
Alexandre Scaff Raffi
Engenheiro agrônomo, presidente da Associação “Novilho Precoce MS”. É também produtor rural no Mato Grosso do Sul aonde está implantando o sistema IPLF na fazenda da família.
- 4 artigos
- 3 fotos
- 3 comentários
O que a Novilho Precoce MS aprendeu com a Exagro
Alguns anos atrás, andando pela Feicorte em SP me deparei frente à um estande de uma empresa chamada EXAGRO. Como tantas outras empresas de consultoria ela se dispunha a ensinar o produtor a ter seus números, ver sua rentabilidade, retorno sobre o capital, etc. Porém um fato que me chamou a atenção foi a construção de um “benchmarking”. Essa ferramenta colocava você em uma comparação com a média e com os melhores. Ótimo para você se situar e saber aonde se encontra.
Depois de algumas costuras e com a ajuda da Famasul e Senar, conseguimos implantar o trabalho da EXAGRO em 20 fazendas em 2013. Em 2014 serão mais 25 fazendas, perfazendo o total de 45 fazendas assistidas, estudadas e tendo seus números compilados.
Mas para que tudo isso??
A Novilho Precoce MS entende que vender qualidade é bom, receber por ela é melhor ainda, mas tão ou mais importante que isso é saber se o seu processo é lucrativo !! E caso não o seja, o que deve ser feito para mudar.
Fui um dos que entrou na primeira fase e teve sua fazenda colocada à prova. Fizemos orçamentação, mudança de rumo, atitude e mais importante… Planejamento !
Ir para dentro da porteira e ajudar o produtor é uma realidade hoje na nossa Associação.
Juntando outros projetos à esse, já temos mais de 70 fazendas assistidas pela Novilho Precoce MS. E o trabalho não para. É constante.
Criamos até um novo cargo para cuidar somente dos programas de assistência técnica.
O dia a dia da Pecuária está cada vez difícil.
Existem basicamente duas opções: Sucumbir ou enfrentar.
Preferimos o enfrentamento.
Como dizia o pensador… “É melhor morrer tentando, do que viver com a dúvida de que se você tentasse um pouco mais… conseguiria.”
3 Comments