Qual foi a decisão mais acertada para minha vida profissional nos últimos 6 anos?

Por em 20 de outubro de 2014

Bom dia, como foi seu final de semana?

Antes da minha mensagem pessoal, gostaria de convidar a ler o artigo sobre mercado do boi gordo, por Rodrigo Albuquerque e Ricardo Heise. Eles analisam, debatem e conversam sobre qual é a temperatura máxima do boi gordo nesse final de 2014… Ou seja, para onde vai o preço do boi gordo…

Gostaria que você lesse o artigo, e deixasse seu comentário, com sua percepção de qual é o preço máximo do boi gordo nesse final de 2014.

Por aqui tudo bem, começando uma semana de ritmo intenso… :-)

O final de semana foi muito corrido e muito bom. Fiz um bate-e-volta de 1.300 km de Piracicaba a Petrópolis, RJ para o casamento da minha irmã caçula. Valeu a pena, encontrar toda a família, e também bons amigos. Eu acredito e tento cumprir uma regra de quais são os compromissos familiares mais importantes, que você não pode faltar.

O mais importante é o velório. Nos momentos difíceis e de dor é que a amizade mais vale. É nessas horas que você precisa se redobrar para estar presente, consolar e amparar. E na maioria das vezes, a simples presença é o suficiente. Já fiz viagens de algumas horas apenas para dar um abraço a um amigo, num desses momentos difíceis e tenho certeza que foi um tempo muito bem gasto. Nem sempre eu consigo, mas tento, mesmo, ser presente.

O segundo mais importante é o casamento. Quando eu lembro da minha festa de casamento, eu só me lembro de coisas boas. De bons momentos, e de uma concentração altíssima de gente muito querida. Por isso, também me esforço muito para estar presente nos casamentos de pessoas queridas. Eu digo para quem está casando e para quem vai casar: aproveite, provavelmente essa vai ser a melhor festa da sua vida, simplesmente porque seus amigos vão se esforçar muito para estar com você. Eu gosto tanto de festas de casamento, que tenho uma história muito curiosa: conheci minha esposa no casamento da prima dela, e eu era um penetra… Um dia eu conto mais detalhes… :-)

Voltando a semana que se inicia… Vai ser muito corrido…

Nessa segunda, as 18:30hrs, vou fazer uma palestra no Sindicato Rural de Campo Grande, MS, para o I Encontro Jovens da Agropecuária, organizado pelo MNP JOVEM. O tema da palestra será “Qual é o profissional do futuro para a agropecuária brasileira”. Se você estiver por Campo Grande, vai ser um prazer te encontrar por lá.

Na terça, vou para Foz do Iguaçu, PR, onde participo na quarta e quinta-feira do Encontro Empresarial COBB 2014, uma das maiores empresas do mundo de genética de aves. Fiquei muito honrado com o convite para fazer uma palestra sobre cenário da pecuária para um público que trabalha com aves. Muito interessante ver outras cadeias procurando aprender sobre o mercado do boi gordo.

E eu, é claro, vou ficar muito atento para aprender sobre o mercado de aves e de grãos para 2015. Prometo postar informações que coletar por lá, aqui nesse email diário, provavelmente na quinta-feira cedo.

Para fechar a semana, na sexta-feira, tenho uma série de reuniões em São Paulo, SP, e na parte da tarde, participo da reunião mensal do Grupo de Empreendedores que faço parte desde 2008. Já falei sobre isso em outra mensagem, mas vale contar novamente, pois essa foi a decisão mais acertada para minha vida profissional que tomei nos últimos 6 anos.

Ter um grupo de mastermind, de pessoas que se reúnem de forma organizada e com foco muito claro é muito poderoso. Atualmente o grupo tem 8 membros e um moderador contratado. As reuniões tem pauta, ata, e uma sequência de assuntos pré-organizados.

O ponto chave é que todos os membros estão alinhados no que é mais importante: confiança mútua, abertura para falar de temas importantes e muitas vezes sensíveis e principalmente vontade genuína de ajudar os outros. Um dos desafios é que com a convivência constante a tendência é que os membros se tornem amigos íntimos e as reuniões podem virar um “happy-hour” e esse não é o foco. É preciso atenção e dedicação para que as reuniões tenham o resultado que é possível.

Grupos como esses, são o local ideal para você trazer um especialista, um palestrante, um professor para falar de um tema específico que preocupa e tira o sonos dos membros do mastermind. Trazer convidados externos ao grupo com um objetivo previamente estabelecido é de grande valia.

Eu sou muito grato ao que já aprendi e ao que já melhorei como pessoa e como profissional ao participar desse grupo.

Todas as grandes decisões que tomei nos últimos anos, pessoais e profissionais, foram embasadas e consultadas com a ajuda desse “conselho diretor” informal que agora tenho. Como em grandes empresas, onde o CEO tem o suporte de um “board” para amparo nas questões mais importantes, agora eu posso me assessorar com pessoas que me conhecem, conhecem meu negócio, são pessoas muito capacitadas e mais importantes do que tudo – querem o meu bem. Eu tenho recomendado a todo mundo que participe de encontros como esse, simplesmente porque o resultado é fantástico e porque você consegue extrair valor, resultado, que não consegue em nenhum outro tipo de reunião.

Eu recomendo fortemente.

No próximo ano, estou indo além. Fui convidado a participar de um mastermind muito restrito nos EUA, com um significativo investimento anual e 3 reuniões de 3 dias cada. E também vou participar de um mastermind sobre internet marketing aqui no Brasil, com um dos profissionais que mais admiro atualmente nessa área. Estou investindo pesado para melhorar meu jogo todos os dias, nas áreas que são mais relevantes para mim.

Esse ano, ao participar de uma sequência de cursos nos EUA, sobre negócios, marketing e educação de negócios, aprendi que é possível ter debates, discussões, troca de experiências e informações usando ferramentas online. É preciso ter o mesmo tipo de critério que nos encontros pessoais – moderador ativo e regras claras – mas é possível ter resultados que eu não acreditava serem possíveis em grupos online. Isso meu deu várias ideias…

Com base nisso tudo, eu estou incluindo esse conceito de mastermind, de grupos de troca de experiência com moderador e regras no AgroTalento. E cada vez fica mais claro que nosso programa de treinamento vai ser o ponto de encontro dos novos líderes da pecuária brasileira. O local, virtual e presencial, onde esses novos líderes vão se reunir para trocar experiências, para aprender, para ensinar. O local onde todos querem ajudar, onde todos exercem a confiança mútua e vontade de construir uma pecuária melhor.

Esse “local de aprendizado” tem sido muito bem recebido por muitas pessoas que admiro e que gostaria de ver próximas do AgroTalento. Com quem já falei, a resposta foi 100% positiva, entre produtores destaque, executivos e até ex-ministros da agricultura.

Eu tenho certeza que isso vai causar grandes impactos, positivos, no nosso setor.

Desejo a você uma ótima semana, de muito trabalho, de muita dedicação e de muito resultado.

Um forte abraço, Miguel

Miguel Cavalcanti

PS: Termino minha mensagem com a pergunta que fiz lá em cima: Qual a temperatura máxima do boi gordo em 2014 e 2015? Por favor, responda nos comentários da coluna semanal do Rodrigo e do Ricardo, aqui.

PS 2: O que você gostaria de ver de diferente no BeefSummit Brasil 2014? Estou fechando o programa essa semana para nosso evento dos dias 2 e 3 de dezembro, em Ribeirão Preto, e pensando em novidades e inovações para superar o que alcançamos ano passado… Veja dois depoimentos de quem esteve conosco em 2013… Vai ser difícil superar isso, mas gostamos de bons desafios… :-)

“O BeefSummit foi o melhor evento de 2013. Quem faz a diferença na pecuária, estava lá.”
Fabiano Ribeiro Tito Rosa

“O BeefSummit Brasil foi o evento mais inovador que participei nos últimos 5 anos. Não tenho conhecimento de nada parecido. Parabéns!”
Guilherme Reis

Miguel Cavalcanti

BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

1 Comentário

  1. Rodrigo Ramos

    24/10/2014 at 10:20

    Miguel, bom dia.
    Há mais de 5 anos acompanho as notícias do Beefpoint e agora estou me encontrando em seus comentários. Inicialmente vivi no mercado bovino, mas, hoje atuo no Food Service em outro foco (derivados de leite).
    Muito interessantes os seus comentários, sua visão de mercado e de vida. Suas idéias somam muito aos meus pensamentos, buscando crescimento constante e aprendizado efetivo. Parabéns!
    O mercado de trabalho, falando de forma ampla, precisa de líderes inspiradores, de pessoas de bem que lutam por suas idéias e fazem a diferença. Assim te vejo no caminho.
    Grande abraço, sucesso sempre!!!!
    Rodrigo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *