
Marcelo Whately
Aspirante a especialista em carne bovina: agregação de valor e promoção de seu consumo. Analista de mercado da Equipe BeefPoint de set/11 a fev/13.
- 119 artigos
- 313 fotos
- 243 comentários
II Simpósio Internacional de Ciência da Carne
Nos dias 22 e 23 de outubro participamos do II SICCA (II Simpósio Internacional de Ciência da Carne) realizado pelo departamento de Zootecnia da USP/Pirassununga-SP. Foi muito bom, adoramos os temas abordados. Sem contar que a seleção dos palestrantes estava de alto nível, com diversas referências internacionais na área de ciência da carne:
- Prof. Dr. José Fernando Piva Lobato (UFRGS)
- Palestra: Limites e oportunidades na produção de carne a pasto
- Fabio Montossi – Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA)
- Palestra: Farm to fork: The Uruguayan experience
- David A. King (Andy) –Meat Animal Research Center
- Palestra: Use of technologies to improve carcass uniformity and meat quality at industry level
- Dave E. Gerrard – Virginia Tech
- Palestra: Understanding muscle growth and development and its effects on meat quality
- John Basarab – University of Alberta
- Palestra: Impact of genetic selection for feed efficiency on meat quality
- Chris R. Calkins – University of Nebraska/EUA
- Palestra: Strategies to enhance meat quality
- Eero Puolanne – University of Helsinki/Finlândia
- Reduction of sodium intake from meat products
- Rhonda Miller – Texas A&M University
- Consumer Attitudes of beef flavor and flavor drivers of consumer acceptance
Só fera!!!
Destacamos:
– O trabalho do Andy King de predição de maciez da carne por análise digital de imagem do contra-filé ainda na carcaça.
– A didática do Dr. Gerrard, foi demais. Aprofundou bastante no tema fisiologia muscular, importância do pH e influenciadores da qualidade da carne.
– O Dr. Calkins apresentou sobre maciez da carne bovina, mostrando que é possível garanti-la e até ser certificada pelo USDA como “macia” ou “muito macia”.
– A palestra do Dr. Eero Puolanne da Universidade de Helsinque, Finlândia. Foi fenomenal. O tema era redução de sódio em produtos cárneos processados. Porém, os pontos levantados por ele foram os desafios de reduzir o sódio de maneira geral na alimentação pública, mostrando o exemplo do que foi feito na Finlândia. A grosso modo, o saleiro deve ficar na mesa e não cozinha. Cozinhe tudo sem sal e coloque sal em seu prato na hora do consumo. Desta forma a quantidade de sódio ingerida diariamente é reduzida significativamente.
– E a última, Rhonda Miller da Texas A&M Univesrity e especialista em flavor da carne bovina, o nosso “sabor”, nossa sensação ao comermos formada pelo gosto e aroma. Foi muito interessante. Em sua linha de pesquisa ela formulou um método de medir quantitativamente o sabor percebido por nós. Transformou sabor em números! Demais….
Parabenizamos o professores e estudantes organizadores do evento, foram dois ótimos dias onde também encontramos amigos acadêmicos e pesquisadores de carne bovina da ESALQ e da própria USP/Pirassununga.