19 lições que aprendi do jeito mais caro e eficiente que existe (a 14 é minha favorita)

Por em 19 de dezembro de 2014

Bom dia, tudo bem com você?

Hoje é o último dia de trabalho no BeefPoint do ano de 2014, e eu estou encerrando meu treinamento e formação em coaching em São Paulo, com Luiz Claudio Binato, do Instiad. Nas próximas semanas teremos uma retrospectiva com os melhores conteúdos do ano, e também estaremos nos preparando para 2015 – conteúdo, eventos, ações especiais, parceiros, cursos online e viagens… Vem muita coisa boa por aí… :-)

Gostaria de te convidar a fazer uma reflexão sobre o que você aprendeu de importante nesse ano que está quase acabando.

Eu aprendi muita coisa, e as mais importantes eu aprendi da forma mais eficiente e mais cara – errando… :-)

Quero te contar o que aprendi esse ano:

1- As dificuldades que você enfrenta são uma benção. Eu aprendi isso com uma especialista em bullying infantil canadense, fazendo um curso na Califórnia, nos EUA, em março. E se mostrou uma grande verdade para mim nesse ano. Tive grandes dificuldades, grandes desafios, grandes erros nesses 12 meses, que me custaram muito: tempo, energia, dinheiro. Mas olhando para trás, percebo que tudo teve um sentido, e graças a esses problemas, hoje eu sou uma pessoa melhor. Tem um ditado que diz algo como: “não reze por dias fáceis, mas sim por coragem para enfrentar dias difíceis”.

2- Ande com gente melhor do que você. Esse ano eu conheci muita gente bacana, muita gente que quer fazer a diferença. Muita gente que pensa meio maluco, como eu. Muita gente que sabia mais do que eu em muitos e muitos temas. Andar com pessoas melhores do que eu, melhorou meu jogo, me deu mais energia para continuar, mais certeza de que não iria desistir, mais vontade para ir além. Você vai se tornar muito parecido com a média das pessoas que você mais convive. Ande com quem você quer se parecer amanhã. Esse ano, eu fiz isso ao extremo. E isso me ajudou muito.

3- Encontre a sua turma. Eu acredito em várias coisas que muita gente considera maluco. Eu acredito que é possível mudar o mundo com informação, com conhecimento, com conexões, com relacionamento e com inspiração. Muita gente torce o nariz para “viagens” como essa, e está tudo bem… Eu encontrei uma turma, que cresce a cada dia, que quer sonhar um sonho parecido com esse. Um turma que tem crenças parecidas com as minhas melhores crenças.

4- Peça ajuda. Tem muita gente, perto ou longe de você, que sabe mais do que você. Esse ano, tudo que eu fiz que teve sucesso, foi com a participação, com a ajuda de muita gente. E eu consegui isso por uma coisa muito básica: eu pedia ajuda. Eu perguntava. Eu ia atrás. Eu fazia um novo contato. E com isso eu aprendi muito sobre pecuária, liderança, marketing, vendas e muito mais.

5- Escolha seus mentores. Escolha pessoas que você admira, respeita e confia, para se conectar de tempos em tempos. Para perguntar, para contar dos seus avanços. De novo, tem muita gente boa disposta a ajudar, se você souber bater a porta direito e perguntar com jeito.

6- Você pode mais do que imagina. Você aguenta mais do que sabe até agora. Eu por exemplo, não sabia que conseguiria escrever um texto todos os dias para a newsletter do BeefPoint. Faziam 16 meses que eu não escrevia um artigo para o BeefPoint, por “falta de tempo”… Um belo dia, eu decidi que iria escrever um email como esse todo dia… E desde julho, não falhei nem um dia. Eu não sabia que iria dar conta. Mas eu não dei chance para o cansaço, para a preguiça, ou para qualquer coisa que apareceu na minha frente. E enfrentar essa “doideira” de escrever todos os dias tem sido das coisas mais legais desse ano. Aprendi demais, conheci muita gente bacana e reforcei um laço de contato e amizade com muita gente. Se você escrever de volta nesse email, eu recebo, eu leio. Infelizmente, nem sempre eu consigo responder, mas eu leio todos os emails.

7- Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa. Esse deve ter sido o tema do ano no BeefPoint. A quantidade de coisas incríveis que nossa equipe fez esse ano foi muito grande. E ter esse modelo mental, de que conseguiríamos fazer, não importa o que acontecesse, foi a razão de termos conseguido fazer muitas coisas impossíveis…. Eu acredito, repito, e estimulo você a pensar nisso. Eu acho que vou fazer até uma camiseta com esses dizeres… :-)

8- Auto-conhecimento é o conhecimento mais importante. Eu aprendi muito sobre minhas deficiências, sobre minhas fragilidades, sobre meus erros, sobre meus medos esse ano. E com isso, eu posso a cada dia decidir “Quem eu quero ser quando eu estiver sendo”. Não é fácil descobrir tantos defeitos, mas é libertador, e é uma maneira de melhorar sua performance em tudo na vida. E só sabendo, que eu consegui começar a melhorar diversos pontos.

9- Proteja sua auto-confiança. Esse é o ativo mais importante do empreendedor. Ande com gente do bem, com gente que quer o seu bem, que quer te ajudar. Se dedique a proteger como você pensa sobre você. Cultive sua auto-confiança. Se você perder tudo, e manter sua confiança, vai ser fácil recuperar o resto.

10- Cuide da sua energia. Eu consegui aumentar muito minha capacidade de trabalho e de realização cuidando da minha energia. A maneira foi cuidar de alimentação, beber bastante água, fazer exercícios e cuidar do sono (esse último, quero melhorar em 2015, pois esse final de ano foi pesado…). Parece brincadeira, mas ao cuidar da minha energia, minha produtividade aumentou. E outra, quando estou cansado, me lembro em não dar importância ou valor ao cansaço.

11- Preste atenção nos seus modelos mentais. Fique atento a frases que você fala muito, que você repete, para você mesmo e para os outros. Grandes campeões têm modelos mentais de campeões. Não são vítimas, são pró-ativos, e por aí vai. Procure entender como pensam as pessoas que você mais admira. Eu aprendi muito sobre isso, ao andar com pessoas de alto nível. Eu aprendi muito ao participar de cursos e eventos com pessoas de alto nível.

12- A melhor maneira de aprender a fazer algo incrível que você nunca fez, é ir atrás de alguém que já conseguiu fazer antes de você. Hoje em dia, eu tenho um método para conseguir muito mais rapidamente, fazer coisas que antes eu não sabia como. E o passo número 1 é pesquisar, contactar e ir conversar com pessoas que já sabem fazer aquilo que é meu sonho.

13- Estude, estude, estude. Esse foi o ano que eu mais investi em cursos, treinamentos e em viagens. E para 2015, meu investimento já é muito maior. Buscar o melhor do melhor em técnicas e conhecimento é algo muito barato. Pois barato é o que traz retorno.

14- Forme, cultive e fortaleça sua rede do bem. Esse termo que cunhei para o AgroTalento é uma coisa que me acompanha há muito tempo. Tenha uma rede de pessoas que são alinhadas aos seus propósitos, aos seus sonhos, aos seus objetivos. Quem quer ir rápido vai sozinho, quem quer ir longe vai acompanhado.

15- Faça sempre o seu melhor. Isso mesmo, sempre. O seu melhor, não o melhor dos outros. Se dedique, de coração ao que você está fazendo. Se não faz sentido, mude o que você está fazendo. Os vencedores fazem seu melhor sempre, com isso aprendem, melhoram seu jogo, e é claro, vencem.

16- Não faça pré-julgamentos, tenha coragem de perguntar. Isso é muito difícil e nem sempre eu consigo. Mas a forma mais rápida de tornar qualquer relacionamento mais harmônico, é não pré-julgar, e sempre que estiver fazendo uma inferência, pergunte para validar se é aquilo mesmo. Isso já me ajudou a tirar muitos “pepinos” imaginários que eu tinha dentro da cabeça…

17- Coragem é o que mais está em falta hoje em dia. Cultive sua coragem. Pratique uma coragem calma, silenciosa, de fazer o que precisa ser feito, todos os dias, dia após dia. Isso é o que o Brasil precisa, a pecuária precisa, nós precisamos.

18- Tenha um propósito. Ficou muito mais fácil ter boas ideias e também a trabalhar muito, mas muito mesmo, ao ter um propósito muito claro do que queríamos fazer no BeefPoint e no AgroTalento. Colocar sentido, significado em tudo que se faz tem um poder incrível. Isso tem sido um norte, um direcionador a tudo que fazemos.

19- Agradeça. Ser grato é uma das receitas mais garantidas para a felicidade. Agradeça os grandes acontecimentos e principalmente as pequenas coisas. O ato de agradecer te faz uma pessoa melhor em muitos sentidos. Eu tenho um amigo que eu gosto muito, que sempre reclama que eu agradeço muito aqui nesse email. É a minha forma de exercitar a gratidão por tanta coisa legal que acontece comigo e que eu recebo por aqui. Ele vai reclamar desse ponto 19, mas tudo bem… :-)

E você, o que aprendeu esse ano? Por favor, comente aqui nesse texto, para fazermos um compilado bem bacana.

Muito obrigado pela sua companhia em 2014. Um grande abraço, Miguel

PS: Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um ótimo 2015, com muita saúde, alegria e coragem para realizar!! :-)

PS 2: Me conte o que você gostaria de ver mais aqui no BeefPoint, em 2015. Quero ouvir você, para melhorar o que fazemos, todos os dias.

Miguel Cavalcanti
BeefPoint: Para quem faz hoje a pecuária do futuro. E para quem quer fazer.
AgroTalento: Desenvolvimento pessoal e profissional para os novos líderes da pecuária.

58 Comments

  1. Maria Rita Mendes

    19/12/2014 at 08:19

    Excelente reflexão, vou trazer isso para o meu dia a dia.
    Compartilhei com meus amigos do linkedin.

    Obrigada.

    • Miguel Angelo Valdrighi

      21/12/2014 at 10:58

      Caro Miguel,
      Fico muito grato em ler você, seus conhecimentos, sua visão, acredito que comungamos dos mesmo ideais. Gostaria de sugerir à você algumas obras que tem me ajudado muito, na minha vida pessoal, matrimonial, profissional e na fazenda também, provavelmente você já tenha lido mas caso contrário, com certeza você adorar. Em primeiro lugar “A Meta” de Elyahu Goldrat, que executo seus conceitos recorrentemente em minhas atividades, e em segundo lugar os livros “A lógica do cisne negro” e “Antifrágil” de Nassin Nicholas Taleb. Sou piracicabano e moro em Piracicaba, estou a sua disposição, Forte Abraço e Feliz NATAL a todos vocês

      • Miguel da Rocha Cavalcanti

        22/12/2014 at 16:41

        Miguel, muito obrigado pelas recomendações de livros!
        Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um ótimo 2015, com muita saúde, alegria e coragem para realizar!! :-)
        Abraços, Miguel

    • Luis cesar gomes mendonca

      26/12/2014 at 11:35

      Quero agradecer a vc por escrever todos os dias no Beefpoint pois duas escritas sao de tamanha importanvia pra mim e tenho certeza que para muitos que igual a mim gostam de estar bem informados com pesquisas e informacoes importantes do mercado no dia a dia!!!
      Muito obrigado por fazer parte de minhas leituras todos os dias, fico mais informado a cada dia!
      Aproveitando a oportunidade ,quero desejar a voce e dua familia um 2015 refleto de saúde ,paz e muitas realizacoes!!!

    • jose carlos da silva faria

      27/12/2014 at 22:33

      Apesar de jovem você tem uma visão do mundo que nem mesmo eu com 68 anos tenho. Pra mim você é uma exceção nesta nova geração de jovens.
      Essa força de vontade, onde tem como direção as possibilidades, os pros e os contras, e ao cair, como se levantar, reconhecendo os erros que por ventura tenha cometido. Poucas pessoas tem esse discernimento, tenho certeza que fara sucesso, independente do Ramo de Negocio que venha escolher. Aproveitando a oportunidade desejo um Bom Ano Novo
      a você e toda sua Família.

      • Miguel da Rocha Cavalcanti

        29/12/2014 at 11:47

        Muito obrigado José!
        Feliz 2015!
        Abraços, Miguel

    • Ronaldo Felisberto

      30/12/2014 at 14:37

      Olá Miguel.
      Um Feliz ano novo cheio de saúde e de e muitas felicidades pra vc e para sua família.
      Admiro seus atos, um jovem graaaande empreendedor como vc que dedica o seu tempo e do seu aprendizado, nos passando e nos fazendo crescer na pecuária de corte, andar só não chega a lugar nenhum no universo, pois além dos seus conhecimentos vc Tb nos transmite segurança para os negócios da pecuária nos alimentando mais a investe cada vez mais neste gigante mundo do agronegócio e da pecuária. Muito obrigado por nos incentivar cada vez mais e fazendo mais a gente crescer mais e mais e acreditar no amanha em nós e nos nossos filhos e na pecuária de corte, tudo de bom de coração mesmo que você tem muito sucesso na vida e na sua profissão. Especialmente para as Pessoas que produzem e que acreditam e precisam acreditar mais em vc e no mundo dos negócios da pecuária.
      Um grande e um forte abraço a vc e todos os demais seguidores, pessoas inteligente e capaz que dedica esta árdua profissão de ser pecuarista, um feliz ano noooovo e muita saúde e paz.
      Abraço.

    • Leonardo Poérschke

      28/07/2015 at 10:45

      Parabems! ..Excelentes dicas !

  2. Railene Santos

    19/12/2014 at 08:31

    Olá Miguel! Parabéns pelo legado construído em 2014. Que seu 2015 seja repleto de reflexões bacanas e muita saúde para seguir adiante com seus sonhos. Abraços.

  3. Fernando Heiderich

    19/12/2014 at 08:44

    Excelente Miguel, grato por compartilhar e parabéns pelo sucesso de 2014.
    O agronegócio ganha com sua visão pôs porteira e liderança positiva! Abr

  4. Martinho Mello de Oliveira

    19/12/2014 at 10:24

    Depois de tanto aprender com você Miguel, o que nos cabe fazer é agradecer-lhe por tudo que nos proporcionou nos mais diversos assuntos. Que Deus ilumine você e toda comunidade que te acompanha e abra os caminhos para todos atingirmos nossos ideais. Feliz natal e um ano novo repleto de paz, saúde, felicidade, fé e prosperidade à todos.

  5. Maisa

    19/12/2014 at 11:16

    Texto sensacional, Miguel! Muito bem escrito. Um compilado seria muito bem vindo para compartilhar com os amigos da geração mais ‘concisa’.
    Parabéns

  6. Luciene Cecilia de Moraes Santos

    19/12/2014 at 11:24

    Miguel , bom dia ;

    Desde já Parabenizo-lhe pelo excelente trabalho realizado em 2014 .
    Pois , sou Engenheira de Alimentos e Administradora do refeitório da Usina ,não sou criadora de gado , mas AMO a área de Carnes .
    Portanto , acompanho e sou fã dos seus trabalhos ; os quais muitas mensagens utilizo na minha vida pessoal e profissional.

    Miguel , que em 2015 vc seja iluminado por Deus para realizar seus trabalhos com Saúde , Paz , Alegria , e muitas realizações .
    Abraço , Luciene.

    • Ana Carolina da Silva

      19/12/2014 at 15:50

      Se compreendermos que as pessoas tem livre árbitro de escolhas, atitudes, e até mesmo sobre palavras, quebramos a metade das desilusões da alma
      O tempo vai passar você querendo, sentindo vontade de viver ou não
      As pessoas que chegarem de alma lavada, vão te chegar, de certa forma, mas se você levar a vida de alma lavada
      Algumas pessoas chegam e encantam por um tempo, depois começam a secar levantamente até perder o sentido do ciclo
      Outras pessoas, chegaram como a brisa, suavemente, e nessa hora é preciso ter perceção para que o vento não leve pessoas fantásticas
      Sobre nossas decepções, não devemos julgar os outros, visto que estamos sujeitos a ter desilusões consigo mesmo a cada ato, a cada escolha, em cada decisão tomada, estamos sujeitos a 50% de erros ou acertos!
      Sobre coragem ” podemos, tudo o que a mente humana deseja o universo é capaz de conceber, mas é preciso coragem
      “lembrando que a origem da palavra coragem “é agir com o coração”
      Sobre o tempo” quem te quer por perto realmente, sempre vai encontrar uma forma, um jeito de comparecer, o resto, meu amigo, é pura perda de tempo”
      Sobre você “cuide e valorize a sua auto-confiança, e dedique- se a se auto-conhecer,
      Sobre as pessoas que errarem com você,
      “Não faça pré julgamentos, dedique-se a superar certos tipos de deceções
      E sobre a vida
      “Tenha um sonho, um propósito, e acredite meu amigo, os sonhos é o que muda, todo o resto
      E sobre felicidade, como disse Jorge Aragão “nem que faça um tempo ruim, não se sinta assim, só pela metade!!! #AnaSilva #19-12-14 #Boa_Tarde #Sobre_Dezembro
      Eu Desejo a você e família, um exextraordinário fim de ano,e muito sucesso, como sempre em 2015!!!

  7. Pedro E de Felicio

    19/12/2014 at 11:38

    Caro Miguel
    Li tudo com muita atenção, assim como tenho lido muitas das suas mensagens diárias. A reflexão sobre Katia Abreu no Ministério foi ótima. Imagine que ela tenha força política e recursos para recriar o MAPA para que fique tão bom quanto a agropecuária do Brasil. Pode ser que consiga, pode ser que não, mas temos que acreditar nisso. Há momentos em que é preciso esquecer as divergências políticas e reunir forças para melhorar sistemas capengas, anacrônicos, que dominam a cena no país.
    Miguel, você está cada dia melhor e eu fico muito feliz com isso.
    Um ótimo final de ano e um glorioso 2015 para você, sua família e a todos os amigos do Beefpoint.

  8. vander

    19/12/2014 at 12:01

    Aprendi que haverá, sempre, a necessidade de aprendermos mais. Que qto. mais se aprende, mais se descobre que precisamos aprender ainda mais… entretanto, crescermos, material e espiritualmente….

  9. Rosana Arantes

    19/12/2014 at 12:33

    Miguel varias vezes ja agradeci e parabenizei seu trabalho, e agora nesse final de ano fazendo esse balanço, não resta dizer mil vezes obrigada e continue com esse trabalho fantástico nunca visto antes na pecuária brasileira…enfim vc com sua humildade em compartilhar seus conhecimentos só nos fez crescer e melhorar no nosso dia a dia…mais uma vez obrigada e Feliz Natal e Ano Novo para vc e toda sua família….abç Rosana Arantes

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      22/12/2014 at 16:42

      Oi Rosana,
      Muito obrigado!
      Aproveito para te desejar um Feliz Natal e um ótimo 2015, com muita saúde, alegria e coragem para realizar!! :-)
      Abraços, Miguel

  10. Elias Costa

    19/12/2014 at 12:35

    As 19 lições ajudaram-me a pensar em algumas situações vividas nesse ano de 2014. No afã de acertar e ser feliz pratiquei erros que colocaram-me no foco do que é realmente essencial para mim. Deixe de imprimir energia para pensar em adquirir coisas como sonhos não realizados. Percebi que estava sendo um adolescente descobrindo o mundo do consumo como único meio de alcançar a almejada felicidade. Percebi que as decisões ou a decisão que mudaria minha vida não estava na aquisição de coisas e nem em outra pseudo vocação onde poderia ser feliz. Procurei descansar e retomar a caminhada com criatividade e resignificar o que tinha perdido seu sentido. Descobri que as melhores opiniões vieram de meus melhores amigos pois convergiam com a minha busca de sentido. Com esta resignificação e com a busca da essência interior constatei meus talentos, habilidades e capacidades que ao reconhece-los tive a convicção que o caminho é o que realmente quero, mas precisarei trabalhar as estratégias para que o reconhecimento pelo meu trabalho e o respeito por minha pessoa devem ser reivindicados com o objetivo de inovar e ousar mais em minha vida e profissão.

  11. Luciene Gazeta

    19/12/2014 at 16:42

    Olá Miguel, ótimo texto, ótimas reflexões!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!
    Abraços e boas festas pra você e sua equipe!
    Luciene Gazeta

  12. Antonio Azevedo

    19/12/2014 at 17:03

    Eu não sou do seu ramo de negócio, mas um dos meus sonhos é criar gado de leite, sempre recebo seus emails, leio alguns, quando tenho tempo.

    Mas lhe agradeço muito, pelo seus comentários sobre seu ramo e a vida.

    Desejo que você sempre continue, com seus sonhos, com sua fé em tudo…

    E que o lhe desejo, sinceramente, é que Deus lhe abençoe sempre!!!

    Boas Festas, a você e toda sua família…

    Antonio Azevedo

  13. Renata Branco Arnandes

    19/12/2014 at 21:37

    Mais uma vez…Parabéns…. Excelente texto e excelente reflexão… Me fez parar e pensar quais foram os aprendizados e erros cometidos durante este “longo” ano… E graças a Deus cheguei a conclusão que aprendi muito….errei muito também…mas agradeço sempre a Deus pela benção, como vc mesmo disse, de todas as batalhas aduas que tivemos, eu e minha equipe do IZ, ao longo desse ano…. obrigada por me fazer refletir nesse texto…abraços e muito sucesso em 2015. Renata Branco Arnandes

  14. Roberto

    20/12/2014 at 00:32

    Olá Miguel, obrigado por compartilhar suas conquistas deste ano, me deu um gás para meus projetos futuros. Você disse que investiu em treinamentos e cursos, me diga exatamente quais foram os cursos que você fez que lhe trouxe tanta transformação? Obrigado.

  15. CELIO KERSUL DO SACRAMENTO

    20/12/2014 at 06:58

    Excelente texto. Já pratico muito desses ensinamentos e aprendi muito com um curso em fitas chamado “Expansão do Potencial Pessoal”, o melhor investimento que fiz na vida. Mudei de emprego várias vezes (Banco do Brasil, EMCAPA, MESTRADO, CEPLAC e finalmente UESC). Me aposento, este ano, do trabalho em atividade pública para enfrentar os desafios da Empresa Privada. Recomendo a leitura de um livro chamado “Ninguém Tropeça em Montanha”. O sobrenome do autor em KADAMOTO. Vocês podem acha-lo na “ESTANTE VIRTUAL” site seguro que reúne 90% dos sebos do Brasil Custa 10,00 reais e ensina bastante coisa, inclusive como ocupar melhor a mente, em relação ao comportamento diário.
    Um grande abraço para todos. Vamos trocar idéias a respeito de viver melhor e com sucesso.
    FELIZ 2015 para todos

  16. Samuel Oliveira

    20/12/2014 at 13:31

    Meu amigo Miguel,
    Grandes dicas … excelentes sacadas … uma das tuas virtudes eu reforço, sempre agradeça!!! Agradeça pelos valores que você possui, pelas virtudes, pela gratidão da vida, pela saúde, pelo conhecimento, pela sabedoria, pela luz que você irradia … enfim, pelo que você é !!! E eu sou grato por te conhecer.
    Agora eu te parabenizo, pois o conjunto destes valores, das virtudes, do teu conhecimento permitiram que você alcançasse o conjunto maior de gratidão e resultados espetaculares em 2014 (que ainda não terminou)!
    Sucesso, Paz, Alegria, Saúde e Muita Energia para que em 2015 o sucesso te acompanhe.
    Seja VOCÊ sempre. Forte abraço.
    Samuel Oliveira

  17. Ricieri A.Z.Meleiro

    20/12/2014 at 20:47

    “Boa tarde! quero agradecer por receber suas palestras, pois estão me ajudando muito,no ambito pessoal e profissional, lhe desejo e a sua familia, Feliz Natal, saude e paz, e que continue neste proximo ano, com suas realizações. Muito Obrigado!”

  18. Bel Vazquez

    22/12/2014 at 12:23

    Eu aprendi com VOCÊ em sua palestra no Lifestyle que “quanto mais alinhado com o propósito, mais medo”. Então toda a vez que bate aquele medo, eu logo penso: vem coisa grande por ai!! Obrigada por ser uma linda inspiração pela sua história e seus ensinamentos! E parabéns pelo 7 em 7!!!

    Beijos!
    Bel Vazquez

  19. Paulo Lima

    23/12/2014 at 10:23

    Olá Miguel!
    Parabéns pelas sábias palavras ditas diariamente. Tenho feito bom uso delas e as transformo em um aprendizado constante.Comungo das suas ideias e procuro vivenciá-las.
    Um ótimo Natal e um 2015 cheio de realizações.
    Paulo Lima

  20. cezar

    23/12/2014 at 10:28

    Bom dia, muito bom Miguel, parabéns!!!

  21. Fernando Castejon

    23/12/2014 at 11:54

    Excelente esta sua visão do que passamos em 2014 !As duas perguntas “Shake Down”,ajudam muito no planejamento de 2015 !!de 19 lições !! parabéns !2014 foi assim mesmo!!

    “APRESENTO VOTOS DE FELIZ NATAL !!
    E EM 2015 – QUE OS DESAFIOS DO ANO SEJAM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO!”

  22. Leo Borges Sobrinho

    23/12/2014 at 19:31

    Parabéns e Obrigado… Ótimo texto vou tentar levar o máximo para 2015. Boas festas e um feliz 2015.

  23. Aleri João Panazzolo

    25/12/2014 at 08:59

    Miguel
    Feliz Natal e para sua familia.
    Mto obgdo por investir tudo de bom que você tem em tudo isso da Pecuária de Corte do Brasil e do Mundo para o Mundo.
    Especialmente para as Pessoas que produzem e que precisam Consumir.
    Se alimentar com alimento saudável e Limpo.
    A Carne Bovina é esse Alimento.
    É o prato principal com certeza.

    Miguel.
    Preciso mto da tua ajuda e orientação e de todos que estão contigo, como o Roberto Barcelos.

    Após mais de 20 anos de trabalho e estudo dedicados à Pecuária de Corte do Rio Grande.
    Ter conseguido realizar destacados projetos de produção e comercialização.
    Este ano 2015.
    Está marcado o início do Programa Fazendas Integradas.
    Do produtor ao Consumidor.
    Aproximando mto Esses dois Extremos da Cadeia da Carne.
    São mto projetos em diversas fazendas e estâncias no estado.
    Mas algumas estão prontas.

    No ciclo completo.
    Os novilhos são terminados no confinamento no Sistema de Produção Agradável – SPA.
    Você vai conhecer é maravilhoso em todos os aspectos.

    Agora chegamos ao ponto

    Miguel.

    O confinamento dessa Estância está projetado e estruturado operando para uma escala de 100 cab por semana.
    5200 por ano.

    Agora vamos iniciar com uma escala de abate de 25 cab / semana.
    Abate em frigorífico com SIF, prestador de serviço.
    Temos Casa de Carnes à 3 anos na região metropolitana de POA RS

    Agora
    estamos na ponta para a Largada.

    Temos que dirigir bem.
    Precisamos de equipe de apoio bem capacitada.

    Precisamos ser referência. Para muitos outros serem contemplados com as gratificações da vitória.

    Então.
    Miguel.
    Qual seu conselho?
    O que você pode nos orientar para cuidar neste jogo.
    Como o metcado pode reagir?
    Nós temos a melhor matéria prima O boi vivo – Carne e Couro.

    Com mto valor
    Aguardo teu primeiro conselho
    Quero que seja para mto tempo
    Nosso grande conselheiro com seu
    Time.

    Você vem nos visitar.
    Quero te Surpreender.
    Com absoluta Certeza.
    Você vai adorar.
    Se encantar.
    É um tesouro
    Esculpido no RS por mtos artesãos
    Com mto trabalho, estudo, sacrifício e conhecimento.

    Gde
    Abç

    De quem lhe admira mto mto…

    Aleri

  24. Antonio Higino da Silva

    26/12/2014 at 13:01

    Tomei conhecimento de seu “post” através de um colega de turma, entusiasmado pelo conteudo e por você ser filho de um de nossos colegas de turma (o Cavalcanti) – Universidade Federal de Viçosa – formados em 1974.
    Fiz adaptações no texto para servir também como um programa para 2015.
    Cito que o meu texto foi baseado no seu. Posso publicar no Facebook para meus amigos?

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      26/12/2014 at 16:18

      Olá Antonio, pode sim, claro!! Abraços, Miguel

  25. José Cavalcanti Irmão

    26/12/2014 at 16:13

    Estava um tanto quanto desestimulado com a minha atividade, porém após leitura de seus comentários e suas colocações me senti na obrigação de levantar a cabeça e prosseguir em busca do meu melhor.
    Quero lhe parabenizar pelo seu grandioso trabalho que vem desenvolvendo junto a pecuária nacional, e principalmente a muitos pecuaristas que tanto precisam de capacitação e você está mostrando o caminho.
    Feliz 2015 e vamos abraçar com garra o Agro Talento.
    José Cavalcanti Irmão

  26. José Tadeu Dantas Leite

    29/12/2014 at 17:39

    Miguel, boa tarde. Parabéns pelo seu trabalho e brilhantes artigos que nos presenteia todos os dias. E esta seleção que você nos trouxe este final de ano foi para concluir os trabalhos com chave de ouro. Que Deus lhes abençoe e continui nos trazendo estes trabalhos de incentivo e orientação para nos mantermos produzindo.
    Tenha um ano novo repleto de muita paz, alegria e sabedoria.
    FELIZ 2015!

  27. Clemens Junior

    29/12/2014 at 18:42

    MIGUEL,
    sempre que leio um texto seu, vejo que é passado de hora que tenho que mudar,e muito.!
    Exercitar a rede do bem, ousar, enfrentar o medo (das idéias e projetos), etc… , modelos mentais, coragem, metas e novamente …..
    Quisera eu ter 19 itens bons e detalhados de aprendizado em 2014.
    Mas, tenho certeza que 2015- AGROTALENTO – será um ano de mudanças, que as virtudes que temos e auto-estima estão sonolentas, mas não mortas, serão despertadas e com a sua motivação, tenho toda a certeza de que metas, objetivos e sonhos serão alcançados.
    Obrigado por nos propiciar este convívio.
    Um Abraço, Clemens

  28. Rafaela

    30/12/2014 at 09:06

    Obrigada pelos artigos.Essas reflexoes sao presentes para 2015.Desejo mais um ano incrivel.

  29. emilio macedo

    30/12/2014 at 10:14

    Gostaria de relembrar os dois mandamentos,quem quer da um jeito, quem não quer da uma desculpa! pois as coisas as vezes não são assim, politicamente são, só querer e se consegue, mas quem realmente precisa, passa muito trabalho para conseguir; e nem sempre é dar uma desculpa, as facilidades são para os que tem como garantir e nem precisariam delas para investir.Estamos passando por situações inusitadas, gente pagando preços fora de mercado, para trabalhar o tempo do financiamento com este dinheiro,lavagem de dinheiro se tornou o melhor negócio na pecuária, porque será? Até quando, vamos fechar os olhos.

  30. Daniel Kovacs

    30/12/2014 at 10:41

    Exelente Miguel. São os propositos de vida que nos tornam melhores a cada dia. Um bom profissional acima de tudo é uma boa pessoa. Meus parabéns, merecia uma palestra somente sobre estes valores.

  31. Emílio Carlos dos Santos

    30/12/2014 at 12:06

    Boa Tarde Miguel!!!
    Sobre a lição 2: “ande com gente melhor que você”. Já usei muito essa expressão, porém penso que ela precisa ser repensada. Se todos agirem dessa maneira nunca vamos ter companhia. Talvez seja melhor assim: “ande com pessoas que te acrescenta, positivas…”.
    Um 2015 com muita paz & saúde, repleto de realizações.
    Um grande abraço.
    Emílio

  32. Edemar de Assis da Silva

    30/12/2014 at 15:43

    Parabéns e obrigado por compartilhar seus aprendizados em 2014 e que em 2015 o sucesso esteja com você. Quanto agradecer sempre com muito obrigado(a), é muito gratificante Eu também gosto de mais de agradecer.

    Muito Obrigado a você e sua empresa, por estar todos os dias nos trazendo informações e aprendizados.

    Feliz 2015.

  33. BIBIANO PAVÃO

    01/01/2015 at 12:10

    “Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa” ! são tantos ensinamentos que com certeza o Miguel com a simplicidade e facilidade de transmitir suas experiências e seus ensinamentos vai formar uma nova geração de empreendedores que nosso país tanto precisa.
    Miguel muito obrigado. Que em 2015 Deus permita que continue contribuindo para construir um mundo melhor com gente melhor. Meu muito obrigado ! Feliz Ano Novo.

  34. Hilderlande Ferreira Lopes

    02/01/2015 at 11:33

    Miguel,
    Ótima reflexão, o mundo globalizado que estamos inseridos,exige muito de nos. Assim a avaliação do que estamos fazendo, os resultados, as correções de rotas e a busca de conhecimentos, devem ser constantes para alcançar os objetivos.
    Tenho lido seus artigos e aprendi bastante com eles sobre pecuária em 2014. Continue nos alimentando com seus conhecimentos e aprendizados!
    Um grande abraço.

  35. Rodrigo L Oliveira Lencina

    02/01/2015 at 13:47

    Prov. 3. 5,6. Confia….

  36. Claudenice

    03/01/2015 at 16:14

    Adorei ler as 19 lições aprendidas em 2014. Show…me inspirou!
    Com ctz vamos continuar aprendendo ao longo dos anos.
    A pratica de relembrar sucessos e fracassos nos amadurecem quando decidimos ir adiante fazendo diferente os pontos q erramos e melhorando os q acertamos.
    ;-)

  37. Tiago Alves R Paes leme

    04/01/2015 at 09:24

    Caro Miguel,
    fiquei muito feliz ao ler este texto, me deu energia e vontade de trabalhar e aprender mais…. Obrigado e tudo de bom em 2015!!!

  38. Gabriel Goffi

    05/01/2015 at 18:05

    Texto sensacional, meu amigo!

    Parabéns.

    E vamos lá que 2015 vai ser incrível. Conte comigo!

  39. Chico Montenegro

    06/01/2015 at 12:00

    Post maravilhoso, Miguel. Muitas desas dicas eu busco praticar constantemente, principalmente a de número 13. É uma ótima lista para imprimir e deixar sempre disponível para consulta em diversos lugares da casa e escritório.

    Show de bola!

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      07/01/2015 at 20:58

      Olá Chico,
      Muito obrigado pelo comentário e parabéns pelo trabalho que vem realizando.
      Abraços, Miguel

  40. Valter Pereira de Souza

    07/01/2015 at 23:08

    Miguel, vc é parente do Dr.Cavalcanti de São Miguel do araguaia?

    • Miguel da Rocha Cavalcanti

      09/01/2015 at 19:43

      Sim, sou filho dele :-)
      Passei parte da minha vida em SMA… :)
      Abraços, Miguel

  41. Fernando Bernardo Antunes

    08/01/2015 at 10:23

    Muito bom Miguel já te sigo desde quando começou o beefpoint, parabéns pelo seu empenho em 2014 e nos ultimos anos, pretendo usar o topico seu que fala de “coragem” e sempre procuro muita mudanças pra minha vida.
    Feliz 2015 a todos ai.

  42. Mariana triveloni

    09/01/2015 at 18:07

    Olá Miguel

    Fundei meu negócio esse ano de 2014 e senti que passei por muito do que você citou. Energia, coragem e auto confiança são atributos que não podemos nos desconcentrar.

    Um feliz 2015 e boa sorte!
    Mariana triveloni

  43. Rafaela Gomes

    10/01/2015 at 09:49

    Nossa essa reflexão reacendeu a minnha motivação que já estava quase em zero. Obrigada por me ajudar a lembrar o que me faz ser feliz. Abraços e um 2015 de muitas realizações!

  44. Marilis Torres

    29/05/2015 at 11:04

    bom dia Miguel!
    Temos que incorporar, absorver e acreditar nessas lições.
    os noticias que vemos na midia são de nos enlouquecer e adoecer.
    focar nos nossos bons objetivos com fé e coragem é o que nos guia.
    como eu ouvi alguem dizer:
    – o importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe… :)

  45. Kleber Severino

    29/05/2015 at 19:05

    Olá Miguel!
    Foi bom rever esse artigo, dessa vez anotei os tópicos na primeira página da minha agenda para mante-los constantemente na minha memória.
    Obrigado pelas dicas.
    Abraço.
    Kleber.

  46. ROSEMEIRE DA SILVA

    10/11/2015 at 11:43

    Estava fuçando no Google, uma palavra que ouvi na Templo de Salomão ontem, ‘ANDE COM PESSOAS MELHORES QUE VOCÊ’ comecei a ler, e achei seu artigo, copie varias, frases e postei no meu Face,BRANCAROSE Obrigado , agradecida por essas sabias palavras.Beijos Rosinha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *