Duas perguntas para reflexão sobre 2014

Por em 10 de dezembro de 2014

Olá, tudo bem?

Estou preparando uma palestra extra do AgroTalento, sobre planejamento do ano de 2015 e revisão do ano de 2014, e queria te convidar para uma reflexão inicial sobre como foi seu ano de 2014.

As duas perguntas mais poderosas e mais simples que encontrei são:

1- o que deu certo para você em 2014?
2- o que não deu certo para você em 2014?

Pense em coisas que estão dentro do seu alcance, e não coisas que aconteceram com você, que você não tinha como influenciar.

Não pode ser quanto choveu na sua fazenda (talvez menos do que você queria) ou para quanto foi o preço do boi gordo (provavelmente mais do que você previu).

Precisa ser coisas que você pode influenciar, coisas que você foi (ou poderia ter sido) o responsável, como negociação, contratação de boas pessoas, aprendizados que você foi atrás, maneiras de lidar com problemas que surgiram.

Pense também no que você aprendeu. Eu estou o tempo todo me perguntando: O que eu sei hoje, que não sabia um ano atrás. O que eu não sei hoje, que quero/preciso saber daqui um ano?

Faça suas anotações. Coloque no papel. Eu recomendo você parar por 1-2 horas e refletir sobre essas duas perguntas, num ambiente sem internet, sem celular, apenas você, um caderno e uma caneta. Você vai se surpreender.

Espero que seja útil para você aprender com você mesmo, e também aprender sobre você. Esse é o conhecimento mais importante: o auto-conhecimento.

Se você tiver alguma sugestão ou tema, ou dica, quero muito conhecer.

Muito obrigado pela companhia. Um forte abraço, Miguel

PS: Estou começando a trabalhar no planejamento formal do BeefPoint para 2015, o que você quer mais no Beef ano que vem? E o que você quer menos? Pode responder, eu leio todas as mensagens… :-)

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *