
Marcelo Whately
Aspirante a especialista em carne bovina: agregação de valor e promoção de seu consumo. Analista de mercado da Equipe BeefPoint de set/11 a fev/13.
- 119 artigos
- 313 fotos
- 243 comentários
Venda de carne bovina na Feicorte. Há venda de grãos na Agrishow?
A questão levantada pelo título visa mostrar as oportunidades de mercado existentes para uma cadeia produtiva: produção de commodity e agregação de valor. Tamanho e região do mercado, cultura dos consumidores, local de produção, sistema produtivo e disponibilidade de matéria-prima são o que determinam o produto a ser oferecido.
A Feicorte é a maior feira de pecuária de corte indoor do mundo. Há oferta de genética e julgamento de raças, oferta de insumos e equipamentos produtivos e eventos com reuniões e palestras sobre o setor.
Entre estas três frentes há material para todos os tipos de mercados, independente do bioma produtivo e/ou preferência consumidora. Commodity produzida no Rio Grande do Sul, agregação de valor no MT ou vice-versa.
Sim, a feira é principalmente voltada para a produção de commodity, mas foi muito interessante observar diversas iniciativas de venda da própria carne bovina, exemplos de verticalização da produção.
Associações de raça junto com associados ou produtores independentes levaram à Feicorte a sua carne para ser vendida com sua marca e garantia de produção. Ou seja, há oportunidade para todos: em um ambiente de negócios focado em produtividade há exemplos de produção em busca de qualidade e maior preço de venda.
O que prova isso é a quantidade de pessoas indo embora da feira com sacolas térmicas, levando para casa amostras destas carnes especiais. Acredito que isso mostra a baixa oferta de opções de carne bovina no mercado comum. E este público presente na Feicorte está relacionado de alguma forma com a pecuária. Imagine quem não tem relação alguma, não sabe nem que existe tais opções de carne bovina com apelo e características diferenciadas.
Por exemplo, se eu for à uma feira de café ou azeite, eu compraria alguns exemplares especiais. Sou leigo e com certeza muita coisa será novidade. Mas será que alguém que produz azeite ficaria estimulado a comprar amostras expostas na feira?
Portanto, isso mostra que há desconhecimento sobre nosso produto (carne bovina) até entre pessoas que estão na mesma cadeia produtiva, e me incluo. Acredito ser possível no Brasil produzir a carne especial e a carne exportação (commodity) simultaneamente. Nosso território e rebanho são enormes, assim como as oportunidades de venda, nacionais ou internacionais.
Veja mais informações sobre a Feicorte 2013:
Ivan Wedekin: Real fraco favorece pecuária de corte e agronegócio
Marfrig em busca de uma marca forte, Bassi e Montana podem substituir Seara
Marfrig e ABHB criam Programa Fomento Marfrig Hereford
ABHB lança selo Carne Certificada Hereford na Feicorte 2013
Lançamento da Carne Jaguarete, com degustação, na Feicorte 2013
Conheça a nova marca de carne Premium da VPJ: Black Angus
Bovinos: selecionar ou expor? Reflexões em mais uma FEICORTE – Fernando Furtado Velloso
Algumas fotos: