Quem você vai ser quando você estiver sendo?

Por em 26 de setembro de 2014

Bom dia, tudo bem com você?

Ontem foi um dia muito produtivo para o BeefPoint, enquanto eu estava em São Paulo, gravando uma aula especial sobre liderança para o AgroTalento, tivemos um webseminário ao vivo com Gustavo Rezende, da APTA Colina, para o curso “como produzir um boi de 18-21@ em 24 meses a pasto” com 227 participantes simultâneos de todo o Brasil. Incrível como esse novo formato de curso online que estamos lançando nesse curso está sendo interessante. Já temos centenas de comentários, perguntas e interações.

Mas eu queria te convidar para uma reflexão sobre liderança e auto-liderança. Ontem, assistindo a gravação da aula do Luiz Binato, do Instiad, que é meu professor no curso de formação de coaching e também parceiro do AgroTalento, ele fez duas perguntas, que podem te ajudar a pensar profundamente sobre sua vida.

A primeira pergunta parece retórica, mas não é. Quem você vai ser quando você estiver sendo? Mais importante do que teorizar sobre como vamos agir, é estar presente a cada momento e ser aquele que você quer ser no momento que a vida acontece. Mais do que teorizar, é preciso agir.

Fazer essa pergunta para mim mesmo é uma excelente forma de constantemente (minuto a minuto) me lembrar quem eu quero ser. E esse quem é baseado em ações. Quanto de energia vou colocar em cada coisa. Quanto de atenção, cuidado, alegriam dedicação vou colocar em cada um das atividades dos dia-a-dia. Lembra da pergunta de ontem: Você é uma pessoa generosa? Eu quero ser todos os dias… :-)

A segunda pergunta é mais prática, muito útil, mas geralmente “machuca” mais. Ao se deparar com um problema que você está enfrentando, na verdade esse problema é um resultado. E a pergunta é: Qual é a sua participação nesse resultado? Qual é a sua parte de responsabilidade nesse processo? Olhe para dentro de você e procure a resposta. Melhor do que o papel de herói-vítima-vilão, é o papel de justiça.

Toda vez que eu faço essa avaliação, fica mais difícil colocar a culpa em alguém, pois eu sempre consigo encontrar pelo menos uma parcela de responsabilidade minha naquele resultado. Não é confortável, mas é a verdade.

Se você quiser, vai ser um prazer receber suas respostas para essas duas perguntas. É só responder esse email. Eu leio todas as mensagens.

Aproveito para desejar um excelente final de semana. Um grande abraço, Miguel

PS: Hoje a noite, estamos embarcando para a Viagem Técnica BeefPoint Califórnia EUA. Vamos passar uma semana por lá, visitando o estado quase que ponta a ponta, conhecendo o melhor do melhor da pecuária de lá: fazenda de genética, de cria, confinamento, engorda a pasto, produção de wagyu, marcas de carne, supermercados especializados, açougues de alto padrão. E como não poderia deixar de ser, vamos comer muita carne boa – churrasco e hamburger. Vou tentar postar bastante coisa durante a semana, para te contar como as coisas estão indo. Vai ser muito divertido.

Miguel Cavalcanti

BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: desenvolvimento pessoal e profissional para jovens líderes da pecuária

3 Comments

  1. sonia Bullhoes

    26/09/2014 at 06:10

    Tudo muito bom ! Parabéns !
    Boa viagem a todos. Aguardamos os informes e curiosidades.
    Abraço
    Sonia

  2. Tatiani Buzzi

    26/09/2014 at 08:40

    Quem eu vou ser? Sempre fui muito submissa, há 3 anos tive uma grande perca que foi acidente com meu esposo. Tenho três filhos (10-8-4)anos.Tive que passar ser o PILAR da minha casa. Sou péssima em mandar, coordenar… em fim nunca me vi como líder, e nesses tranco da vida sou empurrada a me sobressair. Temos fazenda não muito grande de cria e recria. Todos os dias leio aos Emails são “fantásticos”! Me faz pensar, me ajuda refletir tantas coisas fora as entrevistas de tantas experiências. Muito obrigada Beefpoint. Vou ser exemplo de garra e determinação, alguém que os meus filhos vão poder se espelhar para serem pessoas honestas, amigas, generosas como o email anterior foi citado. e é isso. Abraço!
    Minha participação nos resultados? São minhas escolhas e decisão. Todos nós tomamos decisão para quilo achamos melhor. Como aquela frase “uns choram e outros vendem lenços” Vamos correr a traz do que for melhor.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      06/10/2014 at 03:40

      Olá Tatiani, fiquei até emocionado com sua resposta. Muito obrigado pelo depoimento. Boa sorte para você e conte conosco! Abs, Miguel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *