucesso. Estamos numa sociedade padronizada, que a maioria repele a mudança, a inovação e a coragem…

Disse que toda vez que não chamam ele de louco por um período maior de tempo, fica com a sensação de que está errando em alguma coisa. A ideia genial de hoje era a ideia louca de ontem… É preciso acreditar e agir…

E por último, falou da competência. É preciso buscar aprender, buscar conhecimento para melhorar seu negócio, sua profissão, sua vida. Você precisa ativamente melhorar seu jogo. Você precisa repensar seu negócio a cada 5 anos, pois tudo muda… A mesma coisa que o Wessel falou terça-feira no BeefSummit Brasil.

Eu acredito muito na busca incansável de conhecimento, para crescer, para melhorar. É isso que estamos fazendo no AgroTalento e atraindo quem está nessa busca de melhorar, todos os dias. Na busca de terminar 2015 muito melhor do que está hoje.

E por último, deu dois recados:

1- Trabalhar com propósito é uma maneira muito mais poderosa de ganhar dinheiro. Quem está correndo atrás da grana, geralmente tem muito menos resultado. Isso foi dito por um cara que já andou de ônibus nos subúrbios do Rio de Janeiro, e hoje anda de jatinho, já tendo vendido sua empresa por R$ 1 bilhão (isso mesmo, com B….)

2- O desafio é manter sua essência, quando você tiver sucesso. Essa é uma busca muito grande e muito difícil. Ele disse: “eu ainda sou aquele cara andando de busão apertado, e ainda ando sorrindo”. Lembrar de onde você veio é muito importante para você se manter fiel a seus princípios, ao que é mais valioso para você.

Estamos aqui no BeefPoint buscando realmente isso, em todos os momentos, em todos os projetos. Errando e acertando, mas buscando intensamente.

Essas duas últimas semanas foram sensacionais para mim e para nossa empresa, e nossa equipe. Lançamos o AgroTalento com muito mais sucesso do que prevíamos, e fechamos o BeefSummit Brasil 2014 com um orgulho e uma satisfação que não dá para descrever.

Mas queremos continuar gerando valor para a pecuária. Queremos ser uma ferramenta para você se tornar uma pessoa e um profissional melhor. Queremos continuar fiéis a nossa origem – simples, sem arrogância e ao mesmo tempo com grandes planos, grandes projetos e muita vontade e coragem de mudar o mundo.

E com a certeza, de que juntos, é possível sim. Eu ouvi várias vezes esses dias que “é impossível até ser feito”.

Muito obrigado. Grande abraço, Miguel

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *