Como calcular de forma simples seu custo de produção na pecuária de corte

Por em 9 de março de 2015

Bom dia, tudo bem?

Na semana passada prometemos discutir aqui nesse espaço sobre como calcular de forma simples seu custo de produção na fazenda. Essa também é uma discussão que está acontecendo de forma muito mais aprofundada na comunidade exclusiva do AgroTalento.

Coloco aqui uma contribuição do Thadeu Soares:

Apesar de complexo, o fechamento do custo de produção de fazenda de pecuária de corte pode ser simplificado. Segundo o amigo Daniel Breda, com quem tive a satisfação de trabalhar, “a fórmula que todo pecuarista deve saber” é como calcular sua produção.

Desenvolvemos a simples fórmula que estou apresentando para vocês:

Produção(@) = estoque final(@) – estoque inicial(@) + vendas(@) – compras(@)

@ vendidas considera-se peso morto
@ compradas faz-se pesagem na entrada da fazenda para fechar custo de @ comprada.

Se não é feito a pesagem na vacina de maio e novembro para fechar estoque e produção nas águas e na seca podemos chegar ao estoque considerando o número de animais por categoria e o peso médio de cada categoria.

Para calcular custo da @ produzida basta dividir a despesa (sem reposição) pela quantidade de @’s produzidas encontradas com a fórmula acima.

Para calcular o custo da @ com reposição basta somar a despesa com reposição a despesa total e dividir pela quantidade total de @’s produzidas + as @’s compradas.

Temos um trabalho muito legal de benchmarking de todos clientes atendidos que será publicado no nosso fórum anual.

Aproveito para seguir nessa linha de simplificar o cálculo da produção e seu custo, gostaria de te pedir para comentar aqui as seguintes perguntas:

1- Você tem as informações no papel (por escrito) para calcular sua produção anual e custo (não se preocupe se não tiver, pois a grande maioria dos produtores não tem isso por escrito, anotado e conferido)?

2- Se você tem os custos como definidos acima, qual: a- seu custo para cria, b- para recria, e c- para engorda?

Se preferir comentar no site a pergunta 1, e me responder por email a pergunta 2, fique a disposição. Eu entendo que muita gente não vai querer abrir seu custo de produção publicamente.

E continuando nossa conversa sobre mercado do boi e uso do mercado futuro, o Rodrigo e Ricardo escreveram um artigo que explica muito bem sobre usar em períodos de alta do boi. Vale muito a pena:

Altos retornos, altos riscos

Muito obrigado pela companhia. Um grande abraço, Miguel

PS: Estamos começando hoje o Congresso Online Planejamento de Gerações na Pecuária de Corte. Já tivemos uma palestra com Rafael Ruzzon (que está organizando o evento junto com o BeefPoint). O evento online é gratuito, e acontece durante toda essa semana. Se você se interessa muito pelo assunto, o plano Ouro pode te interessar.

Ainda temos hoje as seguintes palestras:
17hrs – Trabalho em Família, Somar e não dividir!, com Nedson Rodrigues
19hrs – Como melhorar o relacionamento entre pai e filho?, com Daniel Wolf

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

29 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *