A estratégia de negócios, de carreira, de vida mais poderosa que eu conheço

Por em 5 de junho de 2015

Olá, tudo bem?

Eu escrevi esse texto num momento muito especial da minha vida. Escrevi na maternidade, quando do nascimento do meu terceiro filho. Esses dias meio fora do trabalho, vivendo uma experiência única, e tendo mais tempo para refletir sobre o sentido da vida, sobre impacto e legado, foram muito bons.

Eu já tinha prometido contar mais sobre a estratégia de negócios que eu considero mais poderosa, mais eficiente e que pode te trazer mais resultados, em especial quando você olha a vida de uma forma mais ampla, mirando o sucesso continuado, hoje, amanhã e sempre.

Se você acha que eu estou meio filosófico… Sim, eu estou, e é difícil não ficar assim se você estiver realmente presente no nascimento do seu filho… :-)

Bom, voltando a estratégia…

A estratégia de negócios, de carreira, de vida mais poderosa que eu conheço se chama Estratégia de Proeminência, e eu aprendi com o guru dos gurus dos negócios e do marketing dos EUA, Jay Abraham. Hoje ele está praticamente aposentado, mas seus ensinamentos são realmente incríveis.

A estratégia da proeminência é relativamente simples, mas não é fácil…

Mas o que é isso, afinal?

Significa você se tornar um “trusted advisor”, ou conselheiro confiável do seu cliente. Aquela pessoa que seu cliente confia, de verdade. Quando seu cliente tiver um problema sério, quando ele tiver uma dúvida importante, quando ele tiver que tomar uma decisão que vai fazer a diferença, ele/ela vai querer falar com você.

Um conselheiro confiável é uma pessoa que optou por assumir a responsabilidade de cuidar daquele cliente. Ele se preocupa, cuida, pensa e quer o bem.

Para um momento agora, e reflita. Para quem você ligaria para se consultar no momento de uma questão difícil, complicada ou com potencial resultado importante? E o seu cliente, ele ligaria para você?

Essa é uma ótima forma de avaliar se você é ou se está se tornando um conselheiro confiável.

Queremos fazer negócios com pessoas que gostamos, admiramos e confiamos. E admiramos por questões pessoais, como caráter, e também por questões de competência técnica. É preciso cada vez mais ser muito bom nos dois pontos.

Por isso, ser conselheiro confiável não é fácil… Você precisa realmente decidir dedicar sua energia, sua vida para atender seu cliente.

O conselheiro confiável cuida de verdade. E para isso investe em se aprimorar, em se tornar o melhor naquilo que faz. E vai além, se tornar o único que faz aquilo que ele faz. Ele se preocupa com seu time, sua equipe, e quer também que ela avance, melhore, cresça, como pessoas e como profissionais.

Muitas vezes, nos apaixonamos por nosso produto, por nossa marca ou por nossa empresa. Mas um conselheiro confiável se apaixona pelo seu cliente. Só realmente tendo definido seu plano de curto-médio-longo prazo de servir seu cliente, que será capaz de investir dia após dia no conhecimento e no relacionamento necessário para servir seu cliente por décadas.

Eu acredito que essa é a ferramenta mais poderosa para você ter um espaço de destaque no seu mercado, no seu segmento, por toda sua vida.

E esses dias, refletindo aqui comigo, cheguei a conclusão que está na hora de melhorar meu jogo, subir meu nível de exigência comigo mesmo. A cada dia eu quero ficar 1% melhor. E cheguei a conclusão de que não estou andando na velocidade que desejo e que acredito ser necessária para chegar onde eu acredito que posso realmente servir mais e melhor. E eu não estava melhorando 1% todos os dias…

Eu contei aqui algumas semanas atrás, que nos últimos 12 meses tinha desenvolvido uma visão mais ampla de mim mesmo, da minha empresa, da pecuária e do Brasil como um todo. Uma visão mais ampliada do que era possível conseguir, transformar e impactar.

Essa mensagem de hoje é uma declaração pública, de que vamos acelerar esse processo de crescimento, de melhoria, de evolução, para que possamos alcançar nosso sonho, nossa meta, nossa visão: revolucionar a pecuária usando educação… :-)

Para finalizar essa mensagem, quero te convidar a fazer uma reflexão:

1- Quem são seus conselheiros confiáveis? Reflita quem você respeita e considera a ponto de chamar desse nome? Seria legal você avisar (pessoalmente, ligando ou por email) que você considera essas pessoas especiais assim.

2- De quem você é (ou quer ser) um conselheiro confiável? E o que você precisa se tornar, melhorar, aprender, para realmente ser esse conselheiro confiável?

Muito obrigado pela sua companhia. Grande abraço, Miguel

PS: Eu fiz um convite para você ser parceiro do BeefPoint / AgroTalento. Você quer fazer a diferença na pecuária e deixar um legado que você se orgulhe daqui 10, 20 anos? Se você acredita no potencial das pessoas e da pecuária brasileira, esse chamado é para você.

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

6 Comments

  1. Manoel Garcia da Costa

    06/07/2015 at 20:22

    Boa noite, jamais imaginei esse seu ofício, da maneira como foi muito bem explicado em vosso ponto de vista. Parabéns.

  2. Antônio Paulo Borges Pinto

    10/07/2015 at 00:30

    Miguel boa noite . Tudo bem ?
    Muito bom mesmo seu texto sobre ser ou não ser um conselheiro confiável e o que precisamos desenvolver para ser.
    Gostaria muito de participar do Agrotalento .
    Grande abraço .
    Antônio Paulo

  3. GEMINIANO BARROS

    15/07/2015 at 00:23

    MIGUEL GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO,
    E GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DO
    AGROTALENTO!!!

  4. Jose Ny Cariolato Junior

    19/07/2015 at 21:10

    MIGUEL…gostei da maneira que relatou o teu conhecimento. Gostaria muito de partcipar do AGROTALENTO

  5. Cláudio Eustáquio De Moraes Júnior

    22/07/2015 at 09:16

    Bom dia Miguel,

    Por um acaso estava no meu facebook e vi um post do agrotalento com a reportagem do senhor de Marília e resolvi visitar o vídeo do mesmo. Já conhecia o beefpoint pois na época da faculdade lia os artigos, mas decidi seguir o caminho da veterinária de pequenos animais. Após ler o seu artigo estratégias de carreira, mercado parei para refletir pois somos exatamente isto um conselheiro para nossos clientes. Essa confiança não é fácil de se conseguir mas o grande diferencial é fazer aquilo que você ama, é fazer com paixão e o principal nunca deixarmos de nos reinventarmos. Há exatamente um ano decidi sair da minha zona de conforto, assumir um novo desafio montar mais uma empresa, um momento de adaptações, dificuldades mas o principal estar feliz. A motivação tem que ser diária, temos que motivar nossos colaboradores, nossos familiares, filhos e o principal motivar nós mesmos, esse é o grande segredo para brilharmos. E a atitude é o que nos faz levantar e criar um dia diferente sempre.
    Abraços e parabéns pela atitude.
    P.S.: Todos temos algo a contribuir. Conte comigo.

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      23/07/2015 at 10:33

      Olá Clauido, muito obrigado. Abraços, Miguel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *