Meu prefácio para ebook sobre produtividade do Empreendemia

Por em 27 de fevereiro de 2013

Screen Shot 2013-02-27 at 00.09.12

Abaixo segue o breve prefácio que escrevi para o pessoal do Empreendemia, no livro que lançaram sobre produtividade.

Prefácio

Quando o pessoal do Empreendemia me convidou para escrever o prefácio desse ebook, fiquei pensando: puxa vida, sou tão ruim nesse assunto, não dá para escrever um prefácio sobre esse tema!

Eu leio e estudo sobre produtividade há bastante tempo. O Christian Barbosa faz piada comigo nas palestras dele contando a história (verídica) de que eu li o livro dele, Tríade do Tempo, na minha lua de mel, há mais de 8 anos atrás.

Eu tenho uma vontade, uma ânsia muito grande de fazer, de realizar. Eu fico com uma sensação de que a vida está passando e que eu estou fazendo menos do que poderia. A vida é uma só e é muito curta. E eu não quero ter o arrependimento mais comum no leito de morte que é não ter vivido uma vida que você verdadeiramente acredita.

Minhas dicas de produvidade são simples.

Primeiro, antes de gerenciar seu tempo, gerencie sua energia. Se você dorme menos do que deveria (eu faço isso muitas vezes), acaba ficando menos criativo, mais intolerante e mais impaciente. Outra coisa que acredito e me ajuda muito é a corrida. Exercício te traz tantos benefícios, que a forma física é um sub-produto. Ontem corri 10 km no final da tarde. Deve ter feito bem para minha saúde física, mas pouco me importa. Correr me deu uma tranquilidade, uma paz de espírito e deixou minha mente tão clara, que é isso que vale a pena.

O segundo ponto é gerenciar sua coragem. O mais importante não é trabalhar duro. Andam pagando muito pouco para carregar pedras e é um trabalho muito difícil. O que é raro mesmo é fazer aquilo que te dá medo. Será ligar para aquele cliente chave? Será colocar de pé aquele projeto audacioso? Precisamos de coragem porque fomos treinados a fazer o que as regras mandam, e o futuro é criado por quem não segue as regras. Precisamos de coragem, pois fazer o diferente, o especial, é realmente mais difícil do que carregar pedras. Precisamos de coragem pois podemos falhar. E também podemos dar certo, o que geralmente amedronta ainda mais (comigo não é diferente).

O Gapingvoid fala uma coisa interessante: o sucesso seguindo suas próprias regras gera um grande impacto em muitos dos seus relacionamentos, pois você vai ser tornar uma prova viva de que é possível, e isso incomoda quem está parado, quem não quer sair da zona de conforto. É o mesmo que o Paulo Coelho diz no título do livro dele “O vencedor está só”, ou algo do gênero (eu não li o livro).

Por fim, o mais importante é fazer. Coloca seu plano para rodar. Coloca sua ideia na rua, no mercado. Ela vai dar errado, se você comparar com seu plano inicial que previa um mundinho perfeito, mas é a única forma de conseguir. Teimosia, na dose certa (mais é melhor que menos, peça perdão, não peça permissão) vai te ajudar muito.

Obrigado Empreendemia pelo convite. Pois esse texto eu escrevi para mim mesmo, para me lembrar e reforçar que eu quero mesmo fazer a diferença, e isso depende de mim, depende da minha coragem, energia e teimosia. Vamos que vamos !

Abraços,

Miguel Cavalcanti
twitter: @mcavalcanti
www.beefpoint.com.br
www.miguelcavalcanti.com

Espero que aproveite. O ebook é grátis.

2 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *