
Miguel Cavalcanti – BeefPoint e AgroTalento
CEO do BeefPoint, especialista em mercado e marketing de carne. Fundador e CEO do AgroTalento, programa de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal para os novos líderes da agropecuária. Co-host do videocast Man in the Arena. Aficionado por internet, tecnologia e marketing online. Corredor nas horas vagas.
- 207 artigos
- 86 fotos
- 1573 comentários
Não comunicar cria um vácuo que é preenchido por maldade, desinformação e mentira
Bom dia, tudo bem?
Gostaria de chamar a atenção para um artigo que publicamos ontem…
Uma parte que me chamou muita atenção foi:
Somente 37% do público em geral acham que é seguro comer alimentos geneticamente modificados, comparado com 88% dos cientistas. Essa foi a maior diferença da pesquisa, de 51 pontos.
Em relação a carne bovina, temos muitas questões como essa. Onde o público acredita em coisas diferentes do que foi comprovado pela ciência… Também vemos uma série de questões em relação a agropecuária como um todo…
Agora, parece que a nova “culpa” do agronegócio vai ser em relação a falta de água nas grandes cidades…
Hoje publicamos uma notícia que rebate isso: Agricultura não é a vilã da crise hídrica, afirma pesquisador do IEA
Escrevi um artigo há 5 anos onde falava: “Não comunicar cria um vácuo que é preenchido por maldade, desinformação e mentira”.
E hoje, publicamos um artigo excelente da Profa. Temple Grandin, dos EUA, sobre como a pecuária de corte precisa e pode se adequar aos anseios do consumidor moderno.
Bem-estar animal e preocupação da sociedade em busca do elo perdido – Temple Grandin – Parte 1/2
Eu destaco três frases do excelente artigo:
1- Hoje, a maioria dos telefones possuem câmeras de vídeos e fotos de abusos feitos com animais têm mais chances de serem postadas na internet.
2- Todos esses meios eletrônicos se somam ao fato de que muitos jovens nos países desenvolvidos têm pouco conhecimento sobre de onde vem seu alimento.
3- Os consumidores jovens têm o desejo de se conectar com a origem de seu alimento. A indústria de carnes precisa começar a se comunicar de forma mais eficaz com esses jovens abastados.
Em resumo: 1- poder de fogo, para o bem ou para o mal, 2- desconhecimento sobre o setor (culpa nossa), e 3- interesse em se conectar com a origem dos alimentos que consomem (enorme oportunidade).
Faz sentido? Comente esse artigo aqui.
Muito obrigado pela companhia. Um grande abraço, Miguel
PS: Você quer participar da Viagem Técnica do BeefPoint para a Austrália, na primeira semana de maio desse ano? Se programe… Em breve, vamos divulgar todos os detalhes da viagem…
Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.
Mateus Arantes
05/02/2015 at 11:38
Faz todo sentido. É impressionante que tudo acaba caindo na representavidade da classe. Penso que o setor agro precisa ser mais atuante nas políticas públicas e nas informações p a sociedade. Como desenvolver essas entidades. Penso que a profissionalização. Receber dinheiro do governo deixa a entidade preguiçosa. Será que criar cargos e salários como na iniciativa privada não seria a melhor opção? Se não tem os mimos do governo não seria mais eficiente? Não seria mais fácil transferir informações importantes para o produtor (tecnologia) e para sociedade de forma profissional? Uma entidade que vise lucro e seja remunerada por isso acho seria a melhor opção.
martin thibaud
05/02/2015 at 17:20
Soy productor agropecuario de Argentina tengo cria de ganado, es cierto que o povo no sabe de donde sale el alimento que consume todos los días tampoco sabe lo que es genéticamente modificado solo sabe lo que dice la propaganda y anuncios en la televisión. Hablan que el agua se acaba en el mundo y el 75% del planeta es agua. El agua de riego va a las plantas que consumen los pueblos y lo que sobra se absorbe nuevamente por la tierra hasta las napas.
La lluvia trae el agua del mar la sube a la atmosfera y nuevamente la deposita en los suelos, por que se debería acabar, no lo entiendo.
Cuanta agua corre por los ríos y se va al mar? cuantas inundaciones tenemos en varios lugares del mundo y no guardamos ese agua lo dejamos ir al mar.
Nao temos que falar besteras so temos que informar a o povo
adenilson
05/02/2015 at 17:48
muito boa a matéria excelente conteúdo.informação e conhecimento são duas ferramentas fundamentais no dias em que vivemos.
Marvyn Ribeiro
07/02/2015 at 12:23
Boa Tarde Miguel, exatamente, vai de encontro com o que penso e com um projeto que pretendo executar em breve. Trabalho com sistema intensivo e manejo rotativo de ovinos, criados exclusivamente a pasto, do nascimento ao abate. Com cuidados de manejo que visam diminuir a quantidade de tratamentos químicos nos animais, para evitar resíduos no produto final e ofertar um alimento mais saudável. O projeto trata de criar uma pagina, para mostrar com fotografias e textos explicativos todos os manejos praticados na propriedade com os animais e permitir visitações constantes dos consumidores para que visualizem e até participem dessas atividades diárias.Assim aproximando e permitindo que o consumidor final conheça a origem e como é produzido o produto que ele adquiri na ponta final da cadeia.
Att,
Marvyn Ribeiro
Herval-RS
luiz roberto zillo
09/02/2015 at 15:49
Miguel boa tarde.
44% da bancada do congresso é ruralista.
Será que não deveríamos aproveitar esse momento pra fazer essa comunicação e levar estes debates até eles?
abs, Beto Zillo