2º Curso Acasalamento Dirigido Nelore – Dicas de touros!

Por em 10 de outubro de 2013

Quer saber mais sobre estudo de touros, avaliações visuais, avaliações genéticas e como usar estas informações para direcionar acasalamentos? Esta é a oportunidade! 2º Curso Boi com Bula Acasalamento Dirigido Nelore – 07 e 08 de novembro de 2013

Para mostrar nossa linha de trabalho, daremos periodicamente dicas sobre os touros indicados e utilizados pela BrasilcomZ nesta estação de monta, com breves comentários sobre cada um.

TECELÃO de Naviraí (Gandhi x Erechim)- Utilizado mais em FIV pelo custo alto do sêmen atualmente, consideramos a melhor opção de Gandhi no mercado. Forte para Perímetro Escrotal, ossatura, aprumos e temperamento. Nos agrada na caracterização racial pela estética funcional e expressão de masculinidade (formato de crânio, rugas, goteira evidente e pouco chifre). Linhagem fundamental para caracterização racial funcional, imprime a “cara de negócio” no gado de prova, modelo que agrada ao mercado. Entra em Rambo, Quark e Backup de tamanho mediano.

No mesmo perfil de acasalamento, mais firme de pigmentação e de melhor garupa, temos utilizado Funcionário (Búgio x Tecelão). Como opção mais forte em avaliação genética, usamos Baru da Jandaia (Tecelão x Império) – ambos proporcionam a tão importante “cara de negócio”.

QUARK Col (Zefec x Gabus Col) – Muita musculatura, habilidade materna e Perímetro Escrotal. Acasala muito bem com indivíduos bem pigmentados, animais com boa profundidade de costelas, virilha baixa e boa ossatura. Consistente na avaliação genética (alta acurácia), produz fêmeas extremamente funcionais na fertilidade e no leite. Tomar cuidado com angulação de jarretes (perna de cachorro), bem como pouco couro (barbela pouco pregueada, umbigo agarrado). Além disso, transmite chifre precoce, não sendo adequado para linhagens de muito chifre, como por exemplo vacas Backup. Não utilizar em animais de virilha alta. Como indíviduo, é branco e sua progênie tende a ser branca também. Vai muito bem quando acasalado em animais da linhagem Lemgruber, pelas características de couro solto, ossatura forte e pouco chifre.

Atualmente, é utilizado principalmente em FIV em função do valor do sêmen. Como opção de filhos diretos de Quark com preço mais acessível, temos usado Mandarin Matinha e Nevi EAO, sobre os quais falaremos em posts futuros.

Informações sobre o curso: (16) 3203-8815 ou cursos@brasilcomz.com

Nova programação - Curso Acasalamento Dirigido

Nova programação – Curso Acasalamento Dirigido

 

1 Comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.