Declarando meu voto para presidente (e os motivos)

Por em 23 de outubro de 2014

Bom dia, tudo bem?

Gostaria de pedir licença a você para tratar de um tema que nunca tratei aqui no BeefPoint. Você talvez não espere ler sobre esse tema nesse email do BeefPoint e talvez não concorde com meu ponto de vista.

Gostaria de deixar claro que esse é meu ponto de vista pessoal, apesar da ligação quase que instântanea do BeefPoint com meu nome, em especial desde 2011, quando deixei de ser sócio da AgriPoint, e o BeefPoint se tornou uma empresa independente.

Estou te escrevendo essa mensagem para declarar meu voto e também uma série de princípios que eu acredito.

Vou votar no Aécio Neves e gostaria de expor meu ponto de vista. Eu tenho restrições ao candidato do PSDB, mas achei que valia a pena expor minha visão por conta dos acontecimentos recentes. Não voto no Aécio por considerá-lo um candidato excelente. Não ignoro o histórico do PSDB e do próprio candidato.

Como disse um amigo, meu voto é muito mais estratégico.

Eu acredito que o maior problema do Brasil, o maior peso que carregamos é o da corrupção. Do mensalão ao escândalo recente  da Petrobras, ficou claro para mim que a corrupção está institucionalizada no PT. Além do fato de ser um escândalo atrás do outro, e de cada um ter proporções maiores, o que mais me assusta e me incomoda é como o tema é tratado. A resposta é vaga – “eu não sabia”. Os acusados e mais do que isso, os condenados e até mesmo os réus confessos são considerados heróis. Não podemos ser levianos com a corrupção. Não podemos tapar o sol com a peneira, independente de qualquer partido. E o PT tem se superado nessa questão, pois não tem nenhuma vergonha em expulsar ou esconder os criminosos de suas fileiras. Parece que agora é bonito ser feio.

A sensação é de que existe um projeto de poder, de se manter no poder, custe o que custar. A corrupção é um meio que se justifica pelo objetivo buscado. As mentiras e calúnias contra todos os adversários (primeiro Eduardo Campos, depois Marina e agora Aécio) se justificam pois é para atender o projeto principal de poder. Como um amigo me lembrou ontem no Facebook: o PT fez uma festa para comemorar os 10 anos no poder. Estar no poder deveria ser uma ferramenta de transformação e não um fim por si só.

Li esse trecho ontem:

“Um projeto de poder que se sobrepõe à democracia e ao estado fazendo alianças estapafúrdias com o pior da política brasileira, criando mecanismos nada republicanos para financiar partidos e manter seu apoio incondicional no congresso. Nessa eleição ficou clara que a intolerância brutal com que tratam todos que discordam desse seu projeto de poder é incompatível com uma democracia madura.”

Os projetos sociais também parecem ser mais uma ferramenta para o objetivo principal – se manter no poder. Quem ainda não viu o vídeo do Lula criticando duramente o bolsa família, quando o programa ainda tinha outro nome, lá atrás no governo FHC? O programa que é a menina dos olhos do atual governo não servia quando era de outro partido/governo. Será que isso não é uma indicação forte do que eles consideram essencial e o que não?

Em tempo, eu sou a favor do Bolsa Família. O custo desse programa para o Brasil é muito baixo e trouxe benefícios generalizados para a sociedade. Melhorou a vida de muita gente. Aumentou o consumo de todos os produtos. Se está difícil se contratar gente para se trabalhar, é preciso encontrar uma solução de mercado. Com esse benefício, obviamente será preciso pagar mais. Mas é preciso ter um olhar mais amplo nos efeitos. Não acredito que o problema é o Bolsa Família, mas a NR 31 e outras tantas medidas.

Acredito que devemos pensar em dois pontos em relação ao bolsa família. Primeiro, é preciso se atentar a fraudes. E segundo é preciso comemorar quando uma família, quando uma pessoa sai do bolsa família, e não quando entra. O sucesso desse programa não é ter pessoas eternamente participando, mas pessoas que sobem de vida, que melhoram, e que não mais precisam desse subsídio. Eu já conheci pessoas fantásticas que saíram do bolsa família e hoje moram no exterior, estudam, fazem pós-graduação e estão alcançando patamares de sucesso e realização inimagináveis para sua família até então.

Os problemas do atual governo são outros. Criticar o bolsa família é criar uma cortina de fumaça e esquecer do mais importante.

O aparelhamento do estado, das estatais, das agências reguladoras, é impressionante. Há cada vez mais gente sendo contratada e tendo destaque dentro das instituições por questões de partido e não por competência. Se o Estado não é dos melhores em prover serviços, a tendência é ficar cada dia pior. Não me incomoda tanto o tamanho da máquina estatal, mas a forma como é feito.

E a quantidade de cargos de confiança criados nesses últimos 12 anos? Mais custos, mais problemas, menos eficiência, mais chance de corrupção. Não existe nenhum exemplo, em nenhum lugar do mundo, que essa estratégia deu certo para o país, para a população em geral.

E a economia? Todo o trabalho que se iniciou há 20 anos, está correndo o risco de ir por água abaixo. O Brasil está brincando com a inflação de novo. Está usando técnicas da Argentina e Venezuela, que levaram esses dois países para o buraco. Jantei ontem com um empresário da Venezuela. Foi triste escutá-lo contando os problemas que o país passa. Na Argentina, a mesma coisa, é incrível como um país com tanto potencial está penando tanto.

Investimentos em porto em Cuba? Parece até brincadeira de mal gosto, quando infraestrutura é um dos maiores gargalos do país. Qual seria o objetivo? Desvio de dinheiro? Não pode ser prioridade para o Brasil construir um porto em Cuba quando há uma carência enorme no Brasil, de forma óbvia.

E a Petrobras? Uma destruição de valor enorme tentando maquiar a inflação controlando o preço dos combustíveis… Foram R$ 180 bilhões de perda de valor de mercado de 2010 para 2014… Muito pior que privatizar é destruir uma empresa. Hoje a estatal do petróleo vale menos da metade do que valia há 4 anos atrás… Agora, pergunte o que aconteceu com outras empresas de petróleo no mundo… E agora escândalos e mais escândalos de desvio de dinheiro…

Quando as pessoas me perguntam de onde eu sou, gosto de responder que sou brasileiro. Nascido no Rio de Janeiro, criado em Goiás, morando em Piracicaba, SP. Filho de pernambucano e carioca. Casado com uma paulista, filha de paulista e gaúcha, criada em Rondônia… Sou brasileiro, sem divisões, sem restrições, sem diferenças. Tenho orgulho disso. Tenho orgulho de ter tantos lugares para chamar de casa.

E me incomoda, me aborrece e me entristece ver uma tentativa constante de criar uma briga de pobres contra ricos. Uma briga de nordestinos contra o sudeste. É um absurdo, um crime estimular esse tipo de pensamento tão pequeno.

Muito feio difundir mentiras sobre o fim do Minha Casa Minha Vida, fim do bolsa família, privatizações, etc. Todas essas mentiras e esse terrorismo deixam aquele infeliz filme publicitário da campanha de 2002 com a Regina Duarte no chinelo. Minha impressão é que tudo que o PT criticou, agora faz, sem a menor vergonha ou receio. De terrorismo a mentiras lavadas. A única explicação é a falta de ética alinhada ao projeto de poder.

Eu fui criado numa família classe média. Nunca me faltou nada, mas soube desde pequeno que era preciso trabalhar para se conquistar as coisas. Nunca tive nada contra quem é rico, mais rico que eu, ou muito mais rico do que eu.

Muito pelo contrário.

Sonho com o dia em que vamos ver alguém com muito dinheiro e pensar: nossa, essa pessoa deve trabalhar muito, deve ser muito competente, deve gerar muito valor para a sociedade.

Eu quero ser rico, quero ter uma família rica. Quero ter uma vida rica. No sentido muito mais amplo de palavra. Incluindo bens materiais, conquistados pelo trabalho.

Não acredito e não gosto da expressão ganhar dinheiro. Ganhar é presente ou sorteio. O americano fala em fazer dinheiro. Eu acredito que dinheiro é uma consequência de você gerar valor para a sociedade. Quero fazer muito dinheiro, por ter gerado muito valor para os outros.

Quanto mais essa crença for construída em nossa sociedade, mais teremos pessoas trabalhando de forma digna para conquistar seu espaço. E eu não vejo isso em nada que o governo atual faz, infelizmente.

Eu quero um país para mim e para meus filhos em que os valores da verdade, da honestidade, do trabalho duro sejam conjugados todos os dias. Eu não acredito, nem quero acreditar que é preciso ser malandro, é preciso fazer tramóias para conquistar, para vencer na vida, na política, nos negócios.

Eu ando por todo o Brasil e tenho o privilégio de conhecer muita gente e de encontrar muita gente boa, trabalhadeira, honesta. É essa gente que faz o Brasil. Precisamos de mais gente assim, e não de menos. Precisamos celebrar essa gente.

Não podemos dar desculpas e tentar nos convencer que a única maneira é pela caminho da malandragem. Eu não acredito nisso e não quero acreditar. Não é assim que quero criar meus filhos. Não é assim que quero o país onde nasci e onde escolhi morar.

Eu acredito na livre iniciativa e no empreendedorismo como maneira de avançar. E não criando esquemas, campeões nacionais e amigos do rei.

Cada dia que passa, o governo do PT se parece mais com o livro sátira escrito por George Orwell em 1945, entitulado “Revolução dos Bichos”. Um livro que li ainda adolescente, por acaso – achei que ia aprender alguma coisa sobre fazendas, pelo título…

A história é uma sátira ao governo de Stalin na União Soviética, na década de 1910, mas se passa numa fazenda, onde os bichos fazem uma revolução, liderados pelos porcos. Só que em pouco tempo, os porcos no poder se transformam em agressores muito piores do que os humanos, copiando e piorando todas as práticas que antes abominavam. O slogan dos porcos é “Todos iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”…

Tenho pensado muito sobre um maior envolvimento na política. Eu até hoje tenho me envolvido muito pouco, quase nada. Tenho estado distante. E tenho certeza agora que é preciso estar mais próximo. E o primeiro passo que posso e quero fazer é ir atrás de conhecer, aprender e me aproximar de alguns poucos bons políticos. Preciso e quero entender mais como funciona, como posso participar, como posso ajudar. Não tenho a pretensão de me candidatar a nada, mas é fundamental estar mais próximo.

Queria te lembrar de três coisas que estão na minha cabeça o tempo todo nesse processo eleitoral, que tem me ajudado a refletir.

– “Não vamos desistir do Brasil!”, frase que ouvi do Jorge Gerdau num evento sobre Capitalismo Consciente. Não vamos desistir de que é capaz de se construir um país melhor, para nós, para nossos filhos, para nossos netos.

– “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.” Martin Luther King.

– “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam.” Arnold Toynbee.

A cada dia que passa, vejo o Brasil se tornar menos parecido com o que desejo e com o que acredito. Mais corrupto, mais conivente, menos movido pelo mérito, com problemas cada vez mais graves na economia. Uma crise de valores, somada a uma crise econômica. Um retrocesso em muitos sentidos.

Por tudo isso, vou votar no Aécio Neves para presidente do Brasil.

Uma das coisas que me falaram quando contei que ia escrever esse texto, foi que eu não ganho nada com isso, e ainda posso perder. Minha resposta: eu faço um monte de coisas que eu não ganho nada com isso, e até perco. Mas é o meu jeito, meu propósito e minha crença.

Obrigado pela sua leitura. Gostaria de ler seus comentários e opiniões. Novamente agradeço sua confiança.

Boa votação no domingo. Um forte abraço, Miguel

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

Atualização em 23-10-2015 (um ano depois): Impressionante como a Dilma conseguiu decepcionar num nível muito mais alto em todos os sentidos… E também é impressionante como o Aécio conseguiu decepcionar como oposição e como liderança nesse momento.

146 Comments

  1. Ana Figueiredo

    23/10/2014 at 07:15

    Parabéns Miguel!
    Mais uma vez, pela excelente qualidade de texto e pela coragem de mostrar sua opinião independente do que pensam. Pessoas como você que me fazem ainda acreditar que vale a pena viver e trabalhar no Brasil.
    Que Deus lhe abençoe sempre!

  2. Paulo Cesar Ribeiro

    23/10/2014 at 07:30

    Bom dia Miguel
    Gostei do que foi dito, acredito que o mais importante a ser considerado é o nosso amor pelo Brasil. O minimo que se espera das pessoas é que quando forem convocadas, se apresentem com coragem, hombridade e serenidade, a despeito de chantagens, mentiras e outras mazelas. O BRASIL espera que cada um,a sua parte, faça a sua parte, de forma honrada e consciente. VIVA O BRASIL!!!!

    • Pedro Roberto Ruiz Dias

      23/10/2014 at 09:41

      Também voto em Aécio e não preciso detalhar os fatos. Não vê quem não quer ou não lê
      Por um Brasil melhor!!!

  3. Octaviano Pereira Neto

    23/10/2014 at 07:39

    Prezado Miguel,
    Tenho lido argumentos de ambos os lados a mais de 90 dias e quero parabenizá-lo, embora não esteja surpreso, pela clateza de seu posicionamento. Concordo com a grande maioria do descrito e uma coisa é uníssona. As pessoas querem um país melhor.
    Lamentavelmente a sociedade perdeu uma oportunidade de optar bem. A oposição, capitaneada pelo PSDB, passados 12 anos não conseguiu oferecer um projeto ou um nome (algo muito relevante no cenário nacional) que fosse uma alternativa real de mudança.
    Não confio no PSDB e especialmente em um projeto de “mudança” que vem no discurso de coptar eleitores frustrados, mas que aparentemente se dissolverá como no passado após 1 de Janeiro.
    Veja o Gov de SP e seu bloqueio de CPIs, o Gov de Go e a ligação com Cachoeita e o ex-Gov do RS com uma crise de gestão e escândalos de corrupção.
    A reforma política será a única saída.
    Voto Dilma não por considerar o melhor projeto, mas para que alguns avanços sociais não sejam trocados por outras prioridades que ao final gere até algum crescimwnto, mas a concentração de renda.
    Talvez um dia as pessoas possam olhar para um candidato e dizer: esse me representa.
    Um abraço e parabéns novamente. Política se faz com ideias.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 10:37

      Muito obrigado Octaviano pelo posicionamento. Grande abraço, Miguel

      • natan moreira alvares

        23/10/2014 at 10:43

        acho que todos os meios de comunicaçao deveriam nestes 03 dias informar o quanto puder de pessoas sobre os roubos que o PT vem fazendo, o mais grave que veio a tona a PETROBRAS, imagine o que ainda nao sabemos, vamos nos unir pra tirar o PT de poder e do roubo destes canalhas.

      • Jose Iran

        23/10/2014 at 15:05

        Prezado Miguel, além de ser um homem muito culto, é formador de Opiniões. Porém, descredenciar o atual governo devido a corrupção, significa isentar a oposição da corrupção. Se vamos falar do PT e do PSDB, precisamos analisar os prós e os contra de cada governo, ou seja, devemos olhar os números da economia dos últimos 20 anos. Se olharmos o cenário interno e externo na atualidade, iremos perceber que o Brasil não está tão ruim. Não devemos ser tão pessimistas. independentemente de quem vença as eleições,todos nós queremos melhorias. Abraços

        • Michel

          24/10/2014 at 18:32

          Caro José Iran,

          Se aprofunde um pouco na história da Economia Brasileira dos últimos 50 anos e verá o porque de resultados positivos no governo do PT. Verás que além de um contexto econômico propício, teve fundamentalmente uma base prepara para que isso acontecesse. Sem a estabilidade da economia e o controle da inflação esse desenvolvimento seria impossível. Os governos que mais desenvolveram o país foram os militares, não pela filosofia de gestão, mas pelos grandes investimentos em infraestrutura que proporcionaram. Não sou partidário, mas concordo em grande parte com o que o Miguel escreve. Não acredito que Aécio seria um excelente gestor,mas a mudança agora daria credibilidade ao país, e investimentos, de origem externo ou interno, seriam retomados e isso com certeza daria mais alguns anos de crescimento para nossa economia. Respeito seu posicionamento, mas não acho que a justificativa dos números apresentados no governo do PT sejam suficientes para a reeleição da Presidenta.

    • Jose Iran

      23/10/2014 at 14:43

      Parabéns pelos comentários

    • Jose Iran

      23/10/2014 at 14:45

      Octaviano, Parabéns pelos comentários.

    • André Bartocci

      23/10/2014 at 14:58

      Olá Octaviano Pereira Neto
      Respeito sua opinião, mas acredito que faltam mais elementos em sua equação.
      Em 2003 fiquei feliz pelo Brasil e por sua transparente Democracia. Minha opção naquela eleição não era o PT, mas entendi claramente, mesmo durante a disputa eleitoral que havia um avanço em nossa sociedade.
      O mecanismo de alternância de representantes do sistema Presidencialista é o nosso maior trunfo. A cada 4 anos temos a condição de fazer pequenas correções de rotas. Lembre-se que estivéssemos nós em um Parlamentarismo, o PT não teria suportado nem as primeiras turbulências.
      Mesmo sabendo que nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada, qualquer pessoa com discernimento deveria concordar que temos bons motivos para trocar o comandante. Uma mudança de pessoas traria confiança no nosso sistema e reforçaria nosso caminho rumo à Real Democracia, tão esquecida na atual America Latina.
      16 anos sob a mesma direção somente justificaria se principalmente Liderança, Competência e Transparência fossem a marca do dirigente. Infelizmente não é nosso caso.
      Obrigado
      André Bartocci

  4. Gustavo Queiroz

    23/10/2014 at 07:40

    Parabéns pelo texto, concordo com você em cada palavra.

    • Giovanni Nunes

      23/10/2014 at 09:39

      Bom dia Miguel,

      As palavras ditas no seu texto é o que está acontecendo infelizmente com o Brasil, uma pena que uma parcela da população ainda não consiga enchergar e entender isto, mas acredito nos Brasileiros que querem mudança para um futuro melhor, um futuro melhor para nossos filhos que estão crescendo e que precisam saber desde cedo das coisas certas da vida, dos valores, da ética, dos principios fundamentais para uma boa formação de um cidadão. Precisamos mudar e é assim divulgando e expondo nossos pensamentos que vamos rumo a mudança para um Brasil melhor.

  5. Alexandre

    23/10/2014 at 07:50

    Bem vindo à luta amigo. .e obrigado pela lucidez das explicações. Devidamente compartilhado! Abraços e Parabéns!

  6. Carlos Sa Azambuja Neto

    23/10/2014 at 07:50

    Bom dia.
    Gostaria de te parabenizar não só pelo artigo (apesar de concordar totalmente com seu conteúdo e também com o voto), mas sim, pelo fato de expor tua opinião sem a preocupação de algum possível reflexo negativo que isso possa causar.Na verdade penso ao contrario,a reação que tive quando li no twitter o título do artigo me alegrou muito, pois pensamentos com o que tiveste de expor tua opinião sem ser “político”, no meu caso, leva a ter mais respeito a quem o faz.Compartilho tua ideia, deve ser por isso que escrevi aqui! Grande abraço

  7. Airto Madruga da Silva

    23/10/2014 at 07:54

    Bom dia. É uma satisfação ler Miguel Cavalcanti, pela clareza, pela informação e pela objetividade do que se propõe a narrar. Estou contigo, chegou a hora da mudança, tem que ser agora, estamos próximos, chega de desmandos, de corrupção, de autoritarismos, de arbitrariedades e por que não de uma ditadura disfarçada de democracia, chega.

  8. Osvaldo Del Grossi

    23/10/2014 at 07:57

    Olá Miguel… bom dia!!!
    A muito tempo não lia um depoimento tão coerente;
    no nosso linguagem nas fazendas “mata a cobra e mostra o pau”; e veja que hoje nem matar as cobras podemos mais. Parabéns pelo comentário e obrigado pela sua contribuição.

  9. Márcia Zampieri

    23/10/2014 at 08:02

    Parabéns Miguel!!

    Tomo a liberdade de fazer minhas as suas palavras que muito me tocaram.
    Neste momento, sinto orgulho de estar fazendo parte do curso dos Professores Flávio e Gustavo, promovido pela Beef Point.

    Abraço,

    Márcia

  10. Raul Sudre

    23/10/2014 at 08:07

    Bom dia Miguel
    Excelente texto, parabéns! Condensou exatamente a minha percepção do momento político que vivemos no Brasil. Acompanho o seu voto. Um forte abraço.

  11. Marcília Medrado

    23/10/2014 at 08:09

    Parabéns Miguel. Bem escolhidas suas palavras. Concordo com toda a colocação a respeito do PT. Nosso voto é no Aécio – dos males o menor – E a nós cabe acreditar que mudanças são possíveis e desejar que ele não tenha como foco “desmanchar” o que foi realização positiva do PT. O Brasileiro merece um país melhor, merecemos perspectivas e continuar com a vontade de ser trabalhadores e honestos.

  12. Roberto Ciesillski

    23/10/2014 at 08:18

    Miguel, bom dia! Muito, mas muito interessante seu texto. Lí com muita atenção e parcimonia e vi que temos os mesmo princípios e opiniões. Gostei muito e gostaria de pedir sua licença para poder enviar este texto aos meus próximos para poder compartilhar um pouco do cenário tão sabiamente delineado por voce, pois este dom de escrever com tanta clareza ainda não tenho.
    Grande abraço.
    Roberto.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 10:36

      Obrigado Roberto. Sim, pode divulgar. Abs, Miguel

  13. andrea

    23/10/2014 at 08:29

    Miguel, sou leitora do seu site ha algum tempo; Sou agrônoma e criadora de gado no sul de MG. Nunca comentei por aqui, mas hoje resolvi parar um pouquinho e te parabenizar pelos seus textos. São muito bons, esclarecedores e de leitura fácil! Adorei esse seu depoimento do voto. Venho aqui toda semana ver suas postagens! Parabéns e muito obrigada por compartilhar com seus leitores suas experiências!Abraços.

  14. Deonir Zangalli

    23/10/2014 at 08:38

    Eu concordo com o que você escreveu Miguel. Também não acho o Aécio o cara certo. Só que, entre continuar com o PT e essa roubalheira sem punição, eu prefiro a mudança.
    O que mais me deixa indignado é que ninguém fala em cortar gastos, ou seja, continua a farra dos gastos exorbitantes e sem controle. Porque ninguém fala em diminuir o número de CCs, cortar apenas um adicional de deputados e senadores. E olha que são muitos.
    O Brasil é o único país do mundo onde 28 ideologias políticas estão juntos no poder. Isso é inadmissível.
    Mas enfim, vamos exercer nossa cidadania e votar conscientes.

  15. Luis Claudio Martins Roberto

    23/10/2014 at 08:44

    Parabéns! Já tinha uma admiração por você, agora muito mais.

  16. Ricardo

    23/10/2014 at 08:48

    muito bem justificado, concordo com você.
    Precisamos acabar com esse círculo vicioso de “tudo pelo poder”.
    Não podemos deixar a voz dos Bons silenciar!

    Grande abraço

  17. Vidal Subtil

    23/10/2014 at 08:49

    Olá, bom dia Miguel.
    Também gostei muito de suas palavras e me identifiquei muito, principalmente no que diz respeito ao envolvimento. Enquanto veterinário, consultor, instrutor, educador, produtor rural, pai, esposo, entre outros, me considero um privilegiado em transitar em vários meios (sociais,econômicos, culturais, políticos…), com necessidades das mais variadas, e me incomoda muito toda essa “PaTifaria” descarada a qual estamos vivenciando. Entendo que a política é fundamental no desenvolvimento da sociedade, e há a necessidade real da participação mais efetiva de todos, justamente, por conta de que se as pessoas de BEM não se envolverem, restará às pessoas do MAU, sem um mínimo de princípios, gerirem a nossa sociedade, criando as regras conforme seus interesses próprios, em contrapartida aos interessas coletivos. Definitivamente, não quero isso para meus filhos, e sem dúvidas, apoio esta mudança. Aécio neles, e ficarmos antenados para reivindicarmos nossos direitos, ativamente. Parabéns pelo seu posicionamento. Um grande abraço!

  18. Karina

    23/10/2014 at 08:53

    Perfeito! É tão difícil falar sobre política, ter coragem. Pra mim foi um dos melhores que li sobre o assunto. Parabéns!

  19. Cahlil Fagundes

    23/10/2014 at 08:56

    Olá Miguel, minhas motivações a votar 45 vão além, mas acho que tudo isso que você falou já deveria convencer um indeciso sensato… “Os lugares mais obscuro do inferno são reservados aos que mantém neutralidade em tempos de crise moral”.

  20. Renato Ciampi Moreira

    23/10/2014 at 09:05

    Caro Miguel:
    – Concordo com você em cada palavra. Acredito que todo brasileiro que tenha família, filhos e netos, deveria ler seu texto e meditar muito sobre seu conteúdo.
    – Muitas pessoas não estão se dando conta do que realmente está acontecendo neste nosso querido Brasil. Estão se deixando levar pela propaganda enganosa e pelo discurso oportunista.
    – Parabéns pela sua atitude, que para mim, só acrescenta em termos de reconhecimento de sua luta tenaz e sincera por um Brasil melhor.
    Abraços
    Renato Moreira

  21. Julian

    23/10/2014 at 09:12

    Olá Miguel,

    Belas palavras, muito sabias, se estamos na situação que estamos hoje, acredito que muito se deva a corrupção, que aparenta estar enraizada no nosso país, muitos não acreditam mais na política, mais temos que continuar aceditando e que um dia isso tudo vai mudar, temos sim que nos envolver na política, acredito que seja uma das grandes ferramentos para dar inicio a um pais mais justo.

    Forte abraço.

  22. André Bartocci

    23/10/2014 at 09:14

    “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.” Martin Luther King.
    Este é seu motivo.
    Obrigado.

  23. jose alves ferreira junior

    23/10/2014 at 09:19

    Bom dia Miguel, parabéns por sua demonstração de civilidade, preocupação coletiva, e muito boas idéias as quais comungo e sempre reflito.
    Uma condição que quero compartilhar é que na verdade nem precisamos como governantes de boas pessoas de caráter com ética, compromisso , responsabilidade inclusive social, etc. precisamos de uma justiça que funcione.Neste momento não vamos precisar de tantos critérios (é impossível criar critérios para esta escolha)para escolha dos candidatos pois a justiça cuidaria disto excluindo para sempre os maus
    políticos
    Como você fala o Aécio tem la seus problemas e são muitos agregados para alimentar, porém precisamos quebrar o ciclo da zona de conforto do PT pois eles realmente estão numa zona de conforto muito grande.
    Acredito sim que tudo depende de política, como a justiça ainda não os seleciona temos que fazer nossas opções meio no escuro, e com certeza a melhor opção é o Aécio.
    Vamos continuar acreditando

    Abraços

  24. Thadeu Soares

    23/10/2014 at 09:26

    Bom dia Miguel,

    Parabéns pela coragem em se posicionar neste momento tão importante da nossa história. Como formador de opinião e um dos líderes de um setor você está fazendo o papel que esperamos para mudar nosso país.

  25. Abdias de Souza Landim Júnior

    23/10/2014 at 09:27

    Bom dia, Miguel! Foi com muito prazer, que li suas opiniões a respeito das eleições e em quem votar! O momento exige muita atenção e compreensão do que estamos passando. Para muitos, um ou outro é a mesma coisa. Enganam-se! A perpetuação do que está hoje no poder – será altamente desastroso para os próximos 4 anos. Tenho certeza! Muitas coligações, muitas promessas de cargos e indicações e reverter a economia hoje, com esse time, impossível! No entanto, você que está lendo e se considera trabalhador e bom, não fique parado! Influencie amigos, empregados, parentes… VOTE AÉCIO PRESIDENTE – não desista do Brasil!
    Obrigado, pela oportunidade Miguel, Você é surpreendente, competente e profissional! Continue assim. Aprendi a admirá-lo, quando me escrevi no Beefpoint – e fico lendo suas mensagens e tópicos sobre pecuária e afins. E a classe agropecuária, meu respeito e carinho – gente honesta e que leva este País nas costas – trabalha 365 dias ao ano. Deus proteja vocês!
    Abraços, Abdias!

  26. Yukio

    23/10/2014 at 09:29

    Parabens!Estamos juntos!
    Agora porque o governo do PT não quer divulgar o indice de DESMATAMENTO E CONTINGENTE DE POBRES E MISERÁVEIS!!??Ta com medo da verdade???

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1536703-governo-segura-divulgacao-de-dados-que-podem-afetar-campanha-de-dilma.shtml

  27. Raphael Kantek

    23/10/2014 at 09:29

    Parabéns Miguel pela sua hombridade! Também votarei basicamente pelos mesmos motivos no 45!

    Forte Abraço.

  28. Dalmo Braga Junior

    23/10/2014 at 09:35

    Parabéns Miguel.
    Belo texto, um retrato fiel da nossa realidade.
    Abraço.

  29. VICTOR MACÊDO DA SILVA

    23/10/2014 at 09:37

    Bom dia Miguel, parabéns pela sua iniciativa, nós precisamos de mudanças um partido ficar no poder por 12 anos, é muito tempo com apenas um partido governando, e não só por isso, por vários acontecimentos que ocorreram e que não sabemos ao certo o que ocorreu de verdade, por que nunca temos a resposta certa e digam a verdade. Por isso eu também voto no Aécio Neves, e espero que o Brasil mude com ele no poder.
    Um Forte Abraço.

  30. enrico ernesto rosa

    23/10/2014 at 09:42

    Quanta ignorância! Ou ingenuidade! Ou, mais provável, má fé e segundas intenções!

    De minha parte, perderam o leitor com a politização deste site em uma eleição de safados e corruptos de ambos os lados!

  31. Marco Hughes

    23/10/2014 at 09:44

    Isso ai’ Miguel! Cada um fazendo a sua parte, com honestidade e hombridade! E’ assim que desejo meu pais! Concordo com teu parecer, palavras que vieram em boa hora! A Alternancia de governantes devera ser sempre uma premissa!

  32. Paulo de Tarso Nora Verdi

    23/10/2014 at 09:45

    Brilhante a sua síntese da atuação do PT,não vejo como uma pessoa de bem,que trabalha e tem valores possa endossar com o seu voto essa quadrilha que representa o atraso,corrupção,incompetência e cinismo mentiroso.
    Parabéns.

  33. Cezar valmor

    23/10/2014 at 09:46

    Estamos mal de opção para presidente. Ou a cruz ou a espada, sei lá o que. Povo só sabe escolher se tiver cultura, educacional e ética. E ainda não infelizmente.
    Na atual circunstância preferiria até alguém indicado mas que realmente tivesse condições intelectuais culturais e honestas, com formação mesmo militar(mas isso parece bicho papão para muitos) a maioria principalmente jovem, não sabe nem o que é o respeito por um símbolo nacional, como a bandeira por exemplo. Não sabem mais o que é o respeito aos pais, professores, pois não se impõe mais nada é tudo direito, dever nada.
    Gostaria de dizer viva Aécio! viva Dilma!, mas não dá. Que saudade do tempo em que se fazia até versinhos e não chacotas para nossos presidentes. Quanta difamação de um lado e do outro, e nós que nos dizemos informados, pois agora a imprensa e outros publicam o que querem sem escrúpulos ou consequências. Que acreditem os fãs de novelas. Você vai ficar na cruz ou na espada. Vou votar em Aécio, mas não sei se é a “cruz” ou “espada”. Cezar Padovani.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 10:33

      Muito obrigado Cezar. Abs, Miguel

  34. Americo de Almeida Santos

    23/10/2014 at 09:47

    Belo texto mas passando para a prática, temos 03 dias para continuar arregaçando as mangas e transformar nossa indignação em VOTOS!!!!!

  35. Higor Couto

    23/10/2014 at 09:52

    Este texto veio muito a calhar. Estamos passando por momentos dificeis na nossa economia e com vários escândalos vindo a tona do atual governo.
    Como você mesmo disse Miguel, o passado do PSDB também não é de todo limpo, mas essa corja que se encontra no governo já está com os dias contatos.
    O atual governo conseguiu atrasar o país e parar com o crescimento que vinha tendo

  36. elizeu petersen

    23/10/2014 at 09:52

    Bom dia Miguel
    concordo com você e gostaria que pessoas que estiveram o ano passado lutando e até brigando por mudanças tivessem o mesmo pensamento mas é fato que muitos ali estavam apenas para aparecer e não para mudar nosso país. Mas vamos continuar que vamos conseguir fazer a nossa diferença sem medo de mostrar o que queremos.

  37. Heitor

    23/10/2014 at 09:58

    precisamos de mudança, vamos de Aécio

  38. Gibson Santos

    23/10/2014 at 10:03

    Miguel, bom dia!!

    Assim como você declaro meu voto no Aécio, como um voto estratégico, com uma visão de que as medidas necessárias em relação ao processo de desenvolvimento de nosso país seja de curto prazo, pois acredito que nesse momento estamos precisando de um gestor que visualize o futuro baseado em medidas no presente que dê sustentação ao desenvolvimento de nosso Brasil, pois “não podemos desistir do Brasil”.

  39. Frederico

    23/10/2014 at 10:10

    Parabéns Miguel! Muito bem exposto. A questão é muita mais ampla do que simplesmente votar ou não num candidato. Temos que mudar o que está aí para interromper esse projeto de poder a todo custo. Abraço.

  40. Carlos Antônio da Silva

    23/10/2014 at 10:23

    Prezado Miguel,
    Faço minha – se permitir é claro – as suas palavras.
    Sou engenheiro eletricista, pecuarista de corte e leite e tenho uma indústria com 219 funcionários na data de hoje.
    O Brasil que estamos vivendo atualmente – se não fosse por meus filhos – dá vontade até de desistir…
    Gostaria também de sua autorização para repassar a sua carta à amigos meus.Trata-se de um resumo fiel do que também entendo estar acontecendo. Trata-se – inclusive – de um documento capaz de pode “abrir” a cabeça de muita gente. E olha que não apenas daquelas que acreditamos serem as menos informadas deste país. Há muita gente “inteligente” que não consegue enxergar o que está acontecendo e o futuro que nos espera.
    Abraços e parabéns inclusive pelo que tem feito a frente da Beefpoint.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 10:31

      Obrigado Carlos, pode sim divulgar. Abs, Miguel

  41. Ricardo

    23/10/2014 at 10:27

    Miguel, Parabéns pelo texto, meu pensamento é exatamente igual ao seu. Presenciei de perto nos últimos anos as politicas de estado implantadas pelo PT para se manter no poder, e te digo, é REVOLTANTE, e o que mais me entristeci é que a sociedade de forma geral não tem conhecimento ou noção da magnitude disso.
    Mas, principalmente, parabéns pela coragem de escrever e publicar seu texto, mesmo sabendo das consequências que poderão ter.

  42. Rodrigo Mendonça

    23/10/2014 at 10:28

    Compartilho do mesmo pensamento Miguel, parabéns!
    Sou estudante de Agronomia e como sou novo, agora estou me preparando para me inserir no mercado de trabalho. Seus depoimentos tem sido muito interessantes e tem somado muito tanto para meu crescimento pessoal como profissional.Leio todos seus depoimentos, pois sei que sempre me acrescentarão,além de me fazer refletir sobre minhas ações e me motivar cada vez mais.
    Obrigado, e mais uma vez parabéns!

  43. Fabio Cardozo

    23/10/2014 at 10:38

    Caro Miguel,
    Seu texto é um excelente resumo do que se pensa e se fala ao redor do país, pelo menos entre as pessoas com os mesmos valores, tão bem compartilhados e descritos em seu texto. Nosso candidato de preferência, Aécio Neves de fato pode não ser excelente, mas é – sem sombra de dúvidas – o candidato estratégico que o Brasil precisa hoje. O PT sempre foi contra a maioria das mudanças que, hoje, para seu próprio deleite, chama de seu. O Brasil merece e precisa de mais! Compartilharei seu texto para que outras pessoas abram os olhos para as reais necessidades desse nosso Brasil que tanto carece da atenção de todos! Parabéns pelo excelente texto.

  44. Jose guedes

    23/10/2014 at 10:39

    Boa Miguel!

    Tenho certeza que suas palavras e ações serão seguidas por muita gente do bem!

    Estamos juntos!!

  45. Daniel Cabral Barbosa

    23/10/2014 at 10:40

    Bom dia Miguel.
    Excelente colocação, muito educado e conciso o seu texto, e retrata exatamente a situação política e econômica do Brasil. Digo com certeza, que essa é visão de quem vota em Aécio.
    Se me permiti,gostaria de divulgar e repassar, pois é um incentivo para quem esta indeciso.
    Forte Abraço.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 19:58

      Claro, pode divulgar. Muito obrigado. Abs, Miguel

  46. Mário Garcia

    23/10/2014 at 10:48

    Oi Miguel, gostei muito das suas reflexões e gostaria de compartilhar uma história que aconteceu comigo na semana passada que faz referências ao momento que vivemos e é até engraçada ao mesmo tempo.

    Eu estava comprando bezerros na divisa de MG com BA e naquele tumulto em meio a vários produtores e comerciantes de gado durante o dia. Negócios fechados, eu queria saber da parte documental de todas as compras e alguns estavam totalmente desorganizados. Nesta roda contei para a turma sobre a necessidade de regularização das questões fiscais e sanitárias e como isso tudo tem importância para a evolução da pecuária brasileira.

    No meio da conversa, um dos ouvintes me disse, Mário você está é louco, é muito controle, é por isso que eu não voto nesse Aécio, quando ele era governador, eu tinha fiscalização e eu tinha que pagar impostos, hoje em dia movimento grandes somas sem nenhum problema e compro notas quando preciso. Voltei a comentar sobre a profissionalização da máquina de arrecadação, os riscos de tocar dessa forma e que se os recursos fossem utilizados de forma decente eu não questionaria de maneira alguma, apesar de não concordar com os %’s. Finalizando a conversa perguntei:

    – Então, em nome de quem serão as notas do gado.

    E a resposta foi:

    – Em nome de Jesus!

  47. Gildeval Andrade Campos

    23/10/2014 at 10:58

    Temos que votar no Aécio por no mínimo dois motivos:
    1-Combate à inflação.Só quem tem mais de 40anos sabe o que realmente é inflação.
    2-Democracia.Tenho 55 anos e me lembro bem da Ditadura de direita que vivemos.O PT está implantando a ditadura de esquerda.Temos que mudar quem não respeita a democracia.
    Parabéns pela declaração do seu voto.

  48. Cristiane Gimenes Lima

    23/10/2014 at 11:09

    Parabéns pelo excelente texto! Sintetiza muito bem o terrível momento imoral que nosso país atravessa! Assino embaixo sem mudar uma vírgula!

  49. João Bismarck

    23/10/2014 at 11:22

    Bom dia, Miguel.
    Infelizmente, parece que a maioria do povo brasileiro não é suficientemente instruída para entender todas as consequências nefastas de termos sido governados pelo PT durante longos 12 anos. Isto está nos custando muito caro e, na minha opinião, o pior está por vir.
    Espero que as últimas pesquisas eleitorais estejam tão erradas quanto aquelas do primeiro turno, caso contrário, teremos tempos difíceis pela frente.
    Abraço,
    João Bismarck

  50. José Luís

    23/10/2014 at 11:53

    Parabéns , Miguel vc expressou tudo oque o nosso povo pensa mais ninguém tem coragem de falar , vc foi muito feliz nas suas palavras ,tenha um bom dia do mais novo amigo José Luís .

  51. Roberto Ferreira dos Santos

    23/10/2014 at 12:00

    Bom dia Miguel
    Eu e minha familia tbem votamos no Aécio 45 p/ retirar do poder esses petistas corruptos e arrogantes.abraço.

  52. Eduardo Graciano

    23/10/2014 at 12:04

    Bom dia Miguel , vou perder 15 minutos almoço , para te elogiar (melhor definição porque votar Aecio)que vi desde início campanha.Parece que minhas convicções você consegui escrever de forma perfeita , sensacional …

  53. nelson

    23/10/2014 at 12:07

    parabens pelo excelente texto e principalmente pela clareza de ideias , e hora de mudança porque estamos construindo um pais sem valores e carater , mudando pelo menos estamos dando a oportunidade para que alguem melhore a nosso pais , porque se esta ruim com o PT pode ficar muito pior

  54. Alexandre Lobo Machado

    23/10/2014 at 12:18

    Como mais um brasileiro indignado com toda essa corrupção, eu quero lhe agradecer pela sua coragem e que ela possa estimular mais tantos outros, formadores de opinião. Grande abraço!
    Ps., JORNAL DE CUBA, confirma

    http://www.diariodecuba.com/cuba/1365797955_2750.html

  55. Marcelo Semenzin

    23/10/2014 at 12:19

    Olá Miguel

    Com alegria li seu artigo e concordo com você, pelo posicionamento. Assim tenho feito aqui em Gurupi, To, ( apesar de ser paulista de S.J.Rio Preto ) com os funcionários da fazenda e familiares.
    O tema está lançado: Política
    O lema de ser: Posicionamento/envolvimento.
    Me deixa feliz ver seus comentários e encontrar uma pessoa que tem a mesma linha de pensamento que eu.

    Grande abraço e fica na Paz.

    Marcelo

  56. Sonia Bertini

    23/10/2014 at 12:25

    Mandou bem Miguel!! Penso muito parecido com vc. Não vamos desistir de ter um país forte, livre e democrático!
    Abraço,
    Sônia

  57. ANGELO

    23/10/2014 at 12:34

    Miguel

    A eleição 2014 está proporcionando uma evolução da Democracia no Brasil. Vejo várias pessoas “saindo à luta” para tentar mudar o Brasil e não se calar, pois não estão de braços cruzados como nas eleições anteriores. Muita gente tomando “partido”. Querendo ficar no seu domicílio eleitoral para votar, para mudar o que tem que ser mudado.
    Parabéns pelas explanações e eu acredito nesse país.
    Forte Abraço

  58. Carmen Solange Schieber Severo

    23/10/2014 at 12:38

    Miguel, fico feliz em ver que existem jovens brasileiros pensando positivo e trabalhando arduamente para fazer o Brasil funcionar melhor. Mais feliz ainda fico eu ao perceber os valores morais que você pratica, fruto da educação recebida em família, coisa aparentemente rara em nossa sociedade.
    De tudo que você falou quero registrar que é fundamental a participação da sociedade brasileira junto aos políticos. É a única maneira de conseguir-se resultados práticos de mudanças: reformas política; tributária, fiscal; administrativa; do judiciário… São tantas as urgências mas a maior, sem dúvida, é a EDUCAÇÃO.
    Só nos resta aguardar os resultados das urnas…

  59. Miguel, obrigada por traduzir e ordenar com tanta clareza sentimento de todos nós que compartilhamos das mesmas ideias.
    Importante também para aqueles que pensam o contrário terem argumentos sólidos p talvez mudar.

    Valeu!

    Abs,

    Clélia

  60. jose davila

    23/10/2014 at 12:44

    Parabéns Miguel, também concordo plenamente, ainda mais! Quero ver se o Aceio acaba com esta farra no BNDS e distribua com justiça os recursos para todos.

  61. Alisson Andrade

    23/10/2014 at 12:48

    Eu tinha certeza que jogávamos no mesmo time! Muito coerente suas colocações. Pensamos de forma semelhante! Essa corrupção que assola o Brasil me entristece profundamente!! Grande abraço! Vou divulgar!!!

  62. PAULO ROBERTO CASTRO OPES

    23/10/2014 at 12:49

    Como todo cidadão e cidadã patriota e esclarecido também votarei em AÉCIO pois não quero ver minha pátria de transforma numa Cuba ou Venezuela.
    Se não for a melhor opção, é a única que impedirá o caos político e financeiro da Pátria

  63. Edom

    23/10/2014 at 12:51

    Excelente… muito coerente e de um bom senso admirável, parabéns Miguel.

  64. LUIZ BRAULIO DE VILHENA

    23/10/2014 at 12:56

    Prezado,
    Pois é.
    Concordo com você na maioria de seus argumentos.
    Apenas ressalto que a situação que hoje vivemos, é obra do descaso e da falta de atenção do nosso setor – Agrícola – para com os nossos interesses e nosso desenvolvimento. Já passou da hora de sermos mais unidos na busca de um Brasil Melhor, ao menos para os nossos descendentes.
    O Organização que se apossou do poder em janeiro de 2.003, destruiu ao longo desses anos toda e qualquer capacidade de desenvolvimento ou mesmo de manutenção do que se havia conquistado antes dela.
    Locupletação, passou a ser uma palavra de ordem desde então.
    O Sr. Aécio, não só pela origem familiar e geográfica, tem condição de tentar resgatar a possibilidade de uma nova condição para nós, nosso povo e nosso País. Nada mais do que isso.
    Pois como sabemos a destruição foi tamanha que somente, no mínimo, uma geração e meia, será necessária para repormos as coisas no lugar e, ai, pensarmos em desenvolvimento.
    Abraço.

  65. Teresa Cristina Vendramini

    23/10/2014 at 13:04

    Miguel obrigada pelo artigo de hoje.
    Mais do que conhecermos seu candidato ou posição política sobre tudo o que está acontecendo no Brasil hoje,acredito que seja vermos como você mais uma vez lida com isto. Inteligência ,foco nas idéias e elegância.
    Um abraço meu amigo e até amanhã cedo na sua próxima newsletter Beefpoint
    Teka

  66. Eder Ghizzi

    23/10/2014 at 13:23

    Me decepcionei por completo com a sua pessoa. Os seus argumentos são para justificar o injustificável. A sua simples opção. Se está indignado com a corrupção do PT como explica a corrupção do PSDB no metrô de SP, no escândalo do SIVAN, na compra da reeleição, na venda das estatais, na construção do TRT de São Paulo (Caso do Lalau), do GOro Hama na CDHU em SP, e por aí vai. Olhar o rabo dos outros é fácil. Pensando na agricultura em geral o governo tucano foi e é mediocre. Em qualquer comparativo me proponho a debater contigo em qualquer local, muito embora nem me atreveria a tanto em matéria de pecuária que sou um ignorante. Mas, o que mais me incomoda é a falta de percepção social da transformação do Brasil. Vocês tucanos votam para melhorar a própria conta bancária e se lixam para as pessoas humildes, que é quem vai comprar a tua carne viu Miguel. É o salário mínimo do Lula que vai melhorar a sua venda de gado, não aqueles reajustes abaixo da inflação da era FHC. E mais, pessoalmente, o Aécio é desqualificado. Ele é conhecido por cheirar cocaína, bater em mulher em boate (denunciado pelo Juca Kfouri), por fazer aeroporto na terra do tio e por desviar dinheiro de rádio para a sua familia. Ou seja, se você se indigna por corrupção, então está votando no ladrão. Olha, tem ainda trezentos milhoes de comparativos para discutir contigo em qualquer local. Sua escolha é horrorosa e sua decisão de divulgar seu voto foi totalmente sem propósito. Melhor, foi com o único proposito de puxar voto pro seu candidato que espero que tome uma piaba bem dada.E você que fala tanta em regrinhas para decisões, perdeu totalmente o prumo em cair na tentação de ajudar esse cheirador mineiro. Ao invés de ganhar propósito pro seu negócio, acaba de perder um cliente, pois acho que você não deveria misturar as coisas. O PT tem problemas demais, mas a corrupção não é só nele. Você se esqueceu também do Demostenes Torres e do Cachoeira. Olha esse cambada não vale nada. Enfim, se esse vagabundo e covarde que bate em mulher ganhar, o povo brasileiro vai sofrer e você vai continuar passeando mundo afora. A elite brasileira é a mais atrasada da américa. Graças a elite que passamos 1500 anos sem a população ter poder de compra. Decepcionei total e pra mim foi imperdoável. Declarasse o seu voto na segunda, se o seu proposito fosse apenas revelar suas opções. E você ainda teve a cara de pau de perguntar pra quem a gente ia votar prometendo sigilo. Olha Miguel, esse foi o maior erro da sua vida. Pode guardar isso. Você é extremamente qualificado, mas errou feio. Não por votar em quem quer, mas por desrespeitar os seus clientes. Pôs a bandeira do flamengo no seu boteco e acha que vascaíno, botafoguense e etc vão lá bater papo contigo. Já era!

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 20:00

      Olá Eder, obrigado pela mensagem, que considero mais agressiva que o tom do meu texto. Mas vou deixar aqui publicada como um registro de quem pensa diferente de mim. Abs, Miguel

    • Adriano Caruso

      26/10/2014 at 09:54

      Eder, me desculpe mas você esta sendo mais arrogante que indignado, acho que você esta certo nas colocações de comparativo da corrupção, mas você esta deixando muito claro sua opção de estar com PT, não queira impor somente seus argumentos e querer que outros não deem suas idéias e opções. “Vivemos numa democracia”, cada um afala o que quer e escuta quem quer.
      Você também esta cometendo um erro muito grave de chamar o candidato a presidência da Republica de cheirador de cocaína e agressor de mulheres, acho que devemos respeitar as pessoas, seja mais convincente sem ofensas.
      Obrigado
      Referente ao Miguel, digo que nunca deixe de expor suas idéias, independente de estarem certas ou erradas, se estiverem certas ótimo, mas se estiverem erradas corrigiremos, assim que o ser humano aprende.
      Parabéns.

  67. Paulo Campos

    23/10/2014 at 13:35

    Miguel, parabéns pela sua colocação. Temos todos que expor nossas posições e trabalhar para mudar a situação presente. Copio abaixo texto que recebi. As palavras não são minhas, mas espelham minha posição.
    ” Há muitas mensagens circulando contra e a favor de cada candidato. Resolvi fazer a minha. Não me lembro de ter me engajado em uma campanha eleitoral. Sempre votei consciente, mas nunca fui para militância. Hoje, tenho dois filhos que herdarão o mundo que estamos construindo. Isso me obriga a ser mais ativo. Parto de duas premissas: I) todo homem, por menor parcela de poder que detenha, tende a dela abusar (Maquiavel); II) não há uma só pessoa boa sem defeito, a qualidade está na supremacia dos benefícios em relação aos defeitos. Por isso, não me iludo em pretender encontrar a perfeição em Aécio. Porém, estou convencido que suas qualidades positivas superam as negativas. Por outro lado, também não nego os benefícios que o PT trouxe ao Brasil. Porém, está evidente que ultrapassou qualquer limite do razoável. A ambição pelo poder destruiu o discurso da ética, da democracia, da nova forma de governar. Tudo isso, a tal ponto, que ofuscou completamente qualquer avanço que tenha feito. Nada do que fizera justifica as mazelas que trouxe. O projeto, está evidente, é de poder e não de Estado. As instituições públicas estão aparelhadas por petistas e seus aliados, em prejuízo da escolha de pessoas técnicas, a meritocracia. A corrupção, com o fim claro de abastecer o esquema, foi institucionalizada. Contra o jogo democrático, se ataca a honra dos adversários e se propalam mentiras, com um cinismo sem precedentes. Frauda-se, assim, o próprio jogo democrático, à medida que, confunde-se o eleitorado de forma orquestrada. O presidente Lula e a presidente Dilma, de forma vexatória, negam a prática do mensalão e todos os outros episódios de corrupção. Isso é gravíssimo. As pessoas mais influentes do sistema presidencialista atribuem normalidade a crimes graves. Essa é uma mensagem desastrosa para toda sociedade, sobretudo aos menos esclarecidos. A cúpula do PT, que ainda define nossos destinos, está presa e é tratada, por eles, como injustiçados. Não fossem os votos do beneficiários do Bolsa família, das ong’s, do MST, todos sustentados pelos que trabalham, a Dilma teria perdido no primeiro turno. Esse ponto merece atenção especial. Para tanto, invoco o pensamento de dois grandes sábios: Aristóteles e Luiz Gonzaga. O primeiro, 400 anos antes de Cristo, chamou a atenção para o risco do sistema democrático se transformar na ditadura da plebe, o que já está acontecendo, pelo populismo e pelo terror com as ameaças de suspensão do bolsa família. Ou seja, por pouco nossa democracia não existe apenas no papel, enquanto, de fato, somos governados por uma ditadura disfarçada. Já Luiz Gonzaga, antevendo tudo isso, há mais de cinquenta anos, afirmou:

    “Seu dotô o nordestino tem muita gratidão, pela ajuda do sulista nessa seca do sertão, mas dotô uma esmola a um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.”

    Hoje estamos assistindo a formação de uma sociedade de viciados pela esmola do Estado, sem o menor estímulo de evoluir para o mercado de trabalho. Se contentando a viver à margem da dignidade humana. E muitos outros argumentos poderia elencar. Para não ficar enfadonho, limito-me a esses. Por tudo isso, resolvi me engajar nessa luta, pela alternância de poder e sugerir a cada amigo uma reflexão sobre qual país queremos para nossos filhos. Se pensar como eu, divulgue, tente conquistar pelo menos 45 votos para Aécio. Se ele nos decepcionar, na próxima a gente muda de novo.”

  68. Valmir G Amorim

    23/10/2014 at 13:36

    Parabéns pela lucidez e decisão de manifestar-se! Vamos tentar convencer cada eleitor indeciso que encontrarmos pela frente até domingo. Temo pela reeleição da Dilma. Perderemos os valores morais da sociedade. Teremos dificuldades de explicar para as próximas gerações que roubar não é correto, que é ilegal e que o sucesso deve ser conseguido pelo trabalho.

  69. MOZART GALVAO

    23/10/2014 at 14:32

    Parabéns Miguel. A Democracia prega alternativas de poder. Agora o Brasil precisa mudar para dar transparência as contas publicas e credibilidade aos Investidores para voltar a crescer, e, só o crescimento econômico, com inflação baixa,reduz a pobreza.
    Um abraço
    Mozart

  70. Marcos Pertegato

    23/10/2014 at 14:34

    Parabéns Miguel, expôs nosso sentimento com muita clareza.

  71. Mario Paoliello

    23/10/2014 at 14:41

    Boa tarde Miguel,
    Parabens pelas colocacoes, concordo plenamente. O Brasil esta diante de uma “encruzilhada” em sua trajetoria e a mudanca tem de ser feita senao sera tarde demais… mais 4 anos desse governo corrupto levara decadas para que o brasil se recomponha novamente. Basta de tanta corrupcao e tanto desaforo e desrespeito com todos brasileiros. Aecio sim sera a mudanca para combater e para que o brasil seja um pais melhor que todos nos queremos.

    Obrigado por compartilhar sua opiniao politica por aqui.

    abraco

  72. Gustavo Figueiredo

    23/10/2014 at 14:51

    Miguel,
    Parabéns!
    E saiba que ganhou muito escrevendo o texto, ganhou votos de alguns indecisos e consequentemente ganhou maior probabilidade de tornar o Brasil mais justo.

    Abs,

    Gustavo

  73. Paulo Matos Filho

    23/10/2014 at 15:15

    Miguel boa tarde,

    em primeirissimo lugar – muito obrigado pela sua coragem de se expor e pela coerência nas palavras. Elas nos motivam, nos fazem acreditar em algo melhor e o melhor de tudo, arranjar forças para ainda lutar por nossa terra. Afinal nosso slogan é ser Brasileiro e não desistir nunca.

    Sim, sou um desses Brasileiros que ficaram mudo diante de tanta impunidade. é vergonhoso olhar para todos os setores de uma administração e saber com 100% de certeza que lá tem fraude. esse é o nosso Brasil.

    Porém ao ler seu texto a motivação e o espirito foram energizados por uma vontade de lutar.

    Acompanho a pouco tempo seus textos mas já admiro pela sua força e sua crença no bem.

    Estarei usando seu texto para enviar a alguns amigos, com sua permissão.

    Muito obrigado por compartilhar seu pensamento.

    Paulo Matos
    []’s

  74. Francisco Antônio Rosa

    23/10/2014 at 16:07

    Miguel, você foi iluminado quando escreveu este texto.
    É o que a maioria dos brasileiros pensam, independente de suas cores partidárias. Pena que alguns ainda estão iludidos ao pensar que uma determinada cor, que não está na Bandeira Nacional, vai resolver estas questões abordadas em seu artigo.

    • Martinho Mello de Oliveira

      23/10/2014 at 16:27

      Parabéns, você com coragem e determinação, fez uma análise bastante clara e objetiva acerca do que está acontecendo atualmente no Brasil, que estas considerações sejam uma injeção de ânimo para que milhões de brasileiros tenham discernimento para a escolher o grande estadista Aécio Neves para presidente.

  75. Luciana Gobbi

    23/10/2014 at 16:26

    Parabéns Miguel, concordo com cada linha que escreveste!

  76. Thais Helena R. Silva

    23/10/2014 at 16:36

    Parabéns pela sua coragem em declarar o seu voto, parabéns pela clareza de ideias… Tenho me mantido omissa nessa eleição e admiro quem, como você, consegue traduzir em palavras a insatisfação com o rumo do nosso Brasil.
    Abs, Apalusa

  77. LINCOLN CORREIA

    23/10/2014 at 16:37

    CONCORDO COM TUDO O QUE VOCE ESCREVEU E O NOSSO SENTIMENTO DE MUDANÇA É MUITO GRANDE.REALMENTE O VOTO EM AÉCIO É O NOSSA MANEIRA DE TENTAR MUDAR ESTA SITUAÇÃO,SEM PEGAR EM ARMAS COMO FIZERAM OS PETISTAS QUE ESTÃO NO PODER E SE ACHAM OS DEMOCRÁTICOS.

  78. Martinho Mello de Oliveira

    23/10/2014 at 16:45

    Parabéns, que suas considerações sejam um grande alento para que milhões de brasileiros escolham o Aécio Neves, para este país ser respeitado, íntegro e um dos mais prósperos do mundo.

  79. Flavio

    23/10/2014 at 16:58

    Concordo em gênero numero e grau.
    Considerao que o momento é fantástico por podermos trocar o governo em meio a um mandato que julgo ser de 8 anos. Esta possibilidade, que julgo inédita e promissora, deve ser muito preservada pois é um sonho. O PT e toda sua governança jamais cogitou da possibilidade de desocupar seus postos. Invertem o motivo da sua estada no governo que é para servir e contribuir com o Brasil, e não a de se servir do Brasil para perenizar-se à base de dinheiro mal havido. O PT serve bem o país, …na oposição. É para lá que será promovido, se sobrevivermos ao terror eleitoral.
    Abraço Miguel.

  80. Laucidio coelho neto

    23/10/2014 at 17:23

    Perfeito Miguel democracia e alternância de poder o Brasil não tem dono está faltando espírito público.

  81. Felipe Picciani

    23/10/2014 at 18:09

    Caro Miguel,

    Seus emails diários, tem sido motivador, tenho repassados a alguns amigos e colaboradores, mas realmente hoje, fiquei muito feliz em ver como você conseguiu traduzir em palavras o sentimento de muitos de nós, que inclusive tomei a liberdade de publicar em meu Facebook com os devidos cumprimentos a você. Creio piamente que devemos acreditar no Brasil, e que aqui é o melhor lugar do mundo, mas que todos devemos sair de nossa zona de conforto para buscarmos o que queremos, e a sua declaração de voto deixa bem clara essa atitude e nos serve de exemplo. Vamos a luta, pois “quem busca sempre alcança”.

    Fraterno abraço!!!

    Felipe

  82. Juliana do Val e Ovidio Brito

    23/10/2014 at 18:38

    Miguel,
    Gostaríamos de parabenizá-lo por ter tomado posição, correndo o risco mais de perder do que de ganhar… Parabéns pela clareza e síntese para descrever um momento tão importante para todos nós!
    Também votamos no Aécio e vamos tentar voto a voto ajudar o futuro do nosso país!
    Bjo
    Ispora e Ovidio

  83. vera

    23/10/2014 at 19:40

    Parabens Miguel!!!!

    Você em poucas palavras descreveu a real definição de como está nosso país.
    Também votaremos no Aécio,pelo menos é uma esperança de sair dessa ditadura petista que enfrentamos há 12 anos.
    Obrigada pelo esclarecimento tão oportuno
    Vera

  84. Estêvão Domingos de Oliveira

    23/10/2014 at 20:06

    Parabéns pelo artigo

    Também votarei em Aécio não porque o considero excelente candidato, mas porque sou extremamente a favor da alternância de poder.

    Outros motivos estão nos telejornais e nos comentários dos economistas mais graduados do Brasil e exterior.

    Abraço a todos

  85. Miguel da Rocha Cavalcanti

    23/10/2014 at 20:33

    Comentário que recebi do Louis Pascal de Geer, leitor do BeefPoint, de longa data:

    ===============

    Como é bom poder votar nas mudanças e se libertar das amarras da velha politica e a corrupção – VOTA 45 – VOTA AÉCIO!

    Como deve ser um alivio enorme para os bons políticos quando eles podem ajudar e votar projetos pensando tão somente no mérito destes e assim quebrar de vez aquela velha pratica de ser um pau mandado pelas lideranças que abafam e amordaçaram qualquer movimento e questionamento que podem ameaçar o poder.
    Como deve ser bom quando os eleitos podem encarar o povo com honestidade, franqueza, transparência, gratidão, generosidade e principalmente com lealdade com a sociedade brasileira; servir é um ato de humildade, coragem e atitude.

    Como deve ser bom para poder votar com a convicção de que estamos fazendo o melhor para o Brasil elegendo pessoas quais agregam valor através da inclusão verdadeira e total o que leva todos nos a fazer as coisas cada dia melhor; finalmente vai chegar o Melhoramento Continua na politica a na administração publica brasileira.

    Como é bom ver alguém honrar a politica que para mim na sua essência é de mediar, buscar consenso, construir pontes e principalmente incorporar a famosa frase inglesa “We agree to differ” (Nos concordamos em discordar), mas insto implica também que tem coisas onde vai ser impossível de simplesmente concordar com as diferenças existentes porque ferem conceitos básicos éticos e morais.

    Como é bom de ver o Presidente ter a capacidade de articular, valorizar os Poderes e fazer o melhor para este País Maravilhosa que é o BRASIL!

    Louis Pascal de Geer.
    23 de outubro de 2014

  86. Paulo Tchujo

    23/10/2014 at 21:03

    Primeiramente parabéns pelo texto.
    Também tenho estes mesmos pensamento sobre a atual politica do nosso pais e informo que no atual momento não é fácil escolher o novo representante, mas como um bom brasileiro digo sempre que “eu acredito no BRASIL”.

  87. Juliana Correa Borges Silva

    23/10/2014 at 21:36

    Boa noite Miguel,
    Simplesmente fantástica sua exposição! Exposição de ideias, de fatos, de valores, de opinião!!!
    Como cidadã que acredita na mudança e na volta dos valores esquecidos me sinto na obrigação de compartilhar suas palavras.
    Vamos juntos acordar o gigante adormecido!!!

  88. Evandro

    23/10/2014 at 21:36

    Parabéns Miguel pelo texto ! Sou leitor assíduo dos seus textos. Mas nesse texto você conseguiu sintetizar o que pensa a maioria das pessoas de bem do nosso país.
    Abraço
    Evandro Ferreira

  89. Eduardo Brito Bastos

    23/10/2014 at 21:42

    Parabéns pela coragem e clareza no texto! Política se faz também influenciando…

  90. Janete Zerwes

    23/10/2014 at 21:46

    Olá Miguel,

    Não preciso acrescentar nada ao que você manifestou, penso igual.

    Apenas gostaria de acrescentar algo a tudo que você explicitou: Precisamos evitar desperdícios de potenciais de desenvolvimento que estão aí visíveis nos progressos da iniciativa privada,da ciência, nos avanços do conhecimento em geral, tanto no que tange a agricultura como em nossas indústrias ou comércios. Esses desperdícios tem se efetivado por conta do Estado e da sua conivência com corruptos, pelo processo de desvinculamento da sociedade com os governos.Estamos em um estado de apatia, como se o Governo, fossem “eles”, sujeitos distantes do “nós”. Com isso nos tornamos objetos de desmandos.Observamos, inertes nossos impostos pagos com sacrifícios, sustentarem projetos escusos.

    Cabe a nós como brasileiros exercer nossa cidadania,e, concordando com você, abrir nossos olhos, buscar maior participação nos processos políticos, seja individualmente, seja através das associações de classe.

    Incluo ainda uma ressalva, nossas organizações sindicais ou sociais tem que ser apartidárias, isso não implica em silêncio, mas na capacidade de discussões fundamentadas sobre a Política.

    É essencial conhecer os dois lados de uma questão, ouvir “bons” argumentos e buscar a verdade,para depois tomar decisões sobre quem se deve ou não apoiar, assim como você fez!

    Abraço,
    Janete Zerwes

  91. VERIDIANO OLIVEIRA

    23/10/2014 at 22:14

    Como leitor desse importante canal, não poderia deixar de comentar este inteligente artigo.
    A leitura me foi muito oportuna e proveitosa, principalmente porque o assunto é de grande importância para nós trabalhadores e produtores do agronegócio brasileiro.
    Concordo plenamente Miguel, com suas sábias colocações do texto. O que me deixa triste é saber que pessoas esclarecidas pensem diferente, isto é difícil para eu entender.
    Meu pai dizia pra nós lá em casa, quando éramos criança, que “quem mente rouba”. Sabíamos, por ele que o pior crime do homem era o de roubar, pegar no alheio. Não tinha perdão. E para evitar em nós o hábito de mentir ele nos dizia: “- Meu filho, quem mente rouba!” Aquilo dava um medo danado; então, na hora de soltar aquela mentirinha… voltávamos atrás. Porque não queríamos carregar nas costas o crime maior. O título de ladrão!
    Então, nos dias de hoje não creditamos em gente mentirosa e muito menos em ladrão. Aprendi isso com meu pai.
    Como podemos dar um voto de confiança em gente mentirosa, enganosa, e que rouba descaradamente que nem essa turma do PT? Você confia no assaltante que entra na sua casa para lhe roubar e causar mau a sua família?
    Pergunto a você, que comentou aqui e vota no PT, quanto de imposto você paga por ano ao governo petista. Se você não sonega sabe que o governo que mais arrecadou impostos em todos os tempos é o governo do PT. Sou um homem de bem e não sonego os tributos impostos a mim e a minha empresa. E fico indignado em saber que no tempo de D. Pedro II houve, percentualmente, mais investimentos na infraestrutura do Brasil que nos tempos de hoje. Votar num partido corrupto, desonesto e malfeitor por conta de uma política social maléfica, que busca claramente manter o pobre contido numa bolsa de esmolas, custeada pela classe produtora. É o fim, viu! Meu voto é pela indignação de todos os brasileiros que assim como eu vive enojado dessa corja de ladrões confessos. Que aprontam e não pagam pelos seus crimes, porque apelam pelo poder absoluto.
    Temos que mudar, sim. Se a corrupção, a roubalheira e a incompetência continuarem, no final de 4 anos mudamos novamente. Bom voto de mudança a todos!

    Veridiano Oliveira
    Xinguara – Pa – Brasil

  92. Luiz

    23/10/2014 at 22:33

    Caro Miguel,
    Tenho um pouquinho de idade do que você, vivi na ditadura, acompanhei a abertura política, e durante todos esses anos o que mais eu vi foram os maus políticos que se elegem e só procuraram fazer coisas em benefício próprio. Conheci de perto a “Mega inflação”, comecei a falar de dinheiro chamando de cem mirréis , depois cruzeiros, cruzeiros novos, cruzeiros, cruzados novos, cruzados etc. Sempre ouvia dizer que o nosso Sistema de Saúde estava falido, assim como a Segurança e a Educação piorando a cada dia. Salário mínimo de fome, Pobreza ignorância e miséria, elegendo Corruptos em troca de mincharias, Homens sendo preso e esquecidos nas celas por roubar galinha. Roubos nos governos federais, estaduais e municipais, sem ninguém devolver nenhum tostão, Esse Políticos que foram destruindo a cada dia nosso país, sempre apareceram existiam até slogans “ele rouba mas faz”, lembra do “caçador de marajá” que sofreu “impeachment” e voltou para o congresso? Casos e casos, só que com pouca repercussão, não como hoje, que escancara os Políticos mal intencionados que se tem, e ainda é muito difícil fazer eles pagarem por todo mal que fizeram a nação. E é assim que é o nosso Brasil, e isso é uma tristeza e vergonha. Essa é a pior campanha presidencial que eu já vi, onde o mocinho que quer vir nos salvar, se une com um dos fundadores do partido opositor por pura conveniência. O Opositor? ele é acusado de construiu um aeroporto nas terras de seus parentes….se foi verdade mesmo, sem desculpas, é caso de Polícia. Eu Sinceramente não acredito no PSDB, o partido que mais privatizou o Brasil, e queria privatizar também a Petrobrax lembra? era assim que queriam chama-la, Os políticos que estão se dizendo como salvadores, parecem ser todos farinha do mesmo saco. Eu vou Votar Nulo! e pra ser sincero eu gostava mais quando podia se votar no papel, porque agente escrevia ” prefiro votar num cachorro a dar meu voto para vocês “O meu voto será Nulo! E se todos brasileiros votassem nulo era a melhor resposta para essa vergonha que temos em todo cenário político. Precisamos de líderes verdadeiros parece que esses líderes no Brasil só aparecem em formula 1, MMA, Futebol, PCC… Política precisa ser ensinado nas escolas, Vocação não deveria ser profissão, existem múmias nos corredores da política que esqueceram de enterrar e até hoje estão enrolando e mamando na teta do governo, ou melhor dizer do bolso “dos cidadãos brasileiros”, Ninguém quer dar solução para os verdadeiros problemas da população do seu país, SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, a verdade é que ninguém acredita mais, Queremos um Homem ou Mulher que realmente se preocupe com o Brasil, queremos uma limpeza de verdade nos corruptos do congresso, e não esqueçamos os Municípios também, Uma Justiça que funcione para tratar com vigor esse mal, Esses Políticos que estão aí se esbofeteando sem apresentar um plano concreto de governo para os próximos 4 anos, digamos não! São crepúsculos caiados que precisam receber uma lição do povo. O meu Voto é Nulo! Eu não votarei nunca mais no menos Ruim.
    Colega por favor desculpe a grosseria, o desabafo não é dirigido para seu posicionamento, mas é apenas uma oportunidade de manifestação.

    • Adriano Caruso

      26/10/2014 at 11:00

      Luiz,
      Você foi muito claro no seu desabafo em estar tão indignado com a política que até agora percorreu o período de sua vida, concordo com cada palavra que você ditou, mas discordo do seu voto nulo, não devemos fugir da responsabilidade, temos que tentar até morrer de conseguir te um país melhor e ter lideres políticos melhores.
      A politica existe e é inevitável, nossa obrigação é discutir sempre de política, assim estaremos sempre mudando as coisas ruins pela coisas boas, independentemente se você votar no Aécio ou na Dilma, a questão é que você deve votar, se os dois candidatos são ruins, escolha então o menos ruim, assim vamos melhorando pouco a pouco esta politica.
      Sou contra o voto nulo, acho que não é assim que melhoramos as coisas, respeito a sua posição, mas gostaria de tentar convence-lo de não votar nulo.
      Abraço

  93. Renata Affonso

    23/10/2014 at 22:50

    Parabéns pelo excelente esclarecimento, consegui visualizar tudo que gostaria de escrever por mim mesma. Parabéns e muitíssimo obrigado por expressar minhas verdades que por algum motivo não consegui expô-las .

    forte abraço

    Renata

  94. Clovis

    23/10/2014 at 22:58

    Ola! Miguel.

    O que percebo fortemente é que a maioria das pessoas que estão declarando seu voto aqui, de um forma ou de outra, gostam de coisas boas (salvar o país, salvar as empresas, salvar os investimentos, salvar o país dos corruptos, etc.) em vez de pensar como prioridade em salvar as pessoas deste país. Uma fazenda sem os trabalhadores até as cerca caem. Um país não é nada sem seu povo. Na verdade são as pessoas que constroem esta nação. Estas pessoas, todas, precisam ser respeitadas nos seus valores e nos pequenos ganhos que obtiveram com os seus votos nas eleições passadas.
    Miguel,gosto muito do seu trabalho, acredito nele, aprendo e aplico muita coisa do que passas nas nossas propriedades e queria dizer com sinceridade que sempre serei seu discípulo. Assim, como também respeito muito a sua escolha, mesmo ela não sendo igual a nossa.

    Atenciosamente
    Clovis

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/10/2014 at 23:11

      Olá Clovis, muito obrigado pela atenciosa resposta. Abs, Miguel

  95. Joaquim A Oliveira

    24/10/2014 at 00:00

    Parabéns, Miguel! Adorei o seu texto. Concordo plenamente com você. Infelizmente, ao que parece, a coisa vai continuar. Ao continuar, teremos anos sombrios pela frente por muito tempo, pois depois volta a maldição Lula. A candidata, com toda convicção, propaga que é honesta, mas não combate a corrupção, não pune os responsáveis e diz estar esperando que a justiça o faça, fingindo esquecer-se de que a nossa justiça é lenta e condescendente. Declara que nunca roubou nada, mas só o fato de deixar roubar é suficiente para ser punida e alijada do poder. É fato incontestável que, se o meu subordinado é corrupto ou corruptor, eu sou responsável por ele e devo assumir esta responsabilidade por completo, pois fui eu quem o nomeou para o cargo. Isso é ponto pacífico. Portanto, a primeira medida que a ‘presidenta’ deveria tomar é se livrar do incômodo, demitindo o gatuno. Não tem que esperar decisão judicial coisa alguma. A sociedade merece uma resposta rápida e dura. Ou será que não? Já começo a acreditar que sou eu que estou errado. Temo muito esta reeleição. Torço e rezo para que o povo dê um basta nisso nas urnas, neste domingo. É o mínimo que podemos e devemos fazer. Obrigado, Miguel! Continue assim: franco e destemido.

  96. Fabio Seixas

    24/10/2014 at 00:07

    Miguel,

    Acho que você pode imaginar como fiquei feliz em ler sua declaração de voto.

    Parabéns! Vamos em frente.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      24/10/2014 at 01:25

      Fabio, muito obrigado, você é uma inspiração de empreendedor que está atuando de forma ativa e inteligente na política. Quero seguir o mesmo caminho. Abração, Miguel

  97. Sonia

    24/10/2014 at 00:14

    Parabéns pela clareza ,lucidez e coragem do seu texto! Concordo integralmente com ele.

  98. Eduardo Ferraz Pacheco de Castro

    24/10/2014 at 02:45

    24/10/2014 02:03

    Eu gostaria muito que as Urnas refletissem percentualmente as opiniões de bom nível aqui, de ambos os lados.

    Citações:

    – Aécio 35 citações.(85,36%)
    – Dilma 6 citações.(14,64%)

    A matemática é clara: “45 é maior do que 13”.

    Um abraço Miguel e pra você Presidente o meu coro: “Vai AÉCIO!”

    Eduardo Ferraz Pacheco de Castro

  99. Marvyn Ribeiro

    24/10/2014 at 08:19

    “Cada cabeça uma sentença”…
    Acho complicado sim, misturar assuntos comerciais com política. Uma coisa é declarar o voto, outra é impor idéias, mas respeito. Nunca tive partido político, porque prefiro acreditar em pessoas do que em ideologias. Acho que as pessoas tem muito fanatismo neste tema, acreditam em uma coisa e defendem, gritam e levantam a bandeira sem querer enxergar o outro lado. Declarar da maneira que fizeste, talvez, na minha ignorância, seja dizer que a mais de dez anos atras não existia corrupção e o país era uma maravilha, um paraíso.E soubemos que não é verdade é bem ao contrario.
    Eu me formei na área da pecuária, por uma das centenas de Universidades criadas pelo governo Lula. E a minha família era bem humilde e conseguiu melhorar um pouco de vida depois da entrada do atual governo. E não foi nos dado nenhum bônus, nem um bolsa isso ou aquilo e sim a oportunidade de arremangar as mangas e trabalhar PRODUZIR, através de financiamentos para aquisição de meios de produção de pecuária, extremamente fiscalizados. Vi muita gente que foi empregado a vida inteira, ganhando um salario de fome e sendo praticamente escravizado, nestes últimos anos virar produtor rural e contribuir muito com a pecuária nacional. Em meu estado (RS) a maior contribuição da pecuária nos giros de capital, advêm da agricultura familiar que é muito estimulada pelo governo.
    E ainda agora escutamos o atual candidato a Governador do estado pelo PMDB dizer que se os professores querem Piso, que vão comprar em uma loja de construção, estes sim que deveriam ser considerados nossos heróis. Então volto a dizer, este é um tema muito amplo e “Cada cabeça uma sentença”.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      24/10/2014 at 08:55

      Olá Marvyn, bom dia. Obrigado pelo comentário.
      Em nenhum momento quis impor ideias, apenas apresentei minha visão e meu ponto de vista. Por favor, me indique onde fui arrogante a esse ponto no texto. Quero melhorar.
      Também não estou negando em nenhum momento que não existe corrupção antes do PT, muito pelo contrário. E fiz isso no começo do texto.
      Abs, Miguel

  100. Marilete Souza

    24/10/2014 at 08:29

    Parabéns Miguel, pela qualidade excelente do seu texto. E por expressar por milhões de brasileiros que não aguenta mais tamanha corrupção. Acredito na mudança!

  101. Olidia Ferreira Barbosa

    24/10/2014 at 10:45

    Expressa exatamente o sentimento dos brasileiros pensantes. Sempre admirei o pt pelas denúncias à corrupção que faziam. Me emocionei quando Lula foi eleito pela primeira vez. Por sua luta, perseverança, história de vida e tudo mais. De lá pra cá as denúncias de corrupção contra membros do governo e aliados pipocaram. Por muito menos Color foi caçado. E hora de reagir. Mas infelizmente infelizmente a segunda opção não serve. VOTAR PRA QUEM?

  102. Silvio Cruz Pereira

    24/10/2014 at 11:12

    Parabéns Miguel. Você é uma pessoa iluminada, pois tem a propriedade de transmitir de maneira simples e objetiva aquilo que muitas vezes temos o desejo de manifestarmos, mas temos dificuldades de expressarmos.As pessoas precisam conscientizar que não podemos e não devemos submeter e compartilhar com essas vergonhosas ações que o PT veem praticando ao longo desses anos, que você tão bem as descreveu. A nossa ferramenta é o voto. Se o Aécio ( PSDB ) não for bem, mudaremos novamente. Não podemos ter receio a mudanças, elas são necessárias também. Parabéns, continue nesse propósito para termos um Pais melhor.

  103. CIDA MUNIZ

    24/10/2014 at 11:14

    Temos o mesmo pensamento em relação ao voto e também em relação a partidários do PSDB. Sem dúvida, precisamos de alternância de poder. Isto não é ponto final e sim o início de uma nova história.

  104. Márcio Rezende

    24/10/2014 at 11:26

    Miguel,
    Na minha opinião você mencionou tudo o que merecia ser mencionado. A desvalorização do mérito e o projeto de poder desvinculado do projeto de país fazem do governo atual um algoz para o Brasil. O resultado do mal feito de hoje não vem tão imediatamente. As estruturas de governo que deveriam dar suporte à atividade agropecuária não foram jogadas aos lobos. Foram jogadas às hienas.
    Parabéns pela clareza de visão.

  105. Eduardo Simões Corrêa

    24/10/2014 at 11:51

    Miguel,
    De longa data acompanho os seus textos. Sempre claros,lúcidos e objetivos. Sem dúvida, você se transformou em um dos líderes do Agronegócio e o setor necessita de pessoas como você participando da política brasileira. Assim,na minha opinião, você deveria pensar seriamente em entrar para a política partidária.

  106. divina Andrade

    24/10/2014 at 12:40

    Parabéns Miguel,texto muito sucinto precisamos dar um basta neste PT.

  107. Gustavo Resende

    24/10/2014 at 13:01

    Parabens pelo texto.. voto na mudanca pelos mesmos argumentos descritos acima.

  108. Adriano Caruso

    24/10/2014 at 13:38

    Parabéns Miguel por sua coragem de expor sua opinião de forma tão convincente.
    Gostaria também de deixar minha opinião.
    Tenho motivos comerciais bastante convincente para seguir com o Governo PT, mas de hipótese alguma irei votar no PT, não acredito neste partido por obter gente despreparadas e que obviamente se tornam desonestas, o pior é ter que escutar dos lideres do PT em “dizer que não sabia de nada”, seriamos hipócritas nos calar ou fazer que não escutamos.
    Tudo que nós fizermos na vida e que tenha sucesso, sempre teremos que nos preparar, estudar, buscar conhecimento, fazer coisas que são certas, buscar orientações em pessoas “honestas” de sucesso, mas infelizmente nosso Governo atual não serve como exemplo.
    O ponto principal de tudo é a HONESTIDADE.
    “Quem semeia honestidade colhe frutos perfeitos, mesmo num pomar repleto de pragas”.
    Fica a pergunta.
    Como podemos colher frutos perfeitos com DESONESTIDADE?
    Abraço Miguel e parabéns mais uma vez.

  109. Rubens

    24/10/2014 at 14:54

    Miguel.
    Boa tarde!…
    Só posso parabenizá-lo pelo texto. Educado e esclarecedor!…
    O Brasil precisa de outra oportunidade!… Os Petralhas so estão olhando para o proprio úmbigo. Depois de domingo, não tem mais solução. É agora ou a ruptura traumatica!…

  110. Carlos Silva

    24/10/2014 at 15:28

    Parabéns Miguel,

    Texto objetivo, claro e verdadeiro…

  111. Túlio

    24/10/2014 at 16:46

    Caro Miguel,
    Muito bonito seu texto, respeito sua opinião assim como os outros. Só que um empreendedor inteligente onde tem seu “comércio”, não pode levantar a bandeira tão alto, até porque seus fregueses não tem a mesma opinião. Um mundo como o nosso onde podemos chamar de democrático precisamos ter cuidado com nossas atitudes.. você foi muito corajoso mas decepcionou muita gente, tenha certeza disso! Não preciso nem dizer meu voto, pois entre o sujo e o mal lavado vou ficar com o encardido, só não posso ficar em cima do muro.
    Abraço!

  112. Túlio

    24/10/2014 at 17:04

    Apaga os comentários é chefe?

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      24/10/2014 at 19:16

      Estão sendo autorizados… :-)
      Abs, Miguel

  113. Paulo Costa Ebbesen

    24/10/2014 at 17:15

    Meu Caro Miguel, bom dia.
    Sou gaúcho e como dizemos aqui, por bairrismo, brasileiros por opção. Nossos antepassados lutaram muito para que as fronteiras deste pedaço de chão ficassem no Brasil.
    Quero antes de mais nada te cumprimentar pela posição assumida, pelos valores que lutas e com os quais comungo inteiramente.
    Sou pai, avô e agropecuarista (tenho uma fazendola em Cachoeira do Sul) e vejo estarrecido o que tem acontecido neste País nos últimos 12 anos.
    Faz parte da tática de projeto de Poder desta gente (quem conhece os manuais que eles seguem sabe disso) desconstituir as instituições, pregar a luta de classes, ser tolerante com o roubo, violência, etc.
    E porque o povo brasileiro não percebe que estamos caminhando no sentido de termos instalado em nosso País uma ditadura socialista?
    A resposta esta na frase abaixo que copio da tua manifestação.
    – “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem
    caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.” Martin Luther King
    Nossas lideranças do setor primário (vide Presidente da CNA) não nos representam, pois apoiam este projeto de poder, com os quais, tenho certeza, a ampla maioria dos produtores rurais deste País não concordam.
    Parabéns pela posição pública que assumistes.
    Vamos votar pelo Brasil dia 26
    Forte abraço
    Paulo Costa Ebbesen

  114. José Ricardo S Rezende

    24/10/2014 at 17:41

    Quem quer mudança, que acha que podemos mais, que merecemos mais, vota pela alternância de governo. Quem está feliz vota pela continuidade de governo. Não há uma verdade mas sim muitas. Domingo vamos saber o que a população pensa. Não são pesquisas que vão decidir, muito menos de institutos que erraram feio seus prognósticos a menos de um mês, e sim os eleitores. MUDA BRASIL!

  115. Renato G. Ferreira

    24/10/2014 at 20:15

    Parabéns Miguel por sua coragem e autenticidade. Todos deveriam ser movidos por suas crenças e princípios como você, o País precisa mais disto. Covardia e Omissão podem ser aparentemente mais seguros, mas então, p/ que motivos estamos neste mundo?
    Te apoio 100% em suas declarações.
    Um abraço,
    Renato Ferreira

  116. PAULO CEZAR DA SILVA

    24/10/2014 at 21:06

    Boa noite Miguel,
    sou amigo do seu pai, sou conhecido como “Paulo Real” em São Miguel do Araguaia – GO, li seu texto, concordo plenamente com seu ponto de vista, acho que única maneira de participarmos sem envolvermos politicamente é como os moradores de Ribeirão Bonito no estado de São Paulo, onde se criou uma associação de moradores, com o nome de AMARRIBO BRASIL, sugiro que acesse o site.
    Não sei se você conhece, o Portal da Transparência da Controladoria Geral da União, onde fala sobre o Controle Social http://www.portaltransparencia.gov.br/controleSocial/o qual recomendo também.
    Á única maneira de combatermos à corrupção é a partir do município o qual moramos. Att.

  117. Alejandro Aguilar Benitez

    25/10/2014 at 00:37

    Creo que Usted es un hombre con valores, honesto , capaz y corajudo
    Es un placer leerlo
    Lo felicito
    Le envío un fuerte abrazo
    Alejandro AB

  118. Almir

    25/10/2014 at 11:33

    Parabéns Miguel.

    Nós que somos bons ou ao menos tentamos ser não podemos nos calar.
    Valeu

  119. Antonio Vieira Lima

    25/10/2014 at 11:53

    Gosto muito de ler comentários e posicionamentos tão incisivos como os expostos por todos manifestaram. Reconheço que não tenho argumentos tão ricos como os de vocês, mas também vou declarar o meu voto e justificar.
    EU VOTO NA DILMA, pois, a minha vida melhorou muito na administração do PT.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      27/10/2014 at 01:03

      Muito obrigado Antonio, pela participação. Abs, Miguel

  120. Paulo Roberto Goi Filho

    30/10/2014 at 22:24

    Boa noite Miguel.
    Parabéns pelas sabias palavras e pelo fato de se expor em um assunto tão delicado!
    Concordo plenamente com suas palavras, não comentei antes pois estava com uma “pilha” de email`s atrasados devido a colheita da safra de inverno e plantio de culturas de verão…
    Pena que ficaremos mais 4 anos sem saber como seria a mudança, Boa? Ruim? Igual? são questões que iram nos atormentar pelos próximos 4 anos…
    Porém, vamos seguir trabalhando forte, fazendo o nosso melhor, de olhos sempre abertos! Pois, as maiores mudanças nas nossas vidas não vem do governo, mas sim de nossas ações como pessoa, principalmente em nosso trabalho.
    Uma frase que acho interessante é sobre o quanto ainda existe pessoas desacreditadas, que afirmam que suas melhoras ou sucesso vem do governo, e não de seus atos, principalmente trabalho e amor ao que faz!
    Forte abraço,Paulo

  121. Pingback: Análise sobre indicação de Kátia Abreu para ministra da agricultura - Miguel da Rocha Cavalcanti

  122. vicente sampaio

    18/12/2014 at 08:02

    miguel
    somente fui ler o texto hoje, ja passada a eleição e com o pt continuando no poder.
    seu texto em todos os aspectos é brilhante e mostra uma linha de pensamento que
    admiro e que gostaria de ver repetida brasil afora pois este é um grande pais que
    não pode sermaltratado por um partido cujo unico objetivo é defender o dele e nada
    para o povo brasileiro.
    abraços vicente sampaio

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      18/12/2014 at 09:00

      Olá Vicente!
      Muito obrigado pelo comentário.
      Abraços, Miguel

  123. Miguel da Rocha Cavalcanti

    23/10/2015 at 21:00

    Atualização em 23-10-2015 (um ano depois): Impressionante como a Dilma conseguiu decepcionar num nível muito mais alto em todos os sentidos… E também é impressionante como o Aécio conseguiu decepcionar como oposição e como liderança nesse momento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *