Vou te contar o que considero um dos segredos do sucesso

Por em 15 de outubro de 2014

Bom dia, tudo bem?

Fiquei impressionado com as respostas sobre o dia do pecuarista, no email e texto de ontem. Recebi muitas mensagens e comentários. Fica cada vez mais claro para mim que precisamos (e queremos) divulgar mais nossas histórias de sucesso. Celebrar nossas conquistas de ontem e de hoje.

Muito obrigado a todos que responderam. Fica aqui o convite para que você também comente no texto (nesse link) e conte uma história de sucesso, um relato de alguém (de ontem ou de hoje) que você admire e respeite na pecuária.

Contar nossas histórias é uma forma de nos comunicar com a sociedade. É uma forma de estimularmos as novas gerações a continuar no negócio, a inovar, a buscar ir além. Tenho certeza que nossa habilidade em contar nossas histórias é um ponto chave para atrair pessoas boas para nosso setor.

Quero que o BeefPoint seja uma ferramenta para ajudar a contar essas histórias de sucesso da pecuária.

Como te contei ontem, tinha como meta comer uma boa carne, um bom churrasco no dia do pecuarista. Aproveitei uma reunião-jantar para ir conhecer o NB Steak de São Paulo, SP. Gostei muito da experiência gastronômica da casa, que é uma mistura muito interessante de steakhouse com churrascaria rodízio. Ou seja, você come a vontade como num rodízio, mas as carnes são servidas como num restaurante a la carte.

O atendimento estava impecável, com aquele detalhe em que o garçom te trata muito bem e tem um prazer especial em te servir o máximo possível… Qualidade e quantidade juntas… :-)

Mas eu queria aproveitar essa história do churrasco para te contar o que considero um dos segredos do sucesso: grupos de Mastermind.

O primeiro mastermind (chamado Junto) foi criado em 1727 por Benjamin Franklin, um dos “pais” (founding fathers) dos EUA e que ajudou a escrever a declaração da independência daquele país. Mastermind é um grupo de pessoas que se reúne buscando a melhoria e aprimoramento mútuo. Atualmente existem diversos formatos de grupos como esse.

Eu participo de um desde 2008, e também tenho outros grupos informais de aconselhamento mútuo. No ano que vem, devo participar de um mastermind nos EUA, que se reúne 3 vezes ao ano.

O meu jantar de ontem foi uma reunião de mastermind. Me encontrei com dois amigos que admiro muito e com quem aprendo muito. Passamos quatro horas conversando, trocando experiências e ideias, compartilhando e dando feedback mútuo.

Se você não tem um grupo de amigos com quem pode se reunir para troca genuína de experiências, te recomendo muito para que faça isso.

Posso te dizer que o grupo de empreendedores que participo desde 2008 foi um dos pontos chave no meu aprimoramento pessoal nesses últimos 6 anos. Aprendi muito, melhorei muito. E acredito que de alguma forma também contribui com os outros membros do grupo.

Os pontos chave são: confiança entre os membros, e interesse genuíno em compartilhar e ajudar. Quando essas duas premissas acontecem, pode ser uma reunião com 3 pessoas (como ontem a noite) ou com 10 pessoas, que os resultados são incríveis.

Esse formato inclusive vai ser usado no AgroTalento, de uma forma um pouco diferente. Vamos criar uma rede do bem de troca de experiências, de ajuda mútua e criar formas de conectar as pessoas. Tenho certeza que vai ser dos pontos mais valiosos do nosso programa de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.

Aproveito para te contar que hoje a tarde, faço uma palestra em Ribeirão Preto, num evento com grandes nomes do empreendedorismo brasileiro, com um tema novo, que nunca falei, mas que muito me interessa. O título da palestra é “Empreendedorismo com propósito – O que aprendi com meus erros e acertos”.

Vou contar um pouco da minha experiência em tocar o BeefPoint como uma empresa rentável e ao mesmo tempo um negócio embasado em um propósito muito forte para mim – ajudar a revolucionar a pecuária de corte brasileira.

Amanhã eu conto como foi a experiência… :-)

Antes de me despedir, reforço o convite, para que você deixe seu depoimento de alguém que você admire, respeite e tenha como referência do passado ou do presente na nossa pecuária.

Esse é o link para deixar seu relato.

Muito obrigado pela sua companhia. Um grande abraço, Miguel

PS: Você tem alguma sugestão para o AgroTalento? Por favor responda essa rápida pesquisa e deixe sua opinião. Muito obrigado :-)

Miguel Cavalcanti

BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *