Qual é o significado do seu trabalho?

Por em 2 de outubro de 2014

Bom dia, tudo bem?

Tivemos uma visita muito especial durante nossa viagem técnica essa semana aqui na Califórnia. Fomos visitar a única empresa dos EUA que atua de forma totalmente integrada na produção de carne Wagyu.

Conhecemos a Masami Cattle Ranch e Masami Foods. A empresa atua na cria (produção de bezerros), confinamento, frigorífico e distribuição da carne. Operam de ponta a ponta, da genética ao prato do consumidor.

Foi muito interessante conhecer uma empresa tão integrada, e isso me levou a uma série de reflexões.

A Masami Cattle Ranch abate cerca de 2.000 animais Wagyu por ano e atende os melhores restaurantes dos EUA, em San Francisco, Chicago, Nova Iorque. O tempo de engorda é de 18 meses… Isso mesmo, 1 ano e meio, muito maior do que o confinamento brasileiro (cerca de 3 meses) e o americano (4-5 meses).

A empresa de gado (cria e confinamento) foi iniciada em 1988 (há 26 anos), e o frigorífico começou a operar 4 anos depois, em 1992.

Para se ter um negócio tão complexo, com uma cadeia tão longa totalmente operada por uma única empresa é preciso ter algumas características.

É preciso ser realmente focado. É preciso ter realmente um propósito. É preciso de real comprometimento com o negócio.

Li agora há pouco, antes de escrever esse texto, um artigo com o título “O Significado do Significado”, de um autor dos EUA que eu acompanho e gosto muito há uns 10 anos, o Guy Kawasaki. Eu já aprendi muito sobre negócios, sobre como montar uma empresa, lendo os textos e livros dele.

O texto de hoje do Kawasaki fala da importância de você ter propósito, ter significado no seu trabalho e no seu negócio. É fundamental para seu sucesso, que você acredite mesmo no que está fazendo, no que está construindo.

O dono da Masami é japonês e tenho certeza que ele preza muito pelo propósito de oferecer ao mercado dos EUA uma carne de altíssima qualidade dentro dos padrões de qualidade do Japão. Só esse significado e comprometimento que podem explicar a construção de um negócio tão complicado (cria-confinamento-frigorífico-distribuição).

Eu acredito muito que esse foco, esse comprometimento e você conseguir alinhar seu trabalho com o que você realmente acredita é uma peça chave para seu sucesso.

O que eu consegui na vida até agora, profissionalmente e pessoalmente, foi por ter conseguido alinhar as coisas que eu acredito dentro do meu trabalho e do meu dia-a-dia. E o que tenho conseguido realizar nesses últimos 3 anos, desde que o BeefPoint é uma empresa independente, está muito alinhado com esse ponto.

Eu acredito firmemente que você precisa encontrar um significado para seu trabalho, que tenha um grande valor para você (e não para ninguém mais), para que você tenha energia, conquistas e sucesso hoje e no longo prazo.

Por isso, gostaria de te convidar a fazer uma reflexão.

Qual é o significado do seu trabalho? O que faz seu trabalho realmente valer a pena? Qual diferença você está fazendo ou quer fazer?

Essas perguntas não têm certo ou errado e só você pode responder por você. O ponto chave aqui é você refletir de forma a te ajudar a fazer escolhas que você não vai se arrepender em 10-20 anos.

Se você desejar, gostaria muito de te ouvir. É só responder esse email, ou comentar no texto aqui.

Bom trabalho com muito significado para você.

Muito obrigado. Um grande abraço, Miguel

PS: Veja algumas fotos da nossa visita ao confinamento Masami, aqui na Califórnia, durante nossa Viagem Técnica.

IMG_7898 IMG_7897 IMG_7896 IMG_7895 IMG_7894 IMG_7892 IMG_7659 IMG_7654 IMG_7472   IMG_7468 IMG_7467 IMG_7464 IMG_7463 IMG_7462   IMG_7449 IMG_7448

14 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *