Porque estamos fazendo essa viagem técnica ao Uruguai? #viagembeef

Por em 2 de agosto de 2013

Alguns amigos têm me perguntado porque estamos organizando essa viagem técnica ao Uruguai. Minha resposta é simples, porque eu admiro muito a pecuária do Uruguai e acredito que podemos aprender muito com eles. Eu acompanho e estudo o exemplo do Uruguai há tempos, desde a primeira fez que fui ao congresso internacional de carne lá, em 2003.

O Uruguai é um país pequeno, aproximadamente do tamanho do estado do Rio Grande do Sul. É um país em desenvolvimento. É nosso vizinho e tem muitas semelhanças ao Brasil, estamos juntos no Mercosul, na América do Sul. E mesmo assim, eles conseguem fazer coisas muito boas, que eu invejo, no bom sentido.

A pecuária é eficiente, produtiva, tem uma ótima reputação e imagem no país e no exterior. A carne bovina deles é reconhecida e admirada no mundo inteiro. Eles conseguiram fazer muitas coisas que o Brasil há tempos vem tendo dificuldades. O setor deles é mais integrado, mais pró-ativo e organizado que o nosso. O Uruguai tem acesso a mercados mais valiosos que o Brasil. Já vende, há anos, carne in natura para os EUA, maior consumidor de carne do mundo.

O Uruguai tem uma marca forte no mercado mundial de carne e vem fazendo um trabalho muito criterioso e organizado nesse sentido há mais de 10 anos. Esse ano, tivemos o prazer de assistir uma palestra da Silvana Bonsignore, diretora de marketing do INAC, no nosso evento Beef Summit Sul. Deu para ver como eles estão de uma forma muito estratégica sempre na mesma linha, na mesma direção. O negócio é pensado em sua essência e depois executado.

Na parte produtiva, tem exemplos muito eficientes de pecuária de corte, a pasto, confinado, e também tem uma genética Hereford e Angus de excelência.

Ao ver coisas diferentes e interessantes e conversar, debater e discutir entre amigos, é que realmente aprendemos. Não vamos lá copiar nada. Vamos conhecer coisas novas, pensar, refletir e descobrir como podemos colocar na prática inovações para nossos negócios. Essa mistura de aprendizado e conversa é que vai trazer o maior retorno na viagem.

Viajar é uma ótima forma de conhecer pessoas novas e fazer amigos. Uma semana e pouco juntos faz com que se criem amizades duradouras, de onde saem novos negócios, novos projetos, e principalmente bons momentos e boas risadas. O grupo que foi ao Texas, em março desse ano, ficou tão unido que fez questão de se reunir num almoço no Rubaiyat na Feicorte em junho. Foi um encontro agradável demais.

Um dos motivos de organizar essa viagem é porque eu quero conhecer mais sobre a pecuária e sobre a cadeia da carne do Uruguai. E a melhor maneira de aprender é ir visitar pessoalmente. Ver, conversar e sentir pessoalmente. Essa viagem foi feita tendo eu mesmo como o cliente alvo. Tudo que estamos indo ver são coisas que eu pessoalmente gostaria de conhecer e aprender. E tivemos o trabalho de convidar pessoas especiais para nos receber em cada lugar, para explicar, conversar e debater. Viagem é o melhor remédio para curar ignorância, dizia um professor meu. E esse é um remédio que gosto muito de tomar :-)

Em uma semana, você vai ter uma visão ampla de como funciona a pecuária do Uruguai e conhecer o que o país tem de melhor, de ponta a ponta. Vamos fazer um giro completo no país, e ver o que eles têm de melhor, mesmo.

Roberto Barcellos será nosso guia técnico na viagem. Ele tem uma experiência acumulada de 15 anos com produção de carne de qualidade e marcas de carne. Com isso teremos mais uma pessoa com grande conhecimento e experiência. Além de ser uma ótima companhia em viagens internacionais (como pude comprovar na nossa expedição carne, em Denver e New York, em maio último). Isso torna a viagem mais interessante pois o mais bacana são as conversas que temos com o grupo durante os 9 dias da viagem.

Para finalizar, viagem é uma experiência cultural. Vamos conhecer a cultura, lojas de produtos do Uruguai (couro e facas) e também vamos comer uma ótima carne em vários momentos. O BeefPoint é apaixonado por carne, em especial churrasco!

Você que vai conosco na viagem, estou ansioso para te conhecer, conversar e aprender com você. Vamos trocar muita experiência.

Um grande abraço, e vamos nessa!

Miguel

PS: Ainda temos algumas poucas vagas (bem poucas na verdade) em aberto para essa viagem, e se você é daqueles (como eu) que gosta de deixar as coisas para a última hora, aproveite, que a hora é essa. Venha conosco! :-)
http://www.beefpoint.com.br/uruguai-form

3 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *