Informações gerais sobre o XV Congresso Mundial da Raça Brahman

Por em 6 de outubro de 2010

Informações gerais sobre o XV Congresso Mundial da Raça Brahman 

Público estimado: 3 mil pessoas

Visitantes estrangeiros: 500 pessoas (Equador, Estados Unidos, Venezuela, Canadá, Alemanha, Colômbia, Panamá, Argentina, Costa Rica, Austrália, Guatemala, Paraguai, Namíbia, Africa do Sul, Bolívia, entre outros)

Academia do Brahman (21 a 23 de outubro) – 400 alunos de Ciências Agrárias de diversas universidades brasileiras já confirmaram presença. Haverá palestras sobre nutrição animal, reprodução, seleção de touros, marcadores moleculares, pastagens, com a participação de renomados profissionais de empresas como Dow AgroSciences, Merial (Igenity), Geneal, Alta Genetics e etc.

Animais inscritos – 650 animais inscritos para os julgamentos que será realizado pelo jurado americano Jim Williams.

Casa do Brahman – a sede definitiva da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) no Parque Fernando Costa será inaugurada durante o Congresso. A data da inauguração será definida em breve pela ACBB.
Seção Pôster (18 e 23 de outubro) – vários trabalhos científicos sobre a raça, desenvolvidos em universidades, fazendas e empresas do Brasil e do exterior serão expostos na Seção Pôster. Mais de 40 trabalhos foram inscritos. Os estados que mais inscreveram trabalhos foram Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso. Também foram inscritos trabalhos da Venezuela, Colômbia e Estados Unidos. São trabalhos de alunos e pesquisadores de vários cursos de pós-graduação da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Unoeste (Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo – Jaboticabal), Universidade de São Paulo, UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). E ainda de fazendas, empresas, e entidades como Uberbrahman, Brahman IC, Evialis e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Os principais temas abordados nos trabalhos são sistemas de produção animal, sanidade animal, tecnologias da reprodução, produção animal sustentável, melhoramento animal, bioclimatologia, desempenho em confinamento e qualidade da carcaça e da carne.
Leilões:
Leilão Estrelas do Congresso Mundial da Raça Brahman – 21 de outubro, às 21h – Centro de Eventos RKC. Promotores: Brahman Lince, Brahman Conquista, Brahman Canaã, Casa Branca Agropastoril, Brahman Braúnas, Fazenda Nova Pousada. Leiloeira: Nova Leilões. Muitos dos melhores animais que disputam ou disputaram o ranking oficial da raça estarão disponibilizados para venda no remate Estrelas do Congresso Mundial. Os lotes disponíveis formam um conjunto de muita força genética e as principais famílias de bons resultados no Brahman têm algum representante inscrito. Com certeza, vários dos animais do Leilão Estrelas do Congresso serão marcos (e alguns até já o são) na história da raça.
Leilão Internacional de Genética Brahman – 22 de outubro, às 21 h – Centro de Eventos RKC. Promotores: Brahman Braúnas, Grupo Ima, Brahman Montreal e Uberbrahman. Leiloeira: Nova Leilões. Pela primeira vez durante um congresso mundial teremos um leilão no qual se vende genética do país sede e de outros. É um leilão internacional. Os promotores acreditaram que era preciso colocar na prática da comercialização o lema do congresso: “O Brahman sem fronteiras”. Mais de 30 lotes com força nas linhas altas e baixas. Será a chance de comprar prenhezes de acasalamentos consagrados e muita variabilidade genética.
Leilão Internacional de Touros Uberbrahman – 23 de outubro, às 13h00 – Tatersal ABCZ. Promotores: Uberbrahman, Brahman Braúnas. Leiloeira: Estância Bahia. O remate ofertará touros brasileiros e internacionais, com genética oriunda de vários países e de grandes criadores. Touros doadores de sêmen, animais para repasse, jovens machos com premiações em pista e ainda com tempo para competição. Um bom grupo de touros prontos para cobertura na próxima estação de monta e com boas fichas com relação ao desempenho: ganhadores de provas de ganho em peso, identificados como portadores de boas características pelos Marcadores Moleculares, bem colocados nos programas de melhoramento.
Farm tours (18 a 20 de outubro):
Os participantes do XV Congresso Mundial da Raça Brahman terão a oportunidade de conhecer "in loco" o Brahman selecionado no Brasil. Durante o evento, serão promovidas visitas às fazendas da região de Uberaba, bem como às empresas de inseminação artificial. As visitas estão previstas para os dias 18, 19 e 20 de outubro. No dia 18 estão agendadas visitas à fazenda Duplo P e à Central ABS PecPlan. No dia 19, a visita acontece na fazenda Morro Alto II (Uberbrahman). Já no dia 20, serão visitadas a Central Alta Genetics e a Fazenda Querença Uberaba, que também promoverá um shopping de animais durante o evento.

Homenagem especial:
O criador de Brahman, Sérgio Santos Rutowitsch, será homenageado “in memorian” pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, que será realizado entre os dias 17 e 24 de outubro, no parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.
A homenagem foi definida pelo Conselho de Administração da associação após o falecimento do criador no dia 24 de setembro. Para homenagear o pecuarista foi criada a "COMENDA SÉRGIO RUTOWITSCH”, que será entregue à família durante a cerimônia de abertura do Congresso Mundial, no dia 20 de outubro. “Essa comenda também será o símbolo do Congresso, e será entregue a alguns outros homenageados”, ressalta José Amauri Dimarzio, presidente da ACBB.
Programação de conferências:
Conferência: Agronegócio – Sustentabilidade para competir
Dia 20/10 – 20h30
Conferencista: Dr. Roberto Rodrigues (Brasil) – É engenheiro agrônomo, com cursos de aperfeiçoamento em Administração Rural. Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, Professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Empresário rural em São Paulo e no Maranhão. É Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e Co-chair da Comissão Internacional de Biocombustíveis. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006), além de presidente de várias entidades rurais.
Conferência: Visão da FAO sobre o crescimento populacional X Demanda pelos alimentos X Crescimento global
Dia 21/10 – 10h30 às 11h10
Conferencista: Dr. Tito Efrain Diaz M. (Chile) – Médico Veterinário e Zootecnista pela Universidad del Tolima, Colômbia. Mestre em Produção Animal pela Universidad Nacional de Colombia e Ph.D em Ciências Animais pela Universidad del Estado de Iowa, EEUU. Atualmente é funcionário da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e alimentação da FAO com sede no Chile, onde desempenha a função de Oficial Principal de Produção e Saúde Animal para América Latina e Caribe.
Conferência: O papel do Brahman na indústria mundial de carne
Dia 21/10 – 11h10 às 11h50
Conferencista: Dr. Jim Sanders (USA) – Formado em Ciência Animal pela Texas A&M University e PhD em Melhoramento Animal pela mesma universidade. Professor do Departamento de Ciência Animal da Texas A&M University. Gerente do Michaelis Ranch, localizado no Texas, entre os anos de 1968/69 e 1971/72. Jurado de animais desde a década de 60.
Conferência: Quais são os benefícios que temos ao criar Brahman no México?
Dia 21/10 – 11h50 às 12h30
Conferencista: Dr. Samuel Paz Ponce (México) – Médico Veterinário e Zootecnista. Membro do Comitê Técnico da Asociación Mexicana de Criadores de Cebú (1996-2008). Presidente da Asociación de Mexicana de Médicos Veterinarios Especialistas en Pequeñas Especies Del Norte (1994-1996/2005-2009). Jurado das raças zebuínas. Presidente do Comitê Técnico da Asociación Mexicana de Criadores de Cebú (2006-2009).
Conferência: O desenvolvimento do Brahman na Bolívia e a experiência das Fazendas Espiritu de criar Brahman em condições extremas
Dia 21/10 – 12h30 às 13h00
Conferencista: Dr. Hans Peter Elsner S. (Bolívia) – Engenheiro Agrônomo com especialização em Economia Agrícola e Agronegócios. Gerente geral das Estancias Espiritu, desde 1993.
Conferência: O impacto do gado Brahman na indústria de carne australiana
Dia 22/10 – 12h30 às 13h00
Conferencista: Dr. Rodger Jefferis (Austrália) – É pecuarista na Austrália e conselheiro da Australian Brahman Breeders’ Association Limited. Rodger sempre teve envolvimento com o gado Brahman. O pai dele introduziu os primeiros exemplares de Brahman na “Elrose”, sua propriedade no Noroeste de Queensland, em meados de 1950, quando Rodger era apenas uma criança. A Elrose tem hoje o maior criatório Brahman avaliado pelo Programa de Melhoramento Genético Breedplan. Simultaneamente, Rodger detém um rebanho comercial com mais de 20.000 animais da raça Brahman para produção de carne em cinco propriedades espalhadas pelo Norte e Centro de Queensland. O criador competiu com sucesso nas principais pistas de julgamento, competições de carcaça e de gado comercial da Austrália.
Conferência: Gado Brahman – Produção sustentável para o baixo trópico
Dia 22/10 – 11h10 às 11h50
Conferencista: Dr. Germán Augusto Gómez Serrano (Colômbia) – Zootecnista especialista em mercado com ampla experiência no direcionamento, promoção e execução dos programas de seleção, melhoramento genético, produtivos e de manejo em rebanhos de zebu puros e comerciais na Colômbia. É Diretor Técnico da Asocebú – Colômbia, desde 2001. Conferencista em vários eventos e congressos internacionais da raça Brahman.
Conferência: Exportação de genética zebuína para a formação do Brahman e a importação da raça com benefícios econômicos para a pecuária brasileira
Dia 22/10 – 11h50 às 12h30
Conferencista: José Otávio Lemos (Brasil) – Zootecnista com pós-graduações em Julgamento de Zebuínos, Produção de Ruminantes, Metodologia de Ensino e Marketing. É diretor de Marketing da ACBB (2010-2011). Diretor da JOL Empresa Múltipla, que edita a Revista Brahman News e Brahman The News World. Consultor técnico de vários criatórios de Brahman do Brasil.
Estandes vivos:
A avenida central do Parque Fernando Costa, palco de importantes exposições agropecuárias realizadas na cidade de Uberaba, será transformada em um importante centro de negócios durante o XV Congresso Mundial da raça Brahman. No local, estarão concentrados os estandes vivos dos principais criatórios de Brahman do Brasil. Estes estandes vivos funcionarão como uma vitrine para estes criatórios, servindo também como escritório, onde os titulares poderão receber parceiros e a visita de interessados.
Além de uma estrutura de escritório, nestes estandes vivos os criadores responsáveis poderão expor até nove animais do plantel. A Casa Branca Agropastoril já reservou o pavilhão 11 para expor seus produtos. A Agropecuária Leopoldino e a Brahman Lince estarão juntas no pavilhão 12, enquanto o Brahman Conquista estará no pavilhão 13. As agropecuárias Santa Tereza, Esperanza, Rancho 55 e J4 estarão juntas no pavilhão 16. A Fazenda Imperial também estará no local, no pavilhão 15.
Jantar de confraternização:
No dia 23 de outubro às 20h30 será realizado um jantar de confraternização no Centro de Eventos RKC, localizado no interior do parque Fernando Costa, quando serão realizadas importantes homenagens e a transmissão da bandeira do congresso mundial para os representantes da República do Panamá, país que sediará o XVI Congresso Mundial em 2012. O convite do jantar deverá ser adquirido na Casa do Brahman, durante o congresso. O investimento do convite individual é de R$ 150,00 ou US$ 85,00. Em breve, a ACBB fará a divulgação das atrações do jantar de confraternização.
Almoço Típico:

A qualidade da carne dos animais Brahman poderá ser saboreada durante o almoço típico que está sendo preparado pela ACBB no dia 24 de outubro, a partir das 13h, na fazenda Querença, em Uberaba, localizada na BR-050 (km 163). Além de um delicioso Brahman no rolete, os congressistas poderão degustar um prato típico das comitivas de peão boiadeiro, conhecido como “Queima do Alho”, que inclui arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne e churrasco. A comida é preparada em fogão improvisado, bem próximo ao chão. O almoço típico será restrito aos congressistas.

Reunião da World Brahman Federation

Durante o congresso, será realizada no dia 21 de outubro, às 15h, no quiosque do Parque Fernando Costa, uma reunião geral da World Brahman Federation. O presidente da federação, José Amauri Dimarzio, apresentará as últimas estatísticas sobre a participação do Brahman no mundo, bem como anunciará o XVI Congresso Mundial da Raça Brahman, que será promovido no Panamá, em 2012. Participarão do encontro representantes dos Estados Unidos, Brasil, Austrália, África do Sul, Paraguai, Filipinas, México, Panamá, Venezuela, Bolívia e Argentina.

Dorper e White Dorper
As principais raças ovinas selecionadas no Brasil, a Dorper e a White Dorper, realizam durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman sua 4ª Exposição Nacional. Além de exposição e julgamentos de ovinos, acontece entre os dias 17 e 24 de outubro, dois leilões de Dorper e White Dorper e palestras sobre o mercado da carne.
A expectativa é que aproximadamente 1500 animais participem da exposição, que já foi realizada por duas vezes em São Paulo/SP e uma vez em Salvador/BA. São esperados 100 expositores, de vários Estados do Brasil, com destaque para criatórios da Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Leilões Dorper

22/10 16hs – Leilão integração Nacional. Promotores: Cabanhas Sammichele, Tingui, Buriá, Comagrivel, Ovinogen e Mac.

23/10 20hs – Leilão Pérolas da Raça Dorper. Promotores: Campo Verde, Interlagos e VPJ.

Os leilões acontecerão no Tatersal da ABCZ, dentro do Parque Fernando Costa.

Realização: Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB)
Parceria: ABCZ, ABCDorper e Prefeitura de Uberaba

Patrocinadores diamante: Dow Agrosciences, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Banco do Brasil

Patrocinadores ouro: Tecnopec, Agener União, Igenity, Merial, Champion e Geneal.

Apoio: Embrapa, ABMR, APEXBrasil, Esalq/USP, ABAG, World Brahman Federation, Agrocentro/Feicorte, SRB, Ficebu, Convetions & Visitors Bureau Uberaba e Flytour.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.