Uma semana, dois eventos. E a carne brasileira com o papel principal. Viva!!

Por em 30 de novembro de 2015

Nesta última semana (23 a 29/nov) houve dois eventos em São Paulo nos quais o tema central era carne. Os dois tiveram a casa cheia, e nenhum dos dois teve muita divulgação na mídia. Ou seja, quem participou de algum deles ou dos dois eram apreciadores de boa carne e atentos nas redes sociais seguindo pessoas e empresas importantes do mercado carnívoro (açougues, restaurantes, profissionais do ramo ou amigos que também são apreciadores).

Os dois eventos lotados. Um mais refinado (mas nem tanto) para poucas pessoas (50), o outro mais rústico (com muito orgulho) para centenas (2,5mil). O primeiro custando R$560,00/pessoa e o segundo em torno de R$300,00. Já deixando a conclusão por aqui: sucesso total. E melhor ainda: tudo por causa da carne. Uma vitória ao setor agropecuário e também a nós consumidores e apreciadores!!!

O primeiro (terça, 24/nov) foi o jantar de lançamento dos “Estados Unidos de la Carne – EUC” no Brasil, um projeto internacional fundado por cinco chefs (ou cozinheiros) e açougueiros. Cada um de uma nacionalidade, inclusive o italiano Dario Cecchini, talvez o açougueiro mais famoso do mundo, ou pelo menos o mais extravagante. Também Jefferson Rueda, brasileiro, com muito orgulho, Os demais são um argentino, um peruano e um uruguaio.

O jantar foi na A Casa do Porco, novo restaurante do Jefferson em São Paulo. Com casa fechada, lugares limitados com pagamento antecipado e as vagas se esgotaram. Nós fomos! Veja aqui com (muito) mais detalhes. No cardápio havia diversos tipos de carnes e preparos, um melhor do que o outro. Desde petiscos com as mãos (até o skeat tratar (!!)) do peruano Renzo Garibaldi) à peças assadas inteiras e porcionadas na bancada ao som das lâminas batendo na madeira. Isso mesmo, rústico ao extremo, e a cabeça de porco sendo o show principal.

Foi muito interessante. Pessoas não ligadas à pecuária, e sim ligadas ao mundo gastronômico e apreciadores de carne. Tudo isso tirando o show dos fundadores do EUC. Dario com sua corneta proclamava trecho de A Divina Comédia em pé sobre as cadeiras (fenomenal). O argentino Ariel Argomaniz com seu imponente ossobuco servido inteiro nas mesas, Jefferson Rueda com o prato principal da casa, a cabeça de porco, e o prato final, costela bovina preparada e servida maestralmente e sem fineza alguma por todos os cinco ao som de clássicos do rock.

O segundo (sábado, 28/nov) foi a segunda edição da Churrascada. Este é o mais novo e maior evento de degustação de carne do Brasil. A primeira edição foi em 01/ago para mil pessoas, esta última para 2,5 mil. Com diversos chefs, cozinheiros e churrasqueiros de todo o país e internacionais preparando carnes de todos os tipos somente com lenha ou carvão. Diversos cortes bovinos, cordeiro, todos tipos de aves, embutidos e carnes de caça como javali.

Os métodos de preparo fazem parte do show: grelhas diversas, pits, defumadores, varal de aves, de linguiças e espetos para fogo de chão. Veja aqui (muitas) fotos!! Evento do meio-dia à meia-noite, regado com muita cerveja, diversão, e música boa: jazz e country em estilos diversos com bandas ao vivo.

O mais interessante é observar o público. Pessoas comuns, mas não tanto: apreciadoras de carne. Apreciadoras pois o evento é em lugar aberto debaixo de sol e chuva e com muita fumaça (um paraíso!!). O “clima” foi muito bom assim como na primeira edição.

Para irem ao evento, com certeza seguem na internet pessoas influentes do mundo gastronômico e especialmente da carne. Isto porque não foi divulgado publicitariamente, a adesão em maior parte foi orgânica. Acho que se divulgassem como manda o figurino, a super-lotação atrapalharia. Parabéns ao Rogério Betti, Gustavo Bottino e à Agência Haute organizadores.

Para ficar mais por dentro deste mundo, basta nos seguir! rsrs e claro também seguir quem está fazendo e apoiando:

Nossas fotos na Churrascada (Vila Beef)
Vila Beef no Instagram e Facebook
BeefPoint com vídeos de entrevistas na churrascada (em breve).
Rogerio Betti no Instagram @deBetti.
Gustavo Bottino no Instagram @bottino.
http://www.churrascada.club/

E viva a cultura da carne brasileira!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.