Criador Sérgio Rutowitsch será homenageado “in memorian” durante Congresso Mundial

Por em 5 de outubro de 2010

O criador de Brahman, Sérgio Santos Rutowitsch, será homenageado “in memorian” pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), durante o XV Congresso Mundial da Raça Brahman, que será realizado entre os dias 17 e 24 de outubro, no parque Fernando Costa, em Uberaba/MG.
A homenagem foi definida pelo Conselho de Administração da associação após o falecimento do criador no dia 24 de setembro. Para homenagear o pecuarista foi criada a "COMENDA SÉRGIO RUTOWITSCH”, que será entregue à família durante a cerimônia de abertura do Congresso Mundial, no dia 20 de outubro. “Essa comenda também será o símbolo do Congresso, e será entregue a alguns outros homenageados”, ressalta José Amauri Dimarzio, presidente da ACBB.

Sobre o criador

Sérgio Santos Rutowitsch (1944 – 2010) fez parte da zebuinocultura brasileira e foi um dos primeiros importadores de Brahman para o Brasil. Anteriormente, criava animais da raça Nelore. Desenvolveu um trabalho pautado na produção de bons touros para que eles fossem os propagadores de uma genética melhoradora. Produziu grandes campeões nacionais, como o Mr. Pilar POI 75 (o touro nacional maior produtor de campeões até hoje) e a genética com a sua marca foi exportada para outros países nos quais também nasceram filhos campeões. Tem o recorde de venda de sêmen da raça Brahman no Brasil e de número de touros em centrais. Nos últimos anos, esteve totalmente dedicado a produzir animais com altos escores nos Marcadores Moleculares e chegou a ter bezerros nascidos em sua fazenda com escore 10 para maciez, fato que teve projeção internacional. Muito estudioso do Brahman e das novas tecnologias para melhoramento animal, ajudou a muitos criadores a investir na raça. Participativo nas entidades de classe atuou como diretor de Marketing, Conselheiro Técnico e Vice-presidente por duas gestões na Associação dos Criadores de Brahman do Brasil e ainda como conselheiro na Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e na BrahmanRio. Foi um executivo de sucesso, atuando em empresas internacionais. Do casamento com Maria Beatriz Horta Rutowitsch, teve três filhos André, Paula e Ana Beatriz.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.