Teste de progênie avaliará desempenho produtivo e reprodutivo da raça Brahman

Por em 6 de agosto de 2010

Desde que foi importado dos Estados Unidos pela Querença Agropecuária há nove anos, o touro JDH Sir Marri Manso apresentou-se como um “divisor de águas” para o rebanho Brahman que estava em processo de formação no Brasil. Graças à consistência genética dos acasalamentos feitos a partir de Marri Manso, o rebanho Brahman brasileiro ganhou maior padronização racial, além de ser aprimorado com outras características valiosas próprias da raça, como habilidade materna nas fêmeas.

A contribuição deste touro e de animais com a marca QUERJ para o rebanho Brahman nacional foi tão significativa, que boa parte dos exemplares inscritos para participar do PROBRAHMAN (PROGRAMA BRAHMAN DE AVALIAÇÃO DE TOUROS), o primeiro teste de progênie da raça Brahman, possuem em seu pedigree algum grau de parentesco. Ao todo, 40% dos touros inscritos para a primeira fase do programa são filhos de matrizes deste criatório. “Acreditamos que o PROBRAHMAN será uma ferramenta importante para provar com dados científicos quais animais são superiores e quais são destaques em determinadas características. Isso facilitará muito os acasalamentos”, prevê Moisés Fernandes, diretor da Querença Agropecuária.

Para conhecer a eficiência dos animais como difusores de genética de qualidade, o criador Bruno Aurélio Ferreira Jacintho, foi um dos muitos que aderiram ao PROBRAHMAN. Ao selecionar os três touros de seu criatório que participariam do programa, o criador levou em conta àqueles animais que foram destaque desde a desmama. “Um dos touros é o GOOD Brahmania 1068, que é filho do touro americano JDH Mr. Elliot Manso em uma excelente matriz, a Miss Querj Brahmania 99. Acredito que o PROBRAHMAN irá evidenciar justamente animais melhoradores, que podem não ser premiados nas pistas de julgamento, mas que são boas opções para a nossa pecuária extensiva”, garante Bruno.

O PROBRAHMAN é uma realização da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), em parceria com a Alta Genetics, com o apoio da ABCZ e ANCP. A expectativa é de que aproximadamente 20 touros participem desta primeira fase da avaliação. O programa será desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal e Botucatu, e será o primeiro teste de progênie de touros Brahman, cujo objetivo principal é avaliar touros jovens, a partir do desempenho produtivo e reprodutivo dos seus filhos.

O teste de progênie em touros da raça Brahman fornecerá informações valiosas a serem utilizadas na seleção de reprodutores de qualidade superior. A partir destes resultados, a Associação disponibilizará avaliações genéticas acuradas dos touros, que permitirão a escolha e utilização do sêmen de reprodutores de acordo com os objetivos de seleção de cada criador.

Realização

Os criadores tiveram até o dia 25 de junho para enviar as inscrições dos touros. Entre os dias 10 a 15 de julho, haverá a pré-seleção dos touros por parte do comitê técnico a ser estabelecido em conjunto ACBB/Alta Genetics. Até o dia 20 de julho, todos os touros escolhidos deverão dar entrada na central para coleta de sêmen. A distribuição do sêmen dos touros participantes do PROBRAHMAN aos criadores apoiadores terá início no dia 01 de outubro e irá até 31 de dezembro. Após o período de gestação das matrizes inseminadas, os primeiros produtos deverão nascer a partir de agosto de 2011. Neste período, tem início a coleta de dados (peso ao nascer), na seqüência peso aos 365 dias e aos 450 dias, perímetro escrotal aos 365 e 450 dias de idade. No primeiro semestre de 2013, haverá a divulgação final de todos os resultados dos touros.

As informações são da Assessoria de Imprensa da ACBB.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.