[Mercado do boi] quero te apresentar duas pessoas que respeito e admiro muito

Por em 24 de outubro de 2014

Bom dia, como vai?

Uma das coisas que mais me preocupo com todos os produtos do BeefPoint é que precisam ser bons o suficiente para eu querer comprá-los. Eu quero ser o primeiro cliente de cada produto do BeefPoint, e com orgulho. Isso me ajuda a manter um padrão de qualidade, pois eu sou um consumidor muito chato… :-)

No BeefSummit Brasil não é diferente. Eu tenho a oportunidade de escolher pessoas que admiro, que eu respeito e confio para palestrarem. Eu tenho a oportunidade de escolher pessoas com quem eu quero passar mais tempo, quero ouvir e aprender. Eu acredito que um evento precisa ser um lugar para você respirar o mesmo ar de pessoas incríveis.

Com base nisso, tenho a alegria de apresentar mais dois palestrantes do BeefSummit Brasil.

O primeiro é Rodrigo Albuquerque, que eu conheço há anos, muito antes dele começar a trabalhar diretamente com produção pecuária (trabalhava na indústria de insumos) e também a fazer análises do mercado do boi gordo. O Rodrigo junta o conhecimento da cadeia, a experiência técnica, teórica e prática da produção dentro da fazenda e um acompanhamento sistemático do que está realmente acontecendo no campo, no mercado, no “front” como ele gosta de dizer.

Sou um privilegiado por ter o Rodrigo, junto com o Ricardo Heise, como colunista do BeefPoint, onde toda semana eles publicam um artigo que é leitura obrigatória para quem quer entender o mercado do boi gordo. Eles estão tão antenados a tudo que acontece com o mercado, que tem a coragem de escrever qual é a previsão de preços para a semana que se inicia, indicando a chance de aumento, de estabilidade e de queda. E o mais incrível é que estão acertando na maioria das vezes.

Além de tudo isso, a visão de mercado deles é explicada numa linguagem muito simples, amigável, e caipira. É bom demais quando você pode ler um texto, aprender com ele e ainda se divertir.

E tem outro ponto. Mais do que convidá-lo para apresentar uma palestra sobre sua visão do mercado do boi gordo para 2015, eu quero conhecer e entender como ele integra a produção da fazenda, o sistema produtivo, as compras e as vendas, com o mercado. Esse é o ponto mais importante e mais difícil de se fazer. Mais do que “entender de mercado”, é preciso saber como usar essa informação, esse conhecimento dentro da fazenda e se aproveitar disso de forma positiva. O Rodrigo Albuquerque e o Rogério Goulart (primeiro palestrante confirmado do BeefSummit) são as duas pessoas que eu mais admiro no Brasil por conseguir fazer isso – alinhar a informação de mercado com planejamento e ações dentro da fazenda, e lucrar com isso.

Minha meta com a participação do Rodrigo no BeefSummit é que possamos aprender como melhor usar as informações de mercado, como “ler” as informações disponíveis, como aplicar no dia-a-dia com sabedoria e eficiência.

Eu tenho certeza que você vai gostar.

O segundo palestrante que tenho o prazer de anunciar hoje é outra pessoa que admiro muito, há bastante tempo, desde quando ele trabalhava na “concorrência”… :-)

É o Fabiano Tito Rosa, que hoje é gerente de compra de gado do Minerva, e uma das pessoas que mais entende de mercado do boi gordo no Brasil.

O que eu mais gosto de toda conversa que tenho com o Fabiano, é a abertura, a franqueza com que ele coloca suas visões e posições. Ele poderia subir num pedestal, de quem tem acesso a uma quantidade incrível de informações de mercado por estar dentro de um dos maiores frigoríficos do Brasil, sabendo minuto a minuto quanto de boi se está comprando, a que preço, etc. E ainda saber na mesma velocidade como está o mercado da carne bovina, no mercado interno e na exportação.

O Fabiano fez uma excelente palestra no ano passado e esse ano não vai ser diferente. A palestra do Fabiano, assim como nas conversas e troca de emails, é baseada na franqueza e na abertura. Eu tenho aprendido muito com ele, há muito tempo e é uma das pessoas que mais respeito no mercado do boi gordo brasileiro.

Mas vamos além. Esse ano, vamos ter um debate com os palestrantes de mercado, para que possamos ter uma real troca de experiências, em alto nível, e com perguntas difíceis inclusive. Eu vou ser o moderador dessa incrível conversa. Vai ser muito produtivo.

Esse é apenas o começo da programação do BeefSummit Brasil, que estou quase fechando.

Semana que vem vamos abrir as inscrições para o primeiro lote de ingressos, e vamos abrir primeiro para os 1.070 participantes do ano passado, depois para quem se inscrever na nossa lista de espera, e depois abrir para todo o público.

Se você quiser entrar nessa lista especial, por favor, clique aqui.

Quero reforçar, que em tudo que fazemos, e em especial no nosso maior evento do ano, que nosso foco, nosso objetivo, nosso propósito é te ajudar a ser uma pessoa melhor, em tudo que faz, inclusive na pecuária. E acredito que se você conseguir tirar alguma coisa de boa daqui do BeefPoint, você também pode ser um multiplicador de conhecimento, de boa vontade, de coragem, de esperança e de alegria.

Para finalizar, gostaria de fazer um agradecimento público. Ontem fiz meu texto mais ousado aqui no BeefPoint, por tratar de um tema que nunca tratei por aqui, e que muita gente poderia se sentir invadida ou ofendida pois não se cadastrou no BeefPoint para conhecer minha opinião pessoal sobre política. Mas eu fiquei extremamente surpreendido com as respostas. Foram quase 200 emails, e mais de 100 comentários no texto. A esmagadora maioria elogiando minha forma de se posicionar. Também recebi alguns poucos comentários de pessoas que têm um voto contrário ao meu, mas que expuseram seus pontos de vista, seus argumentos, suas discordâncias com o texto. Foram tantas mensagens positivas, mesmo de quem vota diferente, que isso tornou irrelevante os poucos emails agressivos ou levianos que recebi…

Muito obrigado, vocês são demais… :-)

Um grande abraço, e bom final de semana, Miguel

PS: Com quem você gostaria de aprender no BeefSummit Brasil? Qual tema, qual palestrante, qual assunto é o mais relevante para você hoje? O que tira seu sono hoje? O programa está quase fechado, mas quem sabe consigo incluir alguma novidade extra… :-) É só responder esse email.

Miguel Cavalcanti

BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *