Humanos da Pecuária – Um convite (#HumanosDaPecuaria)

Por em 6 de abril de 2015

Olá, tudo bem?

Há bastante tempo eu queria me envolver em algum projeto de valorização da pecuária, em algum projeto que valorizasse quem faz o dia-a-dia da pecuária. Eu queria celebrar quem faz a pecuária acontecer.

As vezes, nos esquecemos que milhões de pessoas, Brasil a fora, trabalham de sol a sol para produzir a carne bovina que consumimos.

Existe muita gente boa, gente simples, gente importante, gente nova, gente de idade, homens, mulheres, enfim, gente. Pessoas. Humanos.

Há alguns meses conheci o projeto de um fotógrafo que conta histórias da cidade de Nova Iorque, com fotos de pessoas, de humanos que fazem a cidade de NY. Fotos simples, fotos que contam histórias. Fotos de pessoas. Fotos com uma frase, uma fala e as vezes, até mesmo um parágrafo contando sobre aquela pessoa.

Toda foto é de uma pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas. Não é sobre uma empresa, um prédio ou uma instituição.

Há algumas semanas, postei no meu Facebook pessoal, dizendo que estava planejando criar o Humanos Da Pecuária, para contar, celebrar e divulgar as histórias de vida de pessoas que se dedicam a pecuária de corte brasileira. Muitas pessoas, muito amigos responderam de forma muito positiva. Fiquei ainda mais inclinado a iniciar esse projeto.

Ontem, domingo de Páscoa, estava pensando o que poderíamos fazer aqui no BeefPoint para contribuir de forma mais positiva, intensa e real para contar as histórias reais de pessoas reais, de humanos da pecuária.

Hoje te convidamos a participar desse projeto. Te convidamos a contar histórias de Humanos da Pecuária. Vamos nessa? Precisamos da sua participação.

Como participar?

– Poste uma foto de uma pessoa (ou algumas) ligada a pecuária no seu Instagram e coloque a hashtag #HumanosDaPecuaria
– Poste uma breve descrição da foto, pode ser uma frase, uma pequena história, uma descrição (use sua imaginação e não se cobre muito)
– Convide mais pessoas a participar desse movimento
– Pense nos fotógrafos (profissionais ou amadores) que você conhece e que poderiam participar, com apenas uma foto ou quem sabe com muitas fotos e convide-os

Sugestões de fotos:
– Se você é pecuarista, poste uma foto de um vaqueiro, de uma pessoa que mora na sua fazenda, de uma criança que viva na sua fazenda
– Se você trabalha em um leilão, em uma revenda, em uma loja agropecuária, em uma empresa do agro, poste uma foto de uma pessoa que trabalha com você
– Se você trabalha num frigorífico, poste uma foto de alguém que trabalha com transporte, com manejo, com abate, com desossa
– Se você trabalha num açougue, poste uma foto do açougueiro
– Se você trabalha num restaurante, churrascaria ou hamburgueria, poste uma foto do assador, do garçom, de quem prepara o hamburguer

Eu postei a primeira foto, do meu amigo @dbmarinho, com um vaqueiro lidando com touros no Pantanal. A foto é muito bonita e é também uma homenagem a milhares e milhares de pessoas que lidam, que cuidam, que manejam nosso gado.

Ainda não sei o que vou fazer para promover esse projeto. Uma ideia é dar um super kit de churrasco todo mês para o autor da melhor foto. Ou ainda, fazer uma entrevista e divulgação do autor da foto aqui no BeefPoint. Ou ainda, fazer uma divulgação muito maior da foto usando os canais do BeefPoint (por exemplo: divulgar a foto do mês para um milhão de pessoas).

Me ajude, o que você acha que é o melhor prêmio para a melhor foto do mês?

Fica o convite para você participar desse movimento, de celebração da pecuária.

Vamos, juntos, contar histórias de pessoas, de humanos da nossa pecuária.

Aguardo sua foto. Aguardo sua história.

Muito obrigado. Abraços, Miguel

PS: Nossos amigos Rodrigo Albuquerque e Ricardo Heise publicaram mais um artigo excelente sobre o mercado do boi gordo. Pecuarista não quer que seu lucro vá para a “Put que Partiu” – Rodrigo Albuquerque

PS 2: Nosso amigo André Bartocci apareceuno Globo Rural de domingo. André já palestou mais de uma vez em eventos do BeefPoint, e também já escreveu alguns artigos muito bacanas, mesmo. Colocamos alguns dos links mais importantes. Vale a pena ler, ou reler.

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

1 Comentário

  1. Eduardo Borba

    06/04/2015 at 08:05

    A ideia é genial. Tenho o maior respeito, por esse Ser Humano, que “Toca”o dia a dia da Pecuaria Brasileira. Na maioria das vezes, usando equipamentos extremamente precarios,montando cavalos ou mulas que nao receberam treinamento adequado. Mas bem ou mal ele saem por essa imensidão de país e fazem a Pecuaria andar. Tenho o maior prazer em participar da vida desses Humanos tão especiais.Levando a eles um outro Ponto de Vista, que percebo, abre portas e acende uma luz no fim do túnel de cada um deles. Não canso de repetir; “todas as vezes que temos um bife no nosso prato, foi o “Vaqueiro Brasileiro” que colocou ele ai”.
    Quero participar
    Grande abraço
    Eduardo Borba

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *