Congresso Mundial reunirá grandes especialistas da raça Brahman

Por em 23 de setembro de 2010

A programação do XV Congresso Mundial da raça Brahman, que acontece pela primeira vez no Brasil, entre os dias 17 e 24 de outubro, em Uberaba/MG, apresenta conferências com os mais renomados especialistas da raça em todo o mundo, além de importantes discussões sobre sustentabilidade, crescimento populacional e demanda por alimentos, bem como os desafios da cadeia produtiva da carne em todo mundo. Promovido pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), com o apoio da ABCZ e Brazilian Cattle, o evento será realizado no Parque Fernando Costa, onde são esperados aproximadamente três mil congressistas do Brasil e de mais de 20 países. Acompanhe a seguir a programação de conferências:

Conferência: Agronegócio – Sustentabilidade para competir

Dia 20/10 – 20h30

Conferencista: Dr. Roberto Rodrigues (Brasil) – É engenheiro agrônomo, com cursos de aperfeiçoamento em Administração Rural. Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, Professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal e Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Empresário rural em São Paulo e no Maranhão. É Presidente do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP e Co-chair da Comissão Internacional de Biocombustíveis. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (janeiro de 2003 a junho de 2006), além de presidente de várias entidades rurais.

Conferência: Visão da FAO sobre o crescimento populacional X Demanda pelos alimentos X Crescimento global

Dia 21/10 – 10h30 às 11h10

Conferencista: Dr. Tito Efrain Diaz M. (Chile) – Médico Veterinário e Zootecnista pela Universidad del Tolima, Colômbia. Mestre em Produção Animal pela Universidad Nacional de Colombia e Ph.D em Ciências Animais pela Universidad del Estado de Iowa, EEUU. Atualmente é funcionário da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e alimentação da FAO com sede no Chile, onde desempenha a função de Oficial Principal de Produção e Saúde Animal para América Latina e Caribe.

Conferência: O papel do Brahman na indústria mundial de carne

Dia 21/10 – 11h10 às 11h50

Conferencista: Dr. Jim Sanders (USA) – Formado em Ciência Animal pela Texas A&M University e PhD em Melhoramento Animal pela mesma universidade. Professor do Departamento de Ciência Animal da Texas A&M University. Gerente do Michaelis Ranch, localizado no Texas, entre os anos de 1968/69 e 1971/72. Jurado de animais desde a década de 60.

Conferência: Quais são os benefícios que temos ao criar Brahman no México?

Dia 21/10 – 11h50 às 12h30

Conferencista: Dr. Samuel Paz Ponce (México) – Médico Veterinário e Zootecnista. Membro do Comitê Técnico da Asociación Mexicana de Criadores de Cebú (1996-2008). Presidente da Asociación de Mexicana de Médicos Veterinarios Especialistas en Pequeñas Especies Del Norte (1994-1996/2005-2009). Jurado das raças zebuínas. Presidente do Comitê Técnico da Asociación Mexicana de Criadores de Cebú (2006-2009).

Conferência: O desenvolvimento do Brahman na Bolívia e a experiência das Fazendas Espiritu de criar Brahman em condições extremas

Dia 21/10 – 12h30 às 13h00

Conferencista: Dr. Hans Peter Elsner S. (Bolívia) – Engenheiro Agrônomo com especialização em Economia Agrícola e Agronegócios. Gerente geral das Estancias Espiritu, desde 1993.

Conferência: O impacto do gado Brahman na indústria de carne australiana

Dia 22/10 – 12h30 às 13h00

Conferencista: Dr. Rodger Jefferis (Austrália) – É pecuarista na Austrália e conselheiro da Australian Brahman Breeders’ Association Limited. Rodger sempre teve envolvimento com o gado Brahman. O pai dele introduziu os primeiros exemplares de Brahman na “Elrose”, sua propriedade no Noroeste de Queensland, em meados de 1950, quando Rodger era apenas uma criança. A Elrose tem hoje o maior criatório Brahman avaliado pelo Programa de Melhoramento Genético Breedplan. Simultaneamente, Rodger detém um rebanho comercial com mais de 20.000 animais da raça Brahman para produção de carne em cinco propriedades espalhadas pelo Norte e Centro de Queensland. O criador competiu com sucesso nas principais pistas de julgamento, competições de carcaça e de gado comercial da Austrália.

Conferência: Gado Brahman – Produção sustentável para o baixo trópico

Dia 22/10 – 11h10 às 11h50

Conferencista: Dr. Germán Augusto Gómez Serrano (Colômbia) – Zootecnista especialista em mercado com ampla experiência no direcionamento, promoção e execução dos programas de seleção, melhoramento genético, produtivos e de manejo em rebanhos de zebu puros e comerciais na Colômbia. É Diretor Técnico da Asocebú – Colômbia, desde 2001. Conferencista em vários eventos e congressos internacionais da raça Brahman.

Conferência: Exportação de genética zebuína para a formação do Brahman e a importação da raça com benefícios econômicos para a pecuária brasileira

Dia 22/10 – 11h50 às 12h30

Conferencista: José Otávio Lemos (Brasil) – Zootecnista com pós-graduações em Julgamento de Zebuínos, Produção de Ruminantes, Metodologia de Ensino e Marketing. É diretor de Marketing da ACBB (2010-2011). Diretor da JOL Empresa Múltipla, que edita a Revista Brahman News e Brahman The News World. Consultor técnico de vários criatórios de Brahman do Brasil.

0 Comments

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.