Integração Angus-Nelore e Angus-Hereford/Braford e seu impacto na pecuária

Por em 9 de setembro de 2014

Bom dia, tudo bem?

Como foi seu começo de semana? Por aqui estamos com força total, refletindo sobre o que aprendemos e vimos na Expointer, em Esteio, RS.

Umas dos coisas que me chamou a atenção, foi uma palestra programada pela Associação de Angus, com Ricardo Viacava, mais conhecido como Cadão, um renomado criador de Nelore. O pessoal da Angus organizou uma troca de experiências entre os criadores das duas raças. Encontrei com dois amigos que atuam junto a Angus – Dimas Rocha e Fernando Velloso, e estavam animados com o evento, e depois o próprio Cadão me contou que tinha sido uma experiência muito bacana.

Uma iniciativa alinhada com essa, aconteceu no nosso evento BeefSummit Sul, que realizamos em Abril, também em Porto Alegre, RS. Foi a primeira vez em que as duas raças mais importantes do Sul do Brasil sentaram na mesma mesa para uma conversa pró-ativa. Na ocasião tivemos a presença do Reynaldo Salvador, diretor da Angus, e Fernando Lopa, presidente da Hereford-Braford participando de um debate histórico. Todos que estavam presentes no eventos comentavam depois no coquetel sobre como isso era positivo para ambas as raças e principalmente para a pecuária.

Eu fiquei muito animado, com esses dois episódios de integração Angus-Nelore e Angus-Hereford/Braford, pois acredito que se gasta muita energia debatendo e se concorrendo entre raças, quando temos muitos e muitos desafios comuns. A pecuária é muito maior do que isso e pode se beneficiar muito mais.

O quanto podemos avançar em melhoramento genético, em sistema de produção para o sul e para o centro-oeste, em avanços no mercado da carne, se realmente trabalharmos de forma pró-ativa para construir e reforçar a pecuária de corte nacional e o mercado da carne servido pelo Brasil. Temos muito a fazer e a construir.

Como perguntei ao final da minha palestra semana passada, no evento do Marfrig, na Expointer, para mais de 300 pecuaristas gaúchos: Qual o legado você quer deixar para a pecuária de corte? Como você quer ser lembrado? Te convido a deixar seu comentário e aprofundar essa conversa aqui.

5 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *