
Marcelo Whately
Aspirante a especialista em carne bovina: agregação de valor e promoção de seu consumo. Analista de mercado da Equipe BeefPoint de set/11 a fev/13.
- 119 artigos
- 313 fotos
- 243 comentários
Estados Unidos de la Carne: movimento internacional (com propriedade) em prol da carne e dos açougueiros
Estados Unidos de la Carne
“Mandamentos:
Vida e morte. Respeitar o animal e conhecer desde o que ele come e como vive até o modo como vai morrer. Segundo Dario Cecchini, o bicho deve ser criado num espaço amplo, ser bem nutrido e ter uma morte misericordiosa.
Sem sobras. Não desperdiçar as carnes, aproveitando o bicho todo, até as vísceras. “O bom açougueiro tem sua caixa com ossos limpinhos, sem restos de carne. Senão, no fim do mês, você jogou dois bois fora”, diz Jefferson Rueda.
Patinho feio. Estimular o consumo de cortes menos comuns entre os clientes, inclusive ensinando receitas. “Se você só come contrafilé e T-bone, você desrespeita o animal. E o resto, vai para onde?”, questiona Diego Perez Sosa. “As pessoas devem achar que tem boi só de filé-mignon”, alfineta Jefferson.”
(Fonte: http://blogs.estadao.com.br/paladar/acougueiros-lancam-movimento-pela-valorizacao-do-oficio/)
Fundadores:
- Dario Cecchini (Itália)
- Jefferson Rueda (Brasil)
- Renzo Garibaldi (Perú)
- Ariel Argomaniz (Argentina)
- Diego Perez Sosa (Uruguai)
Cinco amigos cozinheiros-açougueiros fundaram este movimento para valorizar mundialmente a classe dos profissionais que trabalham com carne. Cada um deles é de um país e seu líder é o italiano (e açougueiro) Dario Cecchini, uma lenda viva da gastronomia e da carne.
Nesta terça 24/nov houve um evento pela tarde em São Paulo na A Casa do Porco Bar, de Jefferson Rueda, um dos fundadores, para apresentar os EUC para a imprensa brasileira. A noite promoveram um jantar com pratos preparados por todos os açougueiros. E claro, nós da Vila Beef fomos conferir de perto!!! A noite foi fenomenal.
Veja o cardápio: